Conheça as propriedades e os benefícios da salsa

salsa, conhecida como salsinhaA salsa é uma planta nativa dos países mediterrâneos e vem sendo cultivada há milhares de anos como erva aromática, servindo para melhorar o sabor de inúmeros pratos. Além de uma simples erva aromática, no entanto, a salsa também apresenta diversas propriedades que beneficiam o organismo humano, purificando nossos órgãos e tratando e controlando a hipertensão, e combatendo infecções.

A salsa fresca é rica em vitaminas e a celulose presente em seus talos ajuda no trato digestivo. Usada na culinária, é uma grande fonte de antioxidantes, como a luteolina, o ácido fólico e as vitaminas A, do complexo B, C, D e K, oferecendo minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio, fortalecendo o sistema imunológico e evitando a proliferação de infecções.

Embora tão útil para nosso organismo, a salsa não deve ser consumida em excesso por mulheres grávidas, já que, quando em grande quantidade, pode induzir a mulher ao parto, em razão de um dos componentes de seu óleo essencial, o ápio.

Benefícios da salsa

Popularmente conhecida como salsinha, é muito usada na culinária brasileira, principalmente nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, fazendo parte integrante dos temperos aplicados aos mais diversos pratos, desde saladas a cozidos e assados, passando pelas massas e cereais.

Entre os benefícios da salsa para nossa saúde, podemos destacar os seguintes:

1. Fortalece nosso sistema imunológico

A presença de vitaminas A e C na salsa ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico, garantindo o combate à invasão de doenças e de infecções. A vitamina C é a responsável pelo fornecimento de colágeno, uma proteína estrutural do tecido conjunto e dos ossos, mantendo nossa estrutura óssea e nossos dentes mais saudáveis, colaborando também na cicatrização de feridas.

A vitamina A, por sua vez, é ingrediente necessário para o fortalecimento das membranas e do revestimento e mucosas dos olhos, das vias respiratórios e dos intestinos. As células brancas do sangue, os linfócitos, também dependem da vitamina A para combater as infecções orgânicas e a sala é uma das melhores provedoras dessa vitamina.

2. A salsinha limpa e purifica o sistema renal

A salsa possui forte capacidade diurética, mostrando-se como um dos melhores remédios naturais para a purificação dos rins e do sistema renal como um todo, estimulando a função dos rins e facilitando a eliminação de líquidos pelo organismo.

3. Combate a anemia e anorexia

A grande quantidade de ferro presente na salsa torna essa erva recomendada para pessoas que sofrem de anorexia e de anemia, fortalecendo o organismo e eliminando fraqueza, cansaço físico e fadiga.

4. Rejuvenesce a pele e fortalece as unhas

A salsa possui substâncias antioxidantes, como a luteolina, auxiliando no combate aos radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce de nossas células, reduzindo a possibilidade de aparecimento de tumores cancerosos. A substância luteolina serve ainda como um agente anti-inflamatório que fortalece o sistema imunológico.

5. Combate às infecções

Juntando as propriedades da luteolina e da vitamina C, presentes na salsinha, temos um remédio anti-inflamatório totalmente natural, entregue pela natureza. O consumo regular da salsa junto com nossas refeições combate possíveis distúrbios inflamatórios, como, por exemplo, a osteoartrite, que é a degeneração da cartilagem das articulações e do osso subjacente, além de artrite reumatoide, uma doença que provoca a inflamação nas articulações.

6. Reduz as possibilidades de câncer

O consumo regular da salsa aumenta a absorção do seu óleo essencial, que, de acordo com estudos médicos, consegue inibir os tumores cancerígenos. A salsa é uma erva que tem sido recomendada como um alimento quimiopreventivo, auxiliando no combate ao câncer de diversos tipos.

7. Melhora o processo digestivo

Mesmo usando a salsinha como condimento nos alimentos, para melhorar o processo digestivo não existe remédio melhor do que uma xícara de chá de salsa antes das refeições. A salsa, preparada como infusão, melhora o processo de digestão dos alimentos, evita espasmos intestinais, acelera a digestão e alivia a prisão de ventre.

Como consumir a salsa

Diante de tantos benefícios, vemos a importância dessa pequena erva aromática, a salsa, em nossa alimentação e o que pode trazer de bom para nossa saúde. A salsinha é uma erva que pode ser consumida de diversas maneiras, tanto em saladas, junto com outras verduras, ou mesmo junto com uma vitamina de frutas, no café da manhã ou no horário do lanche.

Além disso, quem não conhece o sabor da salsa nos pratos dos mais variados tipos? Seja em assados, massas e cozidos, a salsa sempre oferece um sabor a mais, além de trazer todos os benefícios que enumeramos neste artigo.

Bastam apenas alguns cuidados, como alertamos anteriormente, com relação às mulheres grávidas. Além disso, é preciso tomar cuidado com o excesso para evitar reações alérgicas na pele, problemas no fígado ou nos rins. Ou seja: devemos, sim, consumir a salsa, mas de forma equilibrada.

Leia também…
Plantas medicinais: veja o que elas podem fazer por você?
Conheça as propriedades e os benefícios da Erva-cidreira
Conheça as características, usos e benefícios da flor do maracujá ( Passiflora edulis )
Veja os benefícios do manjericão para o nosso organismo

1 comment for “Conheça as propriedades e os benefícios da salsa

Deixe um comentário