Conheça 8 incríveis benefícios da jurubeba

Em um trecho da música Jurubeba, de 1975, Gilberto Gil canta: “Quem procura acha cura, flor de jurubeba”. A planta mencionada na canção é muito conhecida por tratar problemas hepáticos, mas pode curar muitos outros males, como a anemia.

Neste artigo, traremos mais detalhes a respeito dos benefícios do consumo da planta. Mas, antes de mais nada, o que é a jurubeba?

Sobre a jurubeba

Jurubeba: folhas da planta

Folhas de jurubeba.

A jurubeba é uma árvore cujo caule pode chegar a ter 5 metros de altura. Ela cresce em várias regiões brasileiras, mas é nativa do Sul. O nome vem do tupi yúpeba, que significa “espinho chato”. A comercialização da planta é mais comum nas regiões Norte e Nordeste. Segundo o Ministério da Agricultura, a jurubeba é uma hortaliça incomum, visto que contém diversos nutrientes em grande quantidade, como por exemplo a vitamina A, cujo valor chega a ser 74 vezes maior do que a quantidade presente no chuchu.

A bebida alcoólica de jurubeba

De acordo com o artigo 70 da lei 10.958 de 2004, a bebida alcoólica de jurubeba é a mistura da planta com álcool e, opcionalmente, aromatizantes e açúcares. A bebida, vendida pela marca Leão do Norte desde a década de 20, possui gradação alcoólica de 17%. Também é comum o uso de aditivos como a canela e o cravo, os quais conferem um sabor característico à bebida, amargo, porém com toque adocicado.

É importante frisar que os benefícios da jurubeba se manifestam quando do consumo da planta em sua versão natural. Como já mencionado, ela é ótima no tratamento de problemas do fígado. O álcool, no entanto, é o grande causador desses problemas. Portanto, para desfrutar de todos os benefícios que a planta tem a oferecer, recomenda-se, por exemplo, o chá de jurubeba.

8 benefícios da jurubeba

1 – Jurubeba “emagrece”

A jurubeba é tida como um excelente diurético. Como uma das consequências da retenção de líquidos é o inchaço, a planta, ao promover a diurese, faz com que a pessoa fique menos inchada e, portanto, mais magra.

2 – A jurubeba ajuda a aliviar os efeitos da ressaca

Enquanto a bebida alcoólica de jurubeba provoca ressaca, o chá da planta alivia seus sintomas.

3 – A planta é eficaz contra a prisão de ventre

A jurubeba também possui efeito laxante, sendo bastante útil para aqueles que possuem dificuldade para evacuar.

4 – A jurubeba evita o progresso da diabetes

A decocção da raiz de jurubeba permite uma melhor qualidade de vida aos diabéticos, aliviando os sintomas da doença.

5 – Jurubeba auxilia no tratamento da anemia

O suco da fruta de jurubeba ou das raízes da planta é eficaz contra a anemia, pois a hortaliça possui bastante ferro.

6 – A planta também trata problemas no fígado

Na canção mencionada no início deste artigo, Gil também canta: “Quem procura acha na raiz de jurubeba tudo que é de bom pro figueiredo”. De fato, segundo a Farmacopeia Brasileira, de 1959, a planta é bastante eficaz no tratamento de males hepáticos, até mesmo cirrose.

7 – É eficaz contra a acne e ajuda na cicatrização de feridas

Quando a planta é aplicada sobre a pele, pode ajudar no combate a cravos e espinhas. Além disso, pode acelerar o processo de coagulação sanguínea, cicatrizando feridas mais rapidamente.

Para essa finalidade, utiliza-se uma colher de sopa de folhas de jurubeba cortadas em pedacinhos. As folhas são fervidas por cerca de 10 minutos em uma xícara de chá de água. Por fim, a água coada é aplicada na ferida com um pano ou gaze.

8 – A jurubeba auxilia no tratamento de abscesso

Abscesso é uma doença cujo sintoma principal é o ajuntamento de pus em várias partes do corpo. Se não tratada a tempo, pode causar infecção generalizada. Uma compressa com chá das folhas e da raiz de jurubeba ajuda no tratamento dessa condição. A compressa deve ser substituída a cada meia hora.

Efeitos colaterais e contraindicações

Por ser laxante, a jurubeba pode causar diarreias em pessoas que não tenham prisão de ventre. Além disso, a planta pode causar gastrite e vômitos. O uso excessivo pode ocasionar intoxicações e até mesmo levar à morte. A jurubeba não deve ser utilizada por mulheres grávidas ou lactantes.

Como preparar chá de jurubeba

Para preparar o chá de jurubeba e desfrutar dos benefícios da planta, será preciso:

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres de sopa de folhas de jurubeba.

A água deve ser aquecida até a fervura. Em seguida, despejam-se as folhas de jurubeba na panela. A planta deve permanecer mergulhada por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, a água é coada e o chá é servido.

Curiosidade: receitas com jurubeba

Existem ainda muitas receitas culinárias que podem ser feitas com jurubeba. Dentre elas, podemos citar: jurubeba refogada, jurubeba com arroz, costelinha de porco com jurubeba, asinha de frango ao molho de jurubeba etc.

A jurubeba, como vimos, é uma planta que ajuda no tratamento de várias doenças e traz benefícios diversos. Não apenas problemas hepáticos podem ser resolvidos pelo consumo da jurubeba, mas também outros como a acne e até mesmo o diabetes. Seu uso é bastante recomendado para todos os que desejam usufruir de pelo menos um dos 8 benefícios aqui citados.

Se você gostou deste artigo, não deixe de curtir nossa página no Facebook. Compartilhe com seus amigos e familiares e deixe seu comentário!

Deixe um comentário