Brotos de feijão: quais seus benefícios para a saúde?

Os brotos de feijão constituem um ingrediente essencial para muitas receitas asiáticas. Eles podem ser usados de diversas formas e em uma variedade de pratos. É uma adição saudável e equilibrada para sua dieta, pois possuem inúmeros benefícios alimentares e com pouco valor calórico — um copo possui apenas 31 calorias.

Salada com brotos de feijão

Salada com brotos de feijão

Quer saber mais sobre os benefícios que os brotos de feijão podem trazer para a sua saúde? Então confira no post de hoje!

Afinal, brotos de feijão são o que estou pensando?

Sim, é exatamente isso! Alguma vez na sua vida escolar você provavelmente fez um experimento no qual plantou feijões no chumaço de algodão. Não é mesmo? Pois é daquela plantinha recém-nascida do grão de feijão que estamos falando.

Como o nome já diz, broto de feijão é o resultado do processo de germinação da semente de feijão. Através desse processo os ingredientes nutritivos encontrados nos grãos são profundamente modificados:

  • o amido é convertido em glicose e frutose;
  • as proteínas do feijão são pré-digeridas por enzimas específicas e transformadas em aminoácidos e nutrientes mais digeríveis;
  • o teor de água aumenta, bem como o conteúdo de vitaminas e minerais.

Devido aos seus benefícios nutricionais e terapêuticos essas “futuras plantas” têm sido usadas há séculos. 

Quais os benefícios do broto de feijão para a saúde?

Brotos de todas as sementes são bastante ricos em nutrientes altamente digeríveis. Possuem inúmeras vitaminas e minerais que podem ser considerados verdadeiros suplementos naturais. Veja abaixo quais as áreas da sua saúde os rebentos de feijão podem auxiliar.

Anemia

Alimento rico em ferro, um metal que desempenha papel fundamental na síntese da hemoglobina — a proteína encontrada em glóbulos vermelhos. Esses brotos também são particularmente ricos em vitamina C, o que aumenta a absorção de ferro pelo intestino, ajudando assim a prevenir ou tratar a anemia causada por deficiência de ferro.

Saúde cardiovascular

Quando associado a uma baixa ingestão de gorduras saturadas — encontradas em carne, aves e produtos lácteos —, o consumo regular de brotos de feijão pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL no sangue. Isso se deve ao seu conteúdo em fibra e lecitina.

Este efeito é benéfico para o coração e vasos sanguíneos, uma vez que ajuda a prevenir o desenvolvimento da aterosclerose, causa mais comum de doença cardiovascular.

Constipação

Devido ao seu alto teor de fibras, os brotos de feijão podem ajudar a melhorar a motilidade intestinal e aliviar os sinais de constipação.

Fragilidade do cabelo e das unhas

A fragilidade do cabelo e das unhas é frequentemente o resultado de certas deficiências nutricionais, especialmente proteínas, vitaminas e zinco. Brotos de feijões contêm grandes quantidades de todos estes nutrientes em uma forma prontamente disponível. Portanto, eles são particularmente úteis na prevenção e tratamento de problemas de cabelo e unhas.

Efeito antienvelhecimento da pele

Foi demonstrado que os fitoestrogênios encontrados do broto de feijão atuam em certos receptores de estrogênio encontrados na pele, estimulando a síntese de ácido hialurônico, colágeno e elastina. Estes são componentes vitais da estrutura da pele.

Portanto, o consumo regular de brotos de feijão pode ajudar a prevenir muitas mudanças de pele relacionadas à idade, incluindo elasticidade e perda de umidade.

Saúde do fígado

Como dissemos, brotos de feijão são uma excelente fonte de lecitina que, além de baixar os níveis de colesterol no sangue, ajuda a reduzir a gordura do fígado. Assim, preveni-se o surgimento de gordura no fígado, uma condição comum que pode resultar em disfunção hepática.

Menopausa

Brotos de feijão são ricos em fitoestrógenos, que têm uma fraca atividade como o estrogênio. É por isso que eles podem ajudar a aliviar muitos sintomas associados à menopausa — como ondas de calor e palpitações cardíacas —, que são o resultado da diminuição dos níveis de estrogênio.

Fitoestrogênios encontrados nos rebentos do feijão também são eficazes na luta contra a osteoporose, que está relacionada à menopausa.

Dicas de consumo dos brotos de feijão

A maioria dos brotos de feijão podem ser comidos crus. Se cozidos, refogue bem levemente ou apenas um passe-os rápido pelo vapor, mas não cozinhe demais. Crus ou cozidos, os brotos de feijão podem ser usados em uma variedade de pratos, incluindo aperitivos, saladas, acompanhamentos e sanduíches.

Podem ser batidos como suco, bem como adicionados a sucos de outros vegetais. Para se acostumar com seu sabor, é melhor começar acrescentando pequenas quantidades a outros sucos verdes. Depois, você pode ir aumentando a quantidade de acordo com seu gosto.

Cuidados

Brotos crus comercializados inadequadamente podem causar infecções alimentares, uma vez que os elevados níveis de umidade e calor gerados durante o processo de brotamento podem favorecer o crescimento de bactérias. Por isso, somente compre brotos que estejam armazenados em refrigeradores no supermercado. Não compre se estiverem com mau cheiro, escuros ou viscosos. Lave-os bem antes do consumo.

Outra precaução é que algumas pessoas são alérgicas às proteínas encontradas em certas leguminosas ou seus brotos. Portanto, é recomendado que essas pessoas não façam o consumo de brotos de feijão.

E você, já provou algum prato com brotos de feijão? Conte pra gente nos comentários o que achou do sabor ou se tem alguma receita com esse ingrediente!

Deixe um comentário