Conheça 7 surpreendentes benefícios do abacaxi para a saúde

benefícios do abacaxiO suculento sabor azedo — e ao mesmo tempo doce — dessa fruta tropica é irresistível para muitas pessoas. Tá certo que tem quem não goste, mas com certeza, são poucos! O fato é que enquanto nos deliciamos com sua refrescância, não imaginamos os surpreendentes usos e benefícios do abacaxi!

É uma fruta tropical muito utilizada em diversos pratos culinários, tanto doce quanto salgados. Ela pode ser consumida fresca, em forma de suco, cozida e em conserva, mas também tem propriedades medicinais valiosas. 

Quer saber como o abacaxi pode ajudar sua saúde? Confira no post de hoje!

Um pouco sobre o abacaxi

Pertencente à família botânica Bromeliaceae, o abacaxi leva o nome científico de Ananas comosus. Seu nome popular, abacaxi, é de origem tupi. E o termo ananás — como é conhecido em Portugal — vem de uma união entre as línguas guarani e tupi antigo.

Historicamente, o produtor mais significativo de abacaxi era o Havaí, mas agora são cultivados em grandes quantidades no Brasil, nas Filipinas e na Costa Rica. No entanto, é uma planta nativa do Paraguai e do Brasil e, possivelmente, de partes do Caribe.

O curso exato e a evolução do abacaxi como uma fruta mundialmente popular ainda é algo desconhecidos. Para a Europa, por exemplo, ele foi levado pela primeira vez pelos espanhóis, após o retorno de Cristóvão Colombo, em 1493.

Na verdade, o abacaxi é uma fruta composta de vários frutos fortemente unidos que crescem na coroa de uma planta frutífera. Sua estação de frutificação vai de março até junho e cada planta pode produzir inúmeros frutos.

Sua planta chega até um metro de comprimento e é cercada por espinhosos, cobertos com folhas duras e cerosas, às vezes até trinta por fruta. Os abacaxis e o seu suco doce são usados e apreciados em todo o mundo, até mesmo na preparação de bebidas alcoólicas, das quais a pina colada é a mais famosa!

Benefícios nutricionais do abacaxi

Além da interessante história e aparência dessa fruta, também é um armazém de grandes benefícios para a saúde devido à riqueza de nutrientes, vitaminas e minerais, os quais incluem:

  • potássio;
  • cobre;
  • manganês;
  • cálcio;
  • magnésio;
  • vitamina C;
  • betacaroteno;
  • tiamina;
  • vitamina B6;
  • fibra solúvel e insolúvel;
  • e bromelina (uma enzima utilizada para amaciar carne).

Veja agora 7 benefícios do abacaxi

1. Controla a artrite

Um dos benefícios do abacaxi, em termos de saúde, é sua capacidade de reduzir a inflamação das articulações e dos músculos. Por isso, é um alimento eficaz no tratamento contra a artrite, uma doença debilitante que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.

O abacaxi contem uma enzima relativamente rara chamada bromelina, que está associada principalmente à quebra de proteínas complexas. Mas, ele também possui efeitos anti-inflamatórios que tem sido relacionados positivamente com a redução dos sinais e sintomas da artrite em muitos indivíduos.

2. Fortalece o sistema imunológico

Uma única porção de abacaxi tem mais de 130% da necessidade diária de vitamina C para seres humanos. Isso torna esse alimento uma das fontes mais ricas e deliciosas dessa vitamina.

Também chamada de ácido ascórbico, a vitamina C está principalmente associada à redução de doenças e ao reforço do sistema imunológico. Ela estimula a atividade dos glóbulos brancos e atua como antioxidante, ajudando na proteção contra os efeitos nocivos dos radicais livres.

Os radicais livres são subprodutos perigosos do metabolismo celular, que podem prejudicar vários órgãos e funções, além de transformar células saudáveis em cancerosas. Portanto, o alto teor dessa vitamina é sem dúvida um dos principais benefícios do abacaxi.

3. Promove a saúde tecidular e celular

Um dos benefícios do abacaxi ligados à vitamina C é o papel dela na produção de colágeno. Esta é, em parte, a razão pela qual é vista como uma vitamina de cura: o colágeno é a base proteica essencial das paredes dos vasos sanguíneos, pele, órgãos e ossos. Outra vantagem da concentração de vitamina C  no abacaxi é ajudar a curar feridas e lesões rapidamente.

4. Previne contra o câncer

Além do potencial antioxidante do ácido ascórbico na luta contra o câncer, os abacaxis também são ricos em vários outros antioxidantes, incluindo: vitamina A, betacaroteno, bromelina, vários compostos de flavonoides e altos níveis de manganês. Este último participa na eliminação de radicais livres extremamente potentes, os quais têm sido associados a vários tipos de câncer. Por isso, o abacaxi tem sido diretamente relacionado à prevenção de câncer de boca, garganta e mama.

5. Ajuda na Digestão

Como a maioria das frutas, o abacaxi é uma ótima fonte de fibras. E o melhor de tudo: contem fibra solúvel e insolúvel. Isso significa que comer uma quantidade saudável de abacaxi pode protegê-lo de muitos problemas de saúde ligados, tais como: constipação, diarreia, síndrome do intestino irritável, aterosclerose e coagulação sanguínea, bem como pressão arterial.

A ingestão de fibras também ajuda a aumentar o volume de fezes, estimula a liberação de sucos gástricos e digestivos para ajudar a dissolver os alimentos. Além disso, também elimina o excesso de colesterol dos vasos sanguíneos, aumentando assim a saúde cardiovascular.

6. Diminui a produção de muco

Já falamos dos benefícios do abacaxi para o sistema imunológico devido à sua concentração de vitamina C. Mas, sua enzima bromelina também está relacionada com a redução da produção de muco nas vias respiratórias e nas cavidades sinusais.

Portanto, evita doenças que causam a formação de catarro, além de tratá-las afrouxando esses materiais e ajudando você a eliminá-los do seu corpo, caso já tenha contraído uma doença ou infecção.

7. Protege a saúde dos ossos

Embora muitas pessoas não saibam, um dos benefícios do abacaxi é ter forte teor de cálcio, um mineral muito conhecido por ser essencial para a saúde óssea. Além disso, também possui uma quantidade impressionante de manganês, outro nutriente importante no fortalecimento dos ossos, bem como para ajudar no crescimento e reparo desse tecido.

O manganês é o mineral mais proeminente no abacaxi: uma única porção pode fornecer mais de 70% de nossas necessidades diárias.

Palavras de cautela

A partir do que você leu neste post dá para concluir que o poder do abacaxi é claramente impressionante! Não é mesmo? Mas sempre há alguma advertência em relação aos alimentos. A enzima bromelina, que amacia as carnes, também pode ferir seus lábios, gengivas e língua — se consumida em excesso — ou tornar essas regiões sensíveis.

E como falamos, o outro nutriente abundante e que eleva os benefícios do abacaxi é a vitamina C. Ambos estão em proporções elevadas na fruta e uma “overdose” pode levar a náuseas, vômito, diarreia e dores de cabeça.

Esses foram os benefícios do abacaxi! O que achou do post de hoje? Caso tenha gostado, curta, compartilhe e se tiver algo a acrescentar, deixe seu comentário!

Deixe um comentário