Conheça os benefícios do alecrim: erva marcante também conhecida como rosmarinos

alecrim - rosmarinosNativo da região mediterrânea, o alecrim é uma das ervas mais fáceis de se encontrar em uma prateleira de temperos e por uma boa razão – não apenas possui sabor e aroma únicos, mas também uma grande variedade de efeitos benéficos à saúde. Quer saber os benefícios e como utilizar o alecrim no preparo de sua comida, como chá e de outras formas? Então conheça-os abaixo.

Sobre o alecrim

Seu nome científico é Rosmarinus officinalis, por isso, em alguns países como Portugal, ele é chamado de rosmarinos e nos países de língua inglesa, o chamam de rosemary. O alecrim é da mesma família do hortelã, mas o dois têm sabores distintos. Diferentemente do hortelã, o alecrim possui um sabor e mais quente, amargo, adstringente que tempera muito bem sopas, molhos, guisados, assados e recheios. É particularmente prevalente na culinária cultural italiana.

Benefícios do rosmarinos

Pequenas quantidades, como as usadas para dar sabor não são consideradas grandes o suficiente para ter um efeito importante sobre o corpo. Mas, o uso das folhas permite que seu corpo obtenha os benefícios acumulados dos compostos orgânicos e fitoquímicos únicos presentes no alecrim. Agora sim, vamos aos benefícios!

Fortalecimento da memória

Um dos primeiros usos relatado do alecrim para a saúde é como um estimulante cognitivo. É há muito tempo conhecido por melhorar a memória, ajudar a aumentar a inteligência e o foco. Embora esse efeito esteja ainda em fase de experimentação pela ciência, seus efeitos sobre o cérebro indicam um aumento na retenção de memória.

Nesse mesmo sentido, alguns estudos têm associado os efeitos do alecrim ao estímulo das atividades cognitivas em idosos e a melhora de distúrbios cognitivos mais agudos, tais como a doença de Alzheimer ou demência. Pode vir a ser uma alternativa de tratamento mais moderno para estas condições ainda sem cura.

Tratamento para o estresse e melhoria do Humor

O aroma do alecrim por si só, é utilizado para melhorar o humor, limpar a mente e aliviar o estresse em pessoas com ansiedade ou estresse crônico por desequilíbrio hormonal. Quando a planta é consumida ou aplicado topicamente na forma de pasta, pode ter efeitos semelhantes a calmantes. A aromaterapia também utiliza o óleo essencial de alecrim para esta finalidade.

Fortalece o sistema imunológico

Os componentes ativos do alecrim são antioxidantes, anti-inflamatórios e anticancerígenos naturais. Isto representa um ataque de triplo contra muitas doenças e diferentes agentes patogênicos que podem ameaçar o sistema imunitário ou danificar a integridade do corpo.

Os compostos antioxidantes formam uma linha secundária de defesa por detrás do próprio sistema imunológico. E o alecrim contém uma quantidade significativa desses compostos potentes, incluindo o ácido rosmarínico, ácido cafeico, ácido betulínico, e carnosol.

Potencial antibacteriano

Além do alecrim ser um fortalecedor do sistema imunológico, ele também é poderoso contra infecções bacterianas, particularmente no estômago. A bactéria Helicobacter pylori é um agente patogênico comum e muito perigoso, que pode provocar úlceras estomacais. Mas o rosmarinos mostrou-se eficaz em prevenir sua proliferação, quando consumido regularmente. Ele também está ligado à prevenção de infecções por estafilococos, que matam milhares de pessoas por ano.

Conforto para o ventre

Essa planta é tradicionalmente utilizada por dezenas de culturas como um remédio natural para prisão de ventre, distensão abdominal, diarreias e tudo mais. Seus efeitos anti-inflamatórios e estimulantes são as razões de seu uso para estes fins. Inserir o alecrim em sua dieta semanal pode ajudar a regular os movimentos intestinais e seu sistema gastrointestinal como um todo.

Antisséptico oral

Devido à sua qualidade de agente antibacteriano natural, o alecrim funciona como um antisséptico, deixando o hálito cheiroso, além de melhorar a sua saúde oral. Embeba um ramo de alecrim em um copo com água quente e, em seguida, faça gargarejo e bochecho para eliminar as bactérias e ficar com o hálito naturalmente fresco!

Estimula o fluxo sanguíneo

O alecrim atua como um estimulante para o corpo e aumenta a produção de células vermelhas do sangue, aumentando o fluxo sanguíneo. Isto ajuda a oxigenar órgãos vitais, garantindo que as atividades metabólicas funcionem melhor, além de promover a circulação de nutrientes às células que necessitam de reparação.

Propriedade anti-inflamatória

Talvez esta seja sua função mais importante para o organismo. O carnosol e o ácido carnósico são dois compostos antioxidantes e anti-inflamatórios poderosos encontrados no alecrim. Eles reduzem inflamações dos músculos, vasos sanguíneos e articulações. Isso faz do rosmarinos um produto natural eficaz no tratamento da pressão arterial, gota, artrite, e ferimentos sofridos por esforço físico ou pós-cirúrgicos.

Algumas palavras finais

O óleo essencial de alecrim não é para ser consumido, mas a planta é muito menos potente e, portanto, não é perigosa para o consumo na culinária. Se você é alérgico a outros membros da família do hortelã, é possível que sinta um desconforto, ao usar o alecrim, mas as reações são geralmente leves. No entanto, os benefícios do rosmarinos são muitos e você pode cultivá-lo em casa. A menos que seja alérgico, não há nenhuma desculpa para não incluí-lo em seus temperos.

Gostou de saber os benefícios desse produto natural? Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossas dicas periodicamente.

2 comments for “Conheça os benefícios do alecrim: erva marcante também conhecida como rosmarinos

Deixe um comentário