Conheça 5 benefícios do Açafrão, também conhecido como Cúrcuma ou Açafrão da Terra

açafrãoO açafrão, também conhecido como cúrcuma ou açafrão da terra, principal ingrediente do carry, é sem dúvida uma das ervas mais poderosas do planeta na inversão e luta contra doenças.

A principal substância que o compõe chama-se curcumina, é responsável por sua cor amarelada e a maioria dos benefícios do açafrão. Ele possui tantas propriedades curativas que, atualmente existem mais de seis mil e trezentos artigos científicos publicados que comprovam as vantagens de incluí-lo na dieta diária.

Isso coloca o açafrão no topo da lista das ervas ou plantas medicinais mais frequentemente mencionadas em toda a ciência.

Benefícios do açafrão

 Propriedades anti-inflamatórias

Entre as pesquisas realizadas com o açafrão, seu óleo demonstrou uma atividade anti-inflamatória significativa. E, ainda mais potente do que o seu óleo é a curcumina, responsável pelo seu pigmento de cor amarela ou laranja. Acredita-se que ela seja o principal agente farmacológico presente no açafrão.
Em vários estudos, os efeitos anti-inflamatórios da curcumina se mostraram comparáveis a drogas como a hidrocortisona e o ibuprofeno. Mas, ao contrário dos medicamentos, que são associados a efeitos tóxicos, a curcumina não produz nenhuma toxicidade.

 Efeito antioxidante

Estudos clínicos têm comprovado que a curcumina também exerce poderoso efeito antioxidante. Ela é capaz de neutralizar os radicais livres, produtos químicos que podem viajar através do corpo e causar grandes danos para as células saudáveis.
Isto é importante em muitas doenças, tais como a artrite, onde os radicais livres são responsáveis pelas dolorosas inflamações nas articulações e eventuais danos para as mesmas. A combinação dos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios do açafrão explica porque muitas pessoas com doenças nas articulações encontram alívio quando utilizam o tempero regularmente.

 Ajuda no tratamento da fibrose cística

Um estudo publicado na revista americana Science em 2004, sugere que a curcumina pode corrigir o defeito genético que é responsável pela fibrose cística. Ela é uma doença fatal, que ataca os pulmões com um muco espesso, causando infecções potencialmente fatais. A Fibrose cística afeta inúmeras crianças e jovens adultos, que raramente sobrevivem além dos 30 anos de idade.

A doença é causada por uma mutação no gene responsável por dar o comando da produção de uma proteína. Essa proteína ajuda uma substância chamada cloreto a sair das células e caso se acumule, há a produção de muco. Quando esse gene é defeituoso a proteína também é anormal e o cloreto se acumula nas células, levando à produção do muco.

 Prevenção do Câncer intestinal

As ações antioxidantes da curcumina ativam a proteção das células do colo intestinal contra os radicais livres que podem danificar  o DNA. Esse é um benefício celular significativo, particularmente no colo intestinal, onde a renovação celular é bastante rápida. Devido à replicação frequente das células, as mutações no DNA podem resultar na formação de células cancerosas muito mais rapidamente. A curcumina também ajuda o corpo a destruir as células cancerosas mutantes.

Além disso, em 2006, a revista Gastroenterologia e Hepatologia Clínica publicou um estudo que comprova que a curcumina, pode reduzir o tamanho e o número de lesões pré-cancerígenas no trato intestinal humano.

 Reduz o risco de leucemia infantil

Uma pesquisa apresentada em uma conferência sobre a leucemia infantil, realizada em Londres, fornece evidências de que a ingestão de alimentos condimentados com o açafrão poderia reduzir o risco de desenvolvimento de leucemia infantil. A incidência desse tipo de câncer aumentou muito da metade do século passado pra cá, principalmente em crianças menores de cinco anos, entre as quais o risco aumentou em mais de 50% desde 1950.

A ocorrência de leucemia infantil é muito mais baixa na Ásia do que nos países ocidentais, o que pode ser devido a diferenças na dieta: os asiáticos utilizam o açafrão frequentemente. Essas evidências vêm sendo investigadas por um professor do Centro Médico Universitário da cidade de Chicago, nos Estados Unidos.

  Finalizando

Os benefícios do açafrão mostrados neste texto, são apenas alguns dentre os vários que essa erva possui. Talvez, o gosto possa não agradar a todos os paladares, mas vale a pena começar a introduzir, aos poucos, essa especiaria em sua alimentação diária. Assim, você poderá ter mais um produto natural para ajudar a cuidar da sua saúde.

O que você acha de começar a temperar sua comida com açafrão? Deixe seu comentário!

6 comments for “Conheça 5 benefícios do Açafrão, também conhecido como Cúrcuma ou Açafrão da Terra

  1. antonia fernandes
    14/07/2016 at 20:43

    Eu já cosumo açafrão, tenho até a planta em casa.

    • 15/07/2016 at 23:17

      Olá, Antonia.
      Que maravilha! Mais pessoas deveriam fazer isso também! Nada como usar um produto que sabemos de onde veio, né?

      Obrigado pela visita e pelo comentário, volte sempre!

      Abraços

Deixe um comentário