Conheça 10 incríveis benefícios da catuaba

A catuaba é muito conhecida por seu efeito afrodisíaco, no entanto a planta possui vários outros benefícios. Chá de catuaba ajuda no combate à depressão e pode aliviar dores de cabeça.

Neste artigo, abordaremos mais detalhadamente os benefícios trazidos pela planta. Mas, para começar, o que é catuaba?

Um pouco sobre a catuaba

Catuaba é uma palavra que vem do tupi akatu’ab, que significa “capaz”. Os índios tupis usavam chá de raiz de catuaba como um afrodisíaco natural. O nome catuaba nos remete a diversas plantas brasileiras pertencentes ao gênero Erythroxylum. Uma curiosidade: esse é o mesmo gênero da planta de coca. A catuaba cresce no cerrado do planalto central e no Norte e Nordeste brasileiros.

Efeito afrodisíaco

Em 1998, publicou-se uma dissertação de mestrado na Unicamp intitulada “Efeitos farmacológicos da catuama e seus constituintes em corpo cavernoso isolado de coelho e humano”. No estudo, o farmacêutico Wladimir Mignone Gordo aponta que a planta é capaz de provocar a vasodilatação nos corpos cavernosos dos genitais masculinos, induzindo a ereção de modo similar ao Viagra.

Planta medicinal x bebida alcoólica

Casca de catuaba.

Quando falamos em uso medicinal da catuaba, nos referimos especificamente à versão in natura da mesma. A bebida vendida com o nome de catuaba é na verdade uma mistura de 17% de álcool com vinho, guaraná, marapuama e catuaba. Os benefícios da planta não serão desfrutados com shots e drinks de Catuaba Selvagem. A bebida apenas levará à embriaguez e as doses homeopáticas da planta não serão capazes nem mesmo de produzir um efeito afrodisíaco, a não ser por placebo.

Os benefícios da catuaba para a saúde

1 – A catuaba trata a impotência sexual

Ela pode ser considerada um dos melhores estimulantes sexuais naturais, auxiliando no fortalecimento das ereções e aumentando a libido de homens e mulheres. Por atuar como vasodilatadora, permite uma maior sensibilidade peniana e propicia orgasmos mais intensos.

2 – Catuaba é um ótimo antidepressivo

Em experiências realizadas com camundongos, notou-se que, devido ao aumento da liberação de serotonina e melatonina na corrente sanguínea, hormônios relacionados ao humor, a catuaba pode ajudar no combate à depressão.

3 – A planta evita infecções em portadores de HIV

Por ser antimicrobiana e antiviral, a catuaba torna-se uma importante aliada de pessoas portadoras do vírus da AIDS. Segundo estudos de 1992, extratos de catuaba podem evitar infecções causadas por bactérias nessas pessoas de sistema imunológico frágil. Além disso, a planta desacelera a absorção do vírus HIV pelas células do organismo.

4 – Catuaba tem efeito analgésico

Enquanto a bebida provoca dores de cabeça (sintoma de ressaca), a planta as alivia. Segundo João Batista Calixto, professor do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a catuaba apresenta também propriedades analgésicas.

5 – A catuaba ajuda no combate à insônia

É importante lembrar que beber catuaba (bebidas alcoólicas em geral) apenas agravará o problema da insônia. Apenas o chá da planta é eficiente para curar esse male.

6 – A planta é antibacteriana

Como já mencionado, a catuaba é eficaz contra agentes patológicos microbianos, como as bactérias Staphylococcus aureus e Escherichia coli, evitando infecções e até mesmo prevenindo algumas doenças.

7 – Casca de catuaba ajuda a melhorar o humor

Provocando sentimentos temporários de euforia, a catuaba ajuda a melhorar o humor. Além disso, a casca de catuaba pode ajudar até mesmo no combate à ansiedade.

8 – Catuaba também auxilia no combate à fadiga

Apesar de parecer paradoxal, além da catuaba ajudar a dormir, combatendo a insônia, a planta também é eficaz contra a fadiga, funcionando como um energético natural.

9 – A catuaba é anti-inflamatória

De acordo com estudos realizados em 2004, a catuaba possui também propriedades anti-inflamatórias.

10 – A catuaba ajuda a prevenir ou tratar a doença de Parkinson

Extratos de catuaba protegem as células contra essa doença degenerativa, evitando a morte celular programada ao inibir o efeito da rotenona, substância química que provoca os sintomas do mal de Parkinson.

Efeitos colaterais e contraindicações

É muito importante ressaltar que a catuaba deve ser ingerida nas dosagens certas, pois doses excessivas podem provocar efeitos indesejados como taquicardia. A planta e seus derivados não devem ser consumidos por mulheres grávidas, crianças, pessoas com glaucoma e pessoas com arritmia. Apesar de seu efeito analgésico, pode provocar dores de cabeça em algumas pessoas.

Como preparar chá de catuaba

Para preparar o chá de catuaba e desfrutar de todos os benefícios aqui citados, será preciso:

  • 500 ml de água;
  • 15 g de casca de catuaba.

Para preparar, basta esquentar a água e, em seguida, realizar a infusão da catuaba, a qual deve permanecer mergulhada por pelo menos 10 minutos. Por fim, o chá é coado. E está pronto! Para impotência sexual, recomenda-se que sejam consumidas 4 xícaras ao dia.

A catuaba é, portanto, uma planta que traz múltiplos benefícios para a saúde, indo muito além da propriedade afrodisíaca. Seu uso é bastante recomendado para quaisquer pessoas que desejem usufruir de uma melhor qualidade de vida.

Se você gostou deste artigo, por favor curta nossa página no Facebook, compartilhe com seus amigos e familiares e deixe seu comentário!

Deixe um comentário