Conheça os benefícios e saiba como usar a granola

A granola é um composto, ou mistura, de frutas secas, cereais, sementes e grãos, com a adição de açúcar mascavo ou de mel, que possui em média 470 calorias em cada 100 gramas. A recomendação, para se obter todos os benefícios dessa mistura sem engordar, é comer uma porção de 20 g por dia, ou uma colher e meia de sopa, que contém apenas 94 calorias.

Granola Integral Sem GlútenO mercado oferece diversas variações da granola. Para dieta de emagrecimento, por exemplo, pode-se usar versões que tenham menor quantidade de açúcar ou que não levem nada de açúcar em sua composição, as chamadas granola light.

Para o consumo, pode ser adicionada ao leite, iogurte, frutas, fazê-la em forma de vitamina, sendo ideal seu consumo no café da manha, ou nos lanches da manhã ou da tarde.

Quais são os benefícios da granola?

É excelente para aliviar a prisão de ventre e para ajudar a emagrecer, já que é um alimento rico em fibras, facilitando o trânsito intestinal e reduzindo o apetite. Além disso, também tem antioxidantes, que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele e o surgimento de câncer.

Muita gente consome granola imaginando que possa engordar. No entanto, mesmo tendo um alto índice calórico, a granola também pode trazer esses benefícios, além de ajudar no processo de emagrecimento, desde que consumida seguindo as recomendações.

A forma de consumo deve ser seguida rigorosamente numa dieta em que ela entra no cardápio, pois se trata de um mix de cereais e açúcares. Mesmo sendo altamente calórica, possui baixo teor de gorduras e traz em sua composição uma grande quantidade de nutrientes importantes para a saúde, como as fibras solúveis e insolúveis, as vitaminas, os ácidos graxos insaturados e os minerais.

Assim, a granola não deve passar de um consumo de 40 gramas por dia, o que equivale a três colheres de sopa, com a quantidade média de 150 calorias, no caso de alimentação normal, sem necessidade de dieta. No caso de dieta de emagrecimento, o ideal é consumir 20 gramas por dia, ou uma colher e meia de sopa, sempre no café da manhã ou nos lanches, adicionada a alimentos com baixo teor calórico.

A mistura pode ser consumida com frutas, fazendo parte de vitaminas, com iogurte ou açaí. Para quem tem intenção de emagrecer, a mistura deve ser feita com iogurte do tipo light, com menos valor calórico, complementando as calorias da granola.

De acordo com especialistas em nutrição, o consumo da granola no café da manhã, antes de iniciar as atividades diárias, traz muitos benefícios, uma vez que a granola é um alimento com grande poder reconstituinte, sendo excelente para o desjejum .

Pessoas com doenças crônicas, como diabetes, por exemplo, também podem se beneficiar da granola, já que sua composição variada complementa a alimentação exigida para o tratamento de diabetes mas, neste caso, o indivíduo deve prestar atenção no rótulo, escolhendo a versão que não tenha açúcar.

Por que a granola ajuda a emagrecer?

A granola ajuda no processo de emagrecimento devido à alta concentração de fibras que possui, trazendo a sensação de saciedade, evitando que a pessoa tenha fome mais cedo e ajudando, assim, a controlar o apetite.

Além das fibras, a granola também tem muitos minerais, especialmente o zinco e o selênio, que são substâncias antioxidantes, garantindo a desintoxicação do organismo, o que é importante para que as células funcionem com seu melhor poder de energia, aumentando o metabolismo e ajudando na queima de gorduras.

As fibras da granola ajudam na produção de vitaminas do complexo B e protegem as paredes do cólon e do intestino, fazendo melhorar o trato intestinal, melhorando o controle da glicose no sangue, trazendo mais energia e disposição.

É importante, no entanto, lembrar que a pessoa que consome granola deve também aumentar o consumo de água, já que a digestão de fibras precisa de líquidos. No caso de faltar água nos intestinos, a pessoa pode ter constipação.

Não existe uma regra para a composição da granola, podendo apresentar inúmeras opções, diversas composição e elementos em quantidades variadas. A versão light, em geral, possui alimentos menos calóricos, como sementes e frutas. A versão normal tem maior quantidade de açúcar e de frutas oleaginosas. Caso haja intenção de perder peso, o melhor é comprar a granola light, tomando cuidado com o consumo.

Deixe um comentário