Alimentos Naturais – o que são, seus benefícios e como consegui-los

alimentos naturaisOs alimentos naturais, que há alguns anos eram utilizados por um público específico, geralmente pessoas ligadas a movimentos ecológicos, são hoje procurados por cada vez mais pessoas que vêm reconhecendo seu valor, seus benefícios e as vantagens de adotar uma alimentação natural não industrializada.

Como alimentos naturais, são considerados aqueles que não passam por qualquer processamento industrial, ou que tenham um processo mínimo, sem a presença de corantes, aromatizantes, conservantes e qualquer tipo de aditivo químico. Os alimentos naturais são aqueles retirados da própria natureza, preservando e mantendo a originalidade de seus nutrientes.

Fazer uso de produtos naturais, que não tenham passado pelo uso de pesticidas e que podem ser comidos frescos torna a alimentação muito mais saudável, evitando problemas decorrentes da digestão e do excesso de elementos químicos no organismo. Além de tudo isso, os alimentos naturais mostram-se mais nutritivos do que os industrializados, pois não perdem nutrientes durante sua cocção e uso.

Nutrição com alimentos naturais: mais saúde para o corpo

Sabemos que simplesmente comer não é alimentar e nutrir nosso organismo. Quando fazemos uso de alimentos naturais, trazemos mais nutrientes para nosso corpo, trazemos saúde e temos mais energia e vitalidade, adquirimos menos doenças e conseguimos maior longevidade.

Os alimentos naturais possuem mais fibras, mais vitaminas, mais minerais e todos os nutrientes, e isso ocorre porque não perderam seus principais componentes durante a produção e processamento, como ocorre com produtos refinados, processados e industrializados.

Podemos citar como exemplo o arroz integral, que mantém o farelo e o gérmen do grão, onde se encontram os nutrientes principais, e essas são exatamente as partes retiradas durante o refino, quando é produzido o arroz branco. E o mesmo ocorre com o trigo, na farinha integral, que preserva os benefícios do grão e se mostra muito mais saudável do que a farinha refinada, que é composta praticamente de amido apenas.

Quando mais alimentos naturais incluímos em nossa alimentação, mais saúde adquirimos e esse é o grande e principal benefício desse tipo de alimento. Os produtos alimentícios feitos com farinhas refinadas não trazem as mesmas qualidades. Embora não devam ser totalmente evitados, é melhor preservar a qualidade de nossa alimentação.

Alimentos naturais: as melhores fontes de proteína

Para fazer a opção pelos alimentos naturais você não precisa abandonar as carnes, que são as maiores fontes de proteínas de nossa alimentação. Comer produtos naturais não significa virar vegetariano.

Contudo, você não pode esquecer que as proteínas vegetais são de melhor qualidade, como, por exemplo, a soja, as leguminosas (como grão de bico, feijão e ervilha), e o levedo de cerveja, entre outras, que são de fácil digestão e permitem que nosso organismo as aproveite melhor.

Outro ponto interessante com relação aos alimentos naturais é que também podemos conseguir gorduras boas com seu uso em nosso cardápio. Costumamos ingerir gorduras através da carne, mas encontramos também nos produtos naturais uma excelente fonte de gorduras e, o que é melhor, são insaturadas, não fazem mal ao organismo.

Nessa gama de gorduras naturais encontramos o azeite extravirgem, as castanhas, as amêndoas, as linhas e as nozes, que ajudam a manter a saúde cardiovascular e prevenir o acúmulo de gorduras localizadas, principalmente na barriga.

Na compra de alimentos industrializados não encontramos as gorduras boas, e sim as gorduras trans, aquelas que aumentam o colesterol e elevam o risco de problemas cardiovasculares. Por isso, prefira os alimentos naturais, que fornecem o que precisamos de gorduras boas, evitando comer gorduras saturadas em excesso, como as aves com pele, carnes gordurosas, leite e derivados integrais, etc.

Alimentos naturais são o mesmo que alimentos orgânicos?

Não precisamos confundir as coisas. Podemos ter alimentos naturais sem que sejam orgânicos, ao passo que o contrário não existe, ou seja, todo alimento orgânico é considerado natural. Isso porque os alimentos orgânicos são produzidos de forma totalmente diferente, sem agrotóxicos, concentrando mais nutrientes e trazendo mais sabor, além de serem produzidos com controle e responsabilidade socioambiental.

Se sua opção for por alimentos orgânicos, você está também fazendo a opção por alimentos naturais, mas deve prestar atenção em sua origem. O selo ambiental está presente em todos os produtos orgânicos, enquanto que os alimentos naturais não possuem qualquer indicação, a não ser nas informações da embalagem.

Onde encontrar alimentos naturais?

Hoje os alimentos naturais estão presentes na maior parte dos supermercados, mas, como dissemos anteriormente, é necessário verificar a embalagem e a tabela nutricional, analisando a composição dos alimentos e tendo melhor garantia de que sejam naturais.

Além disso, existem lojas especializadas em produtos naturais, que garantem melhor a qualidade dos alimentos oferecidos. E, mesmo nas grandes cidades, você ainda encontra uma boa e velha opção de comprar produtos diretamente das hortas, desde que tenha conhecimento do cultivo e da ausência de agrotóxicos.

Aproveite e mude seu estilo de vida: incluindo alimentos naturais em sua alimentação, o beneficiado é seu organismo.

1 comment for “Alimentos Naturais – o que são, seus benefícios e como consegui-los

Deixe um comentário