Alimentos que possuem ácido hialurônico, que auxiliam na reparação da pele

Se você chegou até este artigo, é porque você certamente é uma pessoa vaidosa e que já ouviu falar sobre o ácido hialurônico. Este ácido é carboidrato que auxilia na promoção da funcionalidade articular e reparação da pele, por isso, são grandes aliados da beleza.

Existem muitos alimentos ricos em ácido hialurônico, dos quais devemos consumir. Isso porque nossos corpos já produzem este ácido, mas ao longo dos anos, na medida em que envelhecemos, este ácido é reduzido.

O que é o ácido hialurônico?

Conhecido popularmente como a “fonte da juventude”, este ácido é um nutriente importante para o fortalecimento dos olhos, da imunidade e da pele, além da produção de colágeno e elastina. Como explicado anteriormente, conforme envelhecemos, nossas reservas de ácido de hialurônico vão sendo reduzidas gradativamente.

Por isso, se você deseja manter sua juventude por mais tempo, veja a seguir os 6 principais alimentos que possuem este nutriente que auxiliam na reparação da pele. Confira!

  1. Legumes e frutas ricos em vitamina C: Estes alimentos contêm altas quantidades de ácido hialurônico. Podemos citar por exemplo, frutas cítricas como laranja, limão; morango, kiwi, brócolis e couve. Eles podem fortalecer as funcionalidades dos olhos, proteger a cútis contra os danos causados pelos radicais livres e também auxiliar na cicatrização natural da pele.
  2. Carnes: Alimentos como carne bovina, de cordeiro, peru, pato e vitela são ricos deste nutriente. No entanto, é preciso ter cautela no consumo destas carnes, por conta dos níveis de colesterol. A alimentação moderada auxilia e muito o estímulo da produção de colágeno natural, podendo também auxiliar na cicatrização de feridas.
  3. Alimentos hortícolas de raiz: Uma coisa que talvez você não saiba é que praticamente todos os vegetais possuem o ácido hialurônico, o que é ótimo para nós.

Todavia, boa parte dos vegetais apresenta uma baixa quantidade do ácido. Então aqueles que buscam um aumento dos níveis do ácido hialurônico podem optar por aqueles que possuem vegetais com mais quantidade.

Dentre os alimentos hortículas com maior quantidade do nutriente estão a cenoura, batata e batata-doce. Além disso, eles também são ricos em magnésio, o que é essencial para sintetizar o ácido hialurônico.

  1. Óleo de fígado de bacalhau: Rico em vitamina A e ácido hialurônico, o óleo de fígado de bacalhau é bastante benéfico no combate ao envelhecimento precoce, combatendo as rugas e promovendo a produção natural de colágeno e elastano da cútis.
  2. Temperos naturais: Alimentos como coentro, salsa, pimentão vermelho e verde trazem uma potente quantia de nutrientes benéficas e saudáveis para o organismo como um todo. Todos eles também trazem o ácido hialurônico, auxiliando no reforço da imunidade, além de melhorar o metabolismo e a reparação da pele.
  3. Caldo de osso: É isso mesmo o que você leu. Atualmente, o alimento é considerado saudável por diversos motivos e está na moda. Ele auxilia bastante nas articulações, na melhora da imunidade do organismo e também para o intestino.

Caso você não saiba, o seu modo de preparo consiste na fervura dos ossos. Você pode optar por pele e cartilagem de cordeiro, frango, peixe e vaca. É por meio da fervura que são liberados os nutrientes do ácido hialurônico.

Auxílio extra para a saúde da pele

Se você não aprecia alguns destes alimentos, também há a alternativa de fazer o consumo de cápsulas de cremes ou cápsulas de ácido hialurônico, disponibilizados pela indústria farmacêutica e de cosméticos. Estes produtos ajudam no reparo da pele, produção de elastina e colágeno. Isso irá ajudar também a reverter os danos já causados pelos radicais livres.

Deixe um comentário