Conheça 5 benefícios da canela para a saúde

benefícios da canelaEra uma vez uma lasca de árvore chamada canela, num passado um pouco distante, ela era mais valiosa do que o ouro. Uma mordida em um bolinho de chuva polvilhado com canela e açúcar explica todo esse valor atribuído à especiaria no passado. O que muitos não conhecem são os inúmeros benefícios benefícios da canela para a saúde.

Nativa da Ásia, ela é um ingrediente essencial utilizado na panificação, tanto no Brasil como em vários países pelo mundo afora. Além disso, quem não adora tomar um leitinho quente com canela antes de dormir, não é mesmo? Continue lendo e terá vontade de temperar tudo com canela. Que tal conhecer 5 dos benefícios proporcionados por essa especiaria?

5 benefícios da canela

1. Pode ajudar no tratamento de diabetes tipo 2

Embora não haja cura para o diabetes tipo 2, a canela pode ser uma ferramenta eficaz na gestão da doença. De acordo com especialistas, a especiaria pode ajudar a controlar esta doença de duas maneiras diferentes:

Ela pode reduzir a pressão arterial e têm um efeito positivo sobre os níveis de nutrientes sanguíneos para as pessoas com diabetes tipo 2. A canela pode também reduzir a resistência à insulina e tem se mostrado útil na redução dos níveis de açúcar no sangue em jejum. Reduz até 29%, o que pode diminuir a ocorrência de diabetes Tipo 2.

A canela atua diretamente sobre as células musculares forçando-as a remover o açúcar da corrente sanguínea, na qual é convertida em energia. Foi ainda demonstrado em pesquisas científicas, que a canela funciona melhor do que a maioria dos medicamentos. Adicionalmente, ela tem um sabor naturalmente doce e desprovido de açúcar, tornando-se uma opção para adoçar alimentos como iogurte, leite e sobremesas.

2. Pode reduzir o colesterol ruim (ou LDL)

Mesmo que você não sofra de diabetes, pode querer incluir a canela em sua dieta pelas mesmas razões que as pessoas que sofrem. Ainda segundo os especialistas, o impacto positivo sobre os sintomas do diabetes tipo 2 é devido a uma série de fatores, em especial por melhorar a glicemia, reduzindo a glicose no sangue em jejum, e reduzindo triglicéridos, colesterol LDL e colesterol total.

Estes são benefícios que podem ajudar mesmo aqueles que não sofrem de diabetes, incluindo aqueles preocupados com problemas hereditários de colesterol. A especiaria, também aumenta o HDL (bom colesterol), o que ajuda a remover o colesterol LDL do corpo.

E isso não é tudo, a ingestão regular de canela, também pode ajudar a atenuar os efeitos das comidas com alto teor de gordura por abrandar o aumento do açúcar no sangue após as refeições. Isto significa que quando a canela é adicionado à sua dieta, o efeito das escolhas por comidas gordurosas ocasionais pode não ser tão prejudicial à sua saúde.

3. Possui propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais

Tem sido comprovado por uma série de estudos que a canela combate fungos, bactérias e elementos virais em alimentos, evitando assim a deterioração. Não é nenhuma surpresa que na Idade Média, quando a deterioração dos alimentos era muito mais frequente devido à falta de refrigeração, muitas receitas eram aromatizadas com o tempero.

Mas essas propriedades protetoras não se atêm apenas aos alimentos. Os consumidores podem se beneficiar destas propriedades, bem como, de acordo com especialistas, a canela pode ser usada como parte de um tratamento para problemas pulmonares e resfriado comum. A canela ajuda a limpar o muco e estimula a circulação, aliviando várias doenças respiratórias, inclusive bronquite, quando usada em conjunto com outros remédios.

Mas, talvez o uso mais surpreendente da canela seja no combate a vírus que não apenas o do resfriado comum. Uma pesquisa mostrou que, o extrato de canela pode ajudar a combater o vírus HIV, impedindo que o vírus penetre nas células. Portanto, o extrato de canela pode potencialmente contribuir para a gestão do HIV.

4. Tratamento para os sintomas de Alzheimer e Parkinson

Alzheimer e Parkinson são duas condições neurológicas que, no momento, são incuráveis. Uma enorme parte do tratamento destas doenças é, por conseguinte, o combate aos sintomas, e isto pode ser potencializado com a adição de canela a uma dieta regular. Ela mostrou-se eficiente em ajudar os neurônios e melhorar a função motora de pessoas que sofrem de Alzheimer ou de Parkinson.

Essas contribuições podem ajudar os paciente a continuar sua rotina regular com muito menos impedimento.

5. Propriedades anticancerígenas

Evidências sugerem que a canela pode ter efeitos anticancerígenos, embora as investigações até agora estejam limitadas a testes em animais. Estas experiências demonstram que o extrato de canela retarda o crescimento de células cancerígenas e induz essas células à morte.

Mesmo que essa propriedade não se estenda a uma cura ou tratamento para o câncer em seres humanos, outras características da canela, incluindo a presença de antioxidantes e radicais livres, podem contribuir para os seus possíveis efeitos anticancerígenos.

Portanto, como você pode ver, são muitos os benefícios da canela e vários deles não foram citados aqui. Que tal inclui-la em sua alimentação diária? Compartilhe o texto em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam as qualidades dessa especiaria!

1 comment for “Conheça 5 benefícios da canela para a saúde

Deixe um comentário