Os benefícios do açaí para a saúde

benefícios do açaíDentre os benefícios do açaí, podemos destacar que ele é rico em fibras e pobre em calorias, nutre o organismo e dá a sensação de saciedade, acelerando o metabolismo ajudando nas dietas.

As pessoas que moram no Norte do Brasil já conhecem o açaí há muito tempo, mas não faz tanto assim que essa fruta começou sua trajetória pelo resto do país e pelo mundo. Uma fruta típica do Brasil, especialmente da Amazônia, é rica em proteínas, vitaminas, fibras, lipídeos além de minerais, como o fósforo, ferro e cálcio.

Se você ainda não é um adepto do açaí, conheça algumas das benfeitorias que ele pode trazer à sua saúde.

Benefícios do açaí

Ajuda a emagrecer
Pelas tantas propriedades que possui, acelera o metabolismo. Como é rico em fibras e pobre em calorias, consegue nutrir bem o organismo, dando a saciedade necessária e ajudando nas dietas. Os aminoácidos que ele carrega conseguem manter o equilíbrio do metabolismo, fazendo o corpo utilizar todo o potencial de energia contida nas gorduras acumuladas ajudando a manter o peso.

Reduz o colesterol
Possui antocianinas, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol. Pesquisas nesse sentido já foram realizadas com ratos que, alimentados com polpa do açaí apresentavam níveis mais baixos de colesterol do que os ratos que não tinham esse alimento em sua dieta.

Retarda o envelhecimento
Os antioxidantes são excelentes para lutar contra os radicais livres de nosso organismo, ajudando na manutenção da saúde e da juventude. Como o açaí é rico em antioxidantes, ele retarda o processo de envelhecimento de nossas células, mantendo a aparência da pele mais saudável e jovem.

É preventivo contra o câncer
Pesquisas já comprovaram que antocianinas, que são um tipo de antioxidante, ajudam a prevenir diversos tipos de câncer no organismo. Nessa fruta, elas estão presentes nas cores fortes, pretas, vermelhas e roxa das bagas, e se consumidas com certa frequência reduzem o risco de desenvolvimento do câncer.

Faz bem ao coração
O suco de açaí protege contra a aterosclerose, que é o endurecimento das artérias, reduzindo a produção de citocinas, que podem provocar inflamações e também o nível de colesterol, mantendo a circulação sanguínea em equilíbrio, juntamente com o coração.

Protege contra inflamações
Por ter altos níveis de vitamina C, o açaí ainda é um excelente auxiliar do sistema imunológico, protegendo contra inflamações e viroses. Também é excelente contra asma e doenças autoimunes, ajudando também a inibir efeitos colaterais provenientes de doenças invasivas, provocadas por vírus e bactérias.

Acelerador muscular
Possuindo alto teor de proteínas, que são o principal item para a construção da massa muscular, o açaí tem como uma de suas funções a formação de aminoácidos, contribuindo para aumentar a massa muscular.

Ajuda na construção dos ossos
O açaí também tem grandes quantidades de cálcio, o que ajuda na formação e manutenção de nossos ossos e dentes, principalmente se tomados na infância e adolescência, para a boa formação do esqueleto.

Afrodisíaco
Com todos esses benefícios, quem está acostumado a consumir açaí desde criança, como os indígenas e os povos que habitam a Amazônia ainda garantem que a fruta é um excelente afrodisíaco, ajudando a manter a libido e o bom humor das pessoas.

Veja também:
Açaí combate o câncer e ajuda a reduzir o colesterol
Óleo de Açaí

Deixe um comentário