Conheça os benefícios da Batata Yacon para a saúde

benefícios da batata yaconO yacon (popularmente conhecido como batata yacon) é um planta perene originária da Cordilheira dos Andes, plantada e cultivada há séculos pela ampla variedade de utilizações. O xarope ou pó de yacon são comumente usados como adoçantes naturais, substituindo o uso do açúcar.

Os tubérculos (batatas) do yacon são na sua grande parte compostos por água e fruto-oligossacarídeos. Isso significa que a maior parte dos açúcares do hidrato de carbono não são digeridos pelo organismo, por esse motivo, a batata yacon é utilizada por pessoas com diabetes tipo 2, pois podem ajudar no controle da glicemia.

Benefícios da batata yacon

Há uma série de benefícios relacionado ao consumo da batata yacon, entre os quais incluem:

Controle da pressão arterial

A batata yacon tem uma série de aspectos saudáveis para o coração, um exemplo é a contribuição dos altos níveis de potássio presente em sua composição. O potássio é um vasodilatador, o que significa que ele ajuda os vasos sanguíneos a relaxarem reduzindo a tensão sobre o sistema cardiovascular.

Isso impõe um aumento no fluxo sanguíneo e na oxigenação para as partes do corpo que mais necessitam, incidindo em menores chances do indivíduo desenvolver doenças do coração e problemas como os acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Controle do colesterol

Pesquisas revelaram que além de combater o diabetes, a batata yacon pode ser importante também para o controle do colesterol. Os estudos mostraram uma redução significativa nos níveis de triglicerídeos e de lipoproteína de baixa densidade.

Em outras palavras, o consumo da batata yacon ajuda a reduzir os níveis de lipídios presentes no sangue, impedindo o aumento do colesterol ruim (LDL). Isso ajuda a prevenir uma ampla variedade de problemas cardíacos, incluindo a doença cardíaca coronária.

Auxilia na perda de peso

Alguns especialistas afirmam que a batata yacon pode auxiliar na perda de peso. Isso se deve ao fato dela não ser composta por amido (como na maioria dos tubérculos), por ter baixos níveis de calorias, pelo efeito laxativo (devido ao seu teor de fibras) e pelo aumento da saciedade gerado após o consumo.

Auxilia o sistema digestivo

A batata yacon contém materiais probióticos que estimulam o crescimento e a saúde da flora intestinal. Esses probióticos (bactérias benéficas à saúde) otimizam a absorção dos alimentos e maximizam à ingestão de vitaminas e minerais.

Além disso, o ligeiro efeito laxativo da batata yacon reduz a constipação e o risco de problemas gastrointestinais mais graves, tais como as úlceras e o câncer de cólon.

Atividade antioxidante

Análises químicas da batata yacon demonstraram atividades antioxidantes que podem ajudar na prevenção de determinadas infecções.

Métodos de consumo

A batata yacon é de consistência parecida a uma maça, de sabor doce, por isso pode ser consumida crua como ingrediente do café da manhã, do almoço ou da janta. O indicado é que você não frite, asse ou cozinhe, ele deve ser consumido ao natural.

Você pode utilizá-la nas saladas, por exemplo. Descasque e corte a batata yacon em pedaços de forma e tamanho de sua preferência, misturando os pedaços com as verduras e os legumes.

A planta yacon também oferece uma tendência para fazer molhos, que de certa forma irão acrescentar particularidades interessantes para os outros sabores. Há ainda outras maneiras de utilizar essa planta, a raiz e as folhas podem ser utilizadas para a fabricação de chás, enquanto o tubérculo (batata) pode ser utilizado também na fabricação de adoçantes naturais, substituindo o uso do açúcar.

Na região dos Andes, Argentina, Peru e Equador é possível encontrar a batata yacon em formas e cores distintas. No entanto, nos supermercados ou em regiões não originárias dessa planta, a cor da batata yacon será clara, ao estilo branco e bege.

Efeitos colaterais

Apesar dos seus benefícios, o consumo da yacon pode apresentar efeitos colaterais, entre os quais:

  • Reações alérgicas (Houve casos documentados de reação alérgica ao extrato de yacon);
  • Dores intestinais (O consumo em excesso causou efeitos gastrointestinais indesejáveis para muitas pessoas, no entanto, a simples redução do consumo extingue os problemas).

Conclusão

A verdade é que pouco se sabe ainda sobre essa planta, mas fato é que benefícios existem. Estudos vem sendo realizados a fim de descobrir possíveis propriedades terapêuticas, medicinais e fisiológicas.

Algumas coisas estão sendo provadas enquanto outras ainda demandam mais estudos, porém é certo um futuro promissor relacionado ao uso da planta yacon.

O artigo foi útil para você? Comente, curta e compartilhe.

Leia também:
Os cogumelos e sua magia nutricional: conheça seus benefícios para a saúde
Quais são as utilidades e os benefícios do Ginseng?
Maca Peruana: o viagra dos Incas
Conheça os grandes benefícios da noz-moscada

1 comment for “Conheça os benefícios da Batata Yacon para a saúde

Deixe um comentário