Conheça 7 benefícios da uva para a saúde

benefícios da uvaOs vários benefícios da uva para a saúde tornaram-nas uma excelente escolha para uma dieta mais satisfatória e saudável. A fruta é um alimento essencial para sua dieta diária, pois pode fornecer vitaminas e minerais capazes de prevenir diversas doenças. As uvas também são muito versáteis, podendo ser consumidas de diversas formas, que não apenas como suco ou através dos vinhos. 

Ricas em nutrientes, as uvas são frutos que contêm, sobretudo, antioxidantes, substâncias essenciais para nosso organismo, uma vez que previne uma infinidade de doenças.  Veja a seguir 7 grandes razões para fazer um lanche a base de uvas ou adicioná-las às suas refeições:

Benefícios da uva.

1. São ricas em antioxidantes

As uvas são ricas em antioxidantes protetores da saúde, incluindo o resveratrol e flavonoides. Estes antioxidantes são encontrados principalmente na pele, no caule, nas folhas e nas sementes das uvas. Algumas pesquisas sugerem que uvas inteiras possuem a mesma quantidade de antioxidantes que o suco e o vinho, porém, têm a vantagem de fornecer fibra dietética. Estas são apenas algumas das muitas vitaminas e nutrientes e um dos vários benefícios da uva.

2. Previne pressão alta através do potássio

As uvas são naturalmente ricas em potássio, um mineral essencial em nossa dieta, sendo que:

  • Uvas verdes sem sementes contêm cerca de 175 miligramas de potássio por copo,
  • Uvas vermelhas quase 290 miligramas,
  • Uvas roxas, aproximadamente 200 miligramas.

A baixa ingestão de potássio pode ser um fator de risco tão grave no desenvolvimento de pressão alta quanto a ingestão exagerada de sódio. Além disso, o potássio pode ajudar a combater o excesso de sódio no organismo. Por esse benefício das uvas elas são recomendadas a pessoas com pressão alta, para ajudar a anular os efeitos do sódio no corpo.

3. Protegem contra doenças cardíacas

Os polifenóis presentes nas uvas já mostraram em pesquisas que são capazes de reduzir o risco de doenças cardíacas e apoiar um coração saudável por promover o relaxamento de vasos sanguíneos, o que ajuda a manter sua função e o fluxo sanguíneo saudável. 

O elevado teor de polifenóis nas uvas pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, impedindo o acúmulo de plaquetas e a redução da pressão arterial através de mecanismos anti-inflamatórios.

A fibra e o potássio presente nessa fruta também ajudam na saúde do coração. Um aumento na ingestão de potássio, acompanhado de uma diminuição na ingestão de sódio é a mudança na dieta mais importante que uma pessoa pode fazer para reduzir seu risco de doença cardiovascular, de acordo com especialistas do Instituto de Hipertensão do Hospital São Thomas, no Tennessee EUA.

Em um estudo, aqueles que consumiram 4069 mg de potássio por dia tiveram um risco 49% menor de morte por doença isquêmica do coração em comparação com aqueles que consumiam menos potássio (cerca de 1000 mg por dia).

4. Perda de peso

Quando você está se esforçando para perder peso, o objetivo é comer alimentos pouco calóricos, como uvas. Comer um maior volume de alimentos com poucas calorias pode ajudar você a se sentir saciado e com menos calorias. Uma pesquisa mostra que comer frutas ricas em flavonoides – um outro benefício da uva – pode ajudar a manter um peso saudável e até mesmo levar à perda de peso.

5. Melhoram a saúde dos Olhos

Investigações científicas sugerem que o consumo regular de uva pode desempenhar um papel na saúde dos olhos, protegendo a retina contra a deterioração. Especificamente, uma dieta enriquecida com uva resultou num efeito protetor sobre a estrutura e função da retina. Veja aqui, 9 Alimentos que protegem seus olhos.

6. São úteis no tratamento de diabetes

Apesar de serem frutas com sabor relativamente doce, as uvas não tendem a elevar o açúcar no sangue, nem a aumentar os níveis insulina, possibilitando o consumo pelos diabéticos. Como níveis elevados de insulina causam resistência à insulina, escolher alimentos com uma taxa de resposta inferior para esse hormônio, como as uvas, pode ajudar a impedi-lo de desenvolver a característica de resistência à insulina, que ocorre no diabetes tipo 2.

7. Previne o Câncer

Mais um dos benefícios da uva, por conter poderosos antioxidantes, como os polifenóis, é ajudar a retardar ou prevenir muitos tipos de canceres, incluindo o câncer de esôfago, de pulmão, de boca, da faringe, endometrial, de pâncreas, próstata e cólon. O resveratrol encontrado no famoso vinho tinto benéfico para a saúde do coração é um tipo de polifenol encontrado na pele das uvas vermelhas.

Com essa lista de benefícios da uva em mãos, você, com certeza, não vai mais deixá-las fora de sua mesa. Inclua as uvas sempre em sua dieta, seja na forma de geleia, vinho, suco, uvas passas ou frescas e previna todas as doenças citadas acima. Leia também – Frutas desidratadas: maior densidade de nutrientes.

Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais.

1 comment for “Conheça 7 benefícios da uva para a saúde

Deixe um comentário