Você gosta de farinha? Então veja isso: Benefícios que ela pode trazer para a sua saúde

Algumas pessoas têm medo da farinha, de fato, a chamada farinha branca oferece poucos nutrientes e muitas calorias, o que pouca gente sabe é que existem alternativas saudáveis e nutritivas.

Alternativas para a farinha branca

Algumas destas alternativas para a farinha branca trazem diversos benefícios para a saúde. Além da riqueza de nutrientes, estas farinhas podem tornar suas receitas muito mais saborosas e trazer incentivos extras, como a aceleração do metabolismo, a queima de gordura e a sensação de saciedade.

Substituindo a farinha branca.

Veja outros ganhos que as farinhas alternativas podem trazer para o seu organismo:

Regula o funcionamento do intestino;
Contribui para a redução do colesterol;
Auxilia no emagrecimento;
Fortalece o sistema imunológico;
Regula a pressão arterial;
Combate radicais livres.

Muitos outras vantagens poderão ser adquiridas quando substituímos a farinha branca por algumas destas apresentadas a seguir:

Farinha de Amora

Farinha de AmoraAumenta o nível de antioxidantes, ameniza a tensão Pré-Menstrual (TPM), combate doenças do coração e osteoporose, melhora o funcionamento do fígado e rins, aumenta a taxa do Colesterol Bom, regula o trânsito intestinal, é laxativa, diminui a taxa de açúcar no sangue (Diabetes), previne a infecção urinária, reduz o risco de úlcera e câncer de estômago.

Modo de Usar:
Uma colher de sopa três vezes ao dia, dissolvida em vitaminas, sucos, leite ou polvilhada sobre as refeições. Também pode ser acrescentadas no preparo de pães, tortas, bolos, biscoitos.

Farinha de Batata Doce

Farinha de Batata DoceA farinha de batata-doce tem excelente fonte de nutrientes e energia, vitaminas e minerais, sais minerais, vitaminas A, C e vitaminas do complexo B.

Sendo consumida na maioria das vezes ela “cozida”, pesquisadores elaboraram o jeito mais prático de fazer o consumo dessa verdadeira fonte de energia que é bastante consumida por quem faz exercícios físicos, pois contribui na definição do músculo e auxilia no emagrecimento diminuindo o apetite pela riqueza em fibras.

Indicação : 

  • Auxilia na queima de gordura e no ganho de massa muscular;
  • Auxilia no emagrecimento.

Farinha de Banana Verde

Farinha de Banana VerdeAlém de emagrecer, a farinha de banana verde possui vários outros benefícios. Um deles é a prevenção do diabetes. Isso acontece porque ela possui um baixo índice glicêmico, o que significa que a quantidade de glicose liberada por ela no sangue acontece de forma gradual e lenta, fazendo com que os níveis de glicose fiquem controlados. Desse modo, o corpo precisa liberar menos insulina, prevenindo o diabetes ou ajudando no controle dele em quem já o possui.

Farinha de Banana Verde Emagrece.
Com a farinha de banana verde, seu intestino funcionará muito bem, já que o amido resistente é digerido apenas no intestino delgado.

Farinha de Berinjela

Farinha de BerinjelaA berinjela atua em nível intestinal, previne a prisão de ventre e inibe a absorção de substâncias gordurosas reduzindo o colesterol LDL (colesterol ruim), triglicérides e ácido úrico. Devido ao seu alto teor de fibras, a farinha estimula a saciedade, reduzindo assim a sensação de fome e auxiliando na compulsão alimentar, o que facilita a perda de peso.

Sugestão de uso: duas colheres de sopa ao dia, preferencialmente durante as refeições.

Pode ser usada como alternativa à farinha de trigo no preparo de pães e massas, ou ainda, uma colher de sopa em 200 ml de suco, água, vitamina ou iogurte.

Farinha de Coco

Farinha de cocoA farinha de coco é rica em fibras, substâncias que têm algumas repercussões no corpo que nos ajudam a perder peso. Quando essas substâncias entram em contato com a água no sistema digestivo, se tornam um gel volumoso. Ele aumenta a distensão do estômago, promove maior saciedade e nos impede de exagerar nas refeições.
Além disso, esse gel envolve o bolo alimentar, o que torna a liberação da glicose mais lenta na corrente sanguínea, reduzindo a vontade por carboidratos por algum tempo. Com menos glicose sendo liberada de uma vez, o pâncreas produz menos insulina, hormônio responsável por colocar esse açúcar para dentro das células e que também estimula que a gordura seja depositada no tecido adiposo, diminuindo nosso acúmulo de “massa gorda”.

Deixe um comentário