Carqueja: conheça 8 dos seus benefícios para a saúde

Bastante utilizada em regimes de emagrecimento e famosa por aliviar desconfortos estomacais, a carqueja possui diversos benefícios para a saúde, os quais vão desde o controle do excesso de colesterol até o auxílio no tratamento da anemia.

Neste artigo, falaremos a respeito do uso medicinal dessa planta. Mas, para começar, que planta é essa?

Um pouco sobre a carqueja

Carqueja: planta e flor

Planta e flor de carqueja.

A carqueja é um arbusto que chega a ter cerca de 80 cm de altura. Cresce de forma espontânea em terrenos baldios, apesar de também ser utilizada para ornamentação de jardins. Brasileira, é muito abundante no interior da região Sul. Seu nome científico é Baccharis trimera. Além do chá, é comum, no Rio Grande do Sul principalmente, o preparo de chimarrão com carqueja.

Segundo o livro Medicina Alternativa de A a Z, de Carlos Nascimento Spethmann, o chá de carqueja é eficaz contra: gastrenterite, diarreia, má circulação sanguínea, reumatismo, distúrbios da menopausa, ardor na língua, cálculos em geral, cistite, doenças do baço, má digestão, alergias, excesso de colesterol e até mesmo caspa.

Os benefícios da carqueja para a saúde

1- Auxilia no combate à diabetes

A planta pode auxiliar no tratamento da doença, pois diminui a concentração de glicose na corrente sanguínea.

2 – O chá ajuda a tratar problemas hepáticos

O chá dessa planta é eficaz, inclusive, contra a cirrose hepática, além de outros problemas do fígado. Isso se deve às propriedades desintoxicantes da carqueja.

3 – É eficaz contra problemas no trato digestivo

A carqueja ajuda, por exemplo, a aliviar azias e dores no estômago, bem como prevenir o surgimento de úlceras estomacais, sendo igualmente eficaz no seu tratamento.

4 -É diurética

Por auxiliar na eliminação de líquidos do organismo, pode ajudar no tratamento de casos de anúria, contribuindo com a desintoxicação do corpo.

5 – É indicada para o combate à anemia

Por possuir bastante ferro, o chá das folhas de carqueja auxilia no tratamento da anemia. Recomenda-se, nesses casos, a ingestão de 5 xícaras por dia.

6 – É eficaz no tratamento de dores de garganta (angina)

Acrescentando-se, a cada xícara de chá de carqueja, 10 gotas de própolis de mel, o tratamento da angina torna-se bastante veloz. Recomenda-se uma composição de 20 g de folha de carqueja para cada litro d’água.

7 – O chá que emagrece

Como não poderíamos deixar de citar, o chá de carqueja é também bastante conhecido por combater a obesidade. Isso se deve às propriedades termogênicas da planta, as quais fazem com que a temperatura corporal aumente e, consequentemente, o metabolismo acelere, provocando uma maior queima de calorias. Com o consumo do estoque de calorias, o corpo passa a queimar a gordura armazenada, o que leva ao emagrecimento.

8 – É eficaz contra frieiras

O chá concentrado das folhas da carqueja pode ser utilizado para eliminar as frieiras. Basta utilizar 80 g de carqueja para cada litro de água e lavar as partes afetadas.

Efeitos colaterais e contraindicações

Doses exageradas de carqueja podem provocar uma queda brusca na pressão arterial e, até mesmo, um enfraquecimento imunológico do organismo.

Testes realizados com ratazanas provaram que a carqueja possui efeitos abortivos, por esse motivo, ela é contraindicada para gestantes. Além disso, é desaconselhável que pessoas que tomam remédios controlados para hipertensão arterial façam uso da carqueja, visto que podem ser produzidas reações entre os componentes da planta e o princípio ativo desses medicamentos, causando efeitos indesejáveis.

Como preparar chá de carqueja

Para preparar o chá de carqueja são necessários:

  • 500 ml de água;
  • 2 colheres de sopa de folha de carqueja picada.

Basta ferver a água e, em seguida, mergulhar a carqueja no recipiente utilizado. A infusão deve durar pelo menos 5 minutos. Por fim, coe e está pronto!

Curiosidade: receitas com carqueja

Além do chá, existem diversas receitas que têm como ingrediente essa planta tão benéfica à nossa saúde. A “convalescença” é uma receita preparada com 1 colher de sopa de carqueja, 1 colher de sopa de melissa, 1 colher de sopa de sálvia, duas xícaras de água e sal a gosto. Trata-se de uma sopa para ser consumida como entrada das refeições. Basta deixar as plantas mergulhadas na água fervendo durante cerca de 3 minutos, e está pronto.

Outra receita interessante tem como ingredientes 2 colheres de sopa de carqueja, 1 colher de sopa de sálvia, 1 colher de sopa de funcho, 1 colher de chá de casca de quina, 3 colheres de sopa de mirtilo e 1 xícara de mel. O mirtilo e as plantas são macerados e cobertos com mel. A mistura deve então descansar por cerca de 12 horas. Depois desse tempo, ela é coada. Por fim, mistura-se 1 colher de sopa em meio copo de suco de uva. Pode ser consumido no café da manhã ou antes de dormir.

Como vimos, a carqueja, além de permitir uns quilos a menos a quem procura perder peso, possui diversos outros benefícios para a saúde. Seu uso é bastante recomendado principalmente para aqueles que apresentam problemas estomacais ou hepáticos, mas pode ser consumida por qualquer pessoa que deseje usufruir dos demais benefícios oferecidos por essa planta.

Se você gostou deste artigo, por favor curta nossa página no Facebook, compartilhe com seus amigos e familiares e deixe seu comentário!

Deixe um comentário