9 benefícios do alho para a saúde

O alho é uma planta da família da cebola, cultivada por suas propriedades culinárias e efeitos sobre a saúde. Ele é rico em um composto de enxofre, chamado alicina, o qual traz a maior parte dos benefícios para a saúde.

cabeça de alhoToda a “cabeça” da planta é chamada de bulbo, enquanto cada segmento é chamado dente, há cerca de 10 a 20 dentes em uma única cabeça de alho.

“Deixe o alimento ser o seu remédio e remédio ser o seu alimento.” Estas são as famosas palavras do antigo médico grego Hipócrates, muitas vezes chamado de o “pai da medicina ocidental”. Ele costumava prescrever alho efetivamente para tratar uma variedade de condições médicas. Bem, a ciência moderna confirmou recentemente, muitos destes efeitos benéficos à saúde.

O alho é uma planta que – assim como a cebola, o alho-poró e a cebolinha – pertente à família Allium, ele cresce em muitas partes do mundo e é um ingrediente popular na culinária devido ao seu cheiro e sabor marcante. No entanto, ao longo da história antiga, seu principal uso era devido às suas propriedades medicinais, o que foi bem documentado por todas as grandes civilizações, incluindo os egípcios, babilônios, gregos, romanos e chineses.

Aqui estão 9 benefícios que o consumo do alho pode trazer ao seu organismo, os quais são suportados por investigações científicas.

1. Potente composto do alho

Sabe-se hoje que a maioria dos efeitos benefícios à saúde são causados por um dos compostos de enxofre formado quando um dente da planta é cortado, triturado ou amassado. Este composto é conhecido como alicina, e também é responsável por seu cheiro distinto. A alicina entra no aparelho digestivo e viaja por todo o corpo, onde exerce seus efeitos biológicos mais potentes. (nós vamos chegar lá já já).

2. Nutritivo e com baixa caloria

Calorias por calorias, o alho é incrivelmente nutritivo. A uma 28 gramas dele contêm:

  • 23% de Manganês
  • Vitamina B6 17%
  • 15% da vitamina C
  • 6% de Selênio
  • 1 g de fibra.

Também possui quantidades discretas de cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1. Além disso, também contém traços de vários outros nutrientes. Na verdade, ele contém um pouco de quase tudo o que precisamos. E tudo isso com 42 calorias, 1,8 gramas de proteína e 9 gramas de carboidratos.

3. Combate doenças,

A suplementação com a especiaria é conhecida por aumentar a função do sistema imunitário. Um grande estudo de 12 semanas descobriu que suplementos de alho reduzem o número de resfriados em 63% em comparação com placebo. A duração média dos sintomas do resfriado também foi reduzida em 70%, em relação àqueles que não consumiram o suplemento.

Outro estudo descobriu que uma alta dose de extrato da planta (2,56 gramas por dia) pode reduzir o número de dias dos sintomas da gripe ou resfriado em 61%. Por isso, se você costuma gripar muito, inclua ainda mais este tempero em sua alimentação, ou como suplemento.

4. Reduz a pressão arterial

Doenças cardiovasculares, levam a consequências como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, que são os maiores assassinos do mundo. Pressão alta (hipertensão) é um dos pilotos mais importantes destas doenças. Estudos em humanos mostraram que a suplementação com alho tem um impacto significativo na redução da pressão arterial em pessoas com hipertensão.

Num estudo onde o extrato de alho foi aplicado em doses de 600 a 1500 mg, ele se mostrou tão eficaz como a droga Atenolol na redução da pressão arterial, ao longo de 24 semanas. As doses de suplemento devem ser bastante elevadas para ter estes efeitos desejados. A quantidade de alicina necessária é equivalente a cerca de quatro dentes por dia.

5. Melhora os níveis de colesterol

Alguns estudos com o alho, mostram que ele pode diminuir colesterol total e LDL. Para aqueles com níveis elevados de colesterol, ele pode reduzir esses vilões em cerca de 10 a 15%. Com maior atenção sobre o LDL, também conhecido como o mau colesterol, especificamente, o alho parece reduzir o LDL, mas não tem nenhum efeito significativo no HDL, chamado de colesterol “bom”.

6. Contém antioxidantes

O alho contém antioxidantes que protegem contra os danos celulares e o envelhecimento. Isto pode reduzir o risco de doença como Alzheimer e demência.

Os danos oxidativos dos radicais livres contribuem para o processo de envelhecimento. O alho contém antioxidantes, que apoiam mecanismos de proteção do corpo contra esses danos. Altas doses de suplementos com o extrato da planta mostraram aumentar enzimas antioxidantes em humanos, bem como reduzir significativamente o stress oxidativo naqueles com pressão arterial elevada.

Os efeitos combinados sobre a redução do colesterol e da pressão sanguínea, assim como as propriedades antioxidantes, podem ajudar a prevenir doenças comuns do cérebro como o Mal de Alzheimer e a Demência.

7. Alho pode ajudar a viver mais

Efeitos sobre a longevidade são basicamente impossíveis de se provar em seres humanos. Mas, dados os efeitos benéficos sobre os importantes fatores de risco, como a pressão arterial, faz sentido afirmar que esse tempero poderia ajudar a viver mais tempo. O fato de ele combater doenças infecciosas é também um fator importante, porque estas são causas comuns de morte, especialmente em idosos ou pessoas com sistemas imunitários disfuncionais.

8. Desintoxicação do corpo

Em doses elevadas, os compostos de enxofre presentes no alho mostraram proteger contra danos nos órgãos pela toxicidade dos metais pesados. Um estudo de quatro semanas em funcionários de uma fábrica de baterias de carro descobriu que o alho reduziu os níveis de chumbo no sangue em 19%. Também reduziu diversos sinais clínicos de toxicidade, incluindo dores de cabeça e pressão arterial.

Três doses de alho todos os dias, superou até mesmo a droga D-penicilamina na redução dos sintomas.

9. Melhora a saúde óssea

Não há testes em humanos que tenham medido os efeitos do alho na perda óssea. No entanto, estudos em roedores têm mostrado que ele pode minimizar a perda óssea, aumentando o nível de estrogênio em fêmeas.

Um estudo em mulheres na menopausa descobriu que uma dose diária do extrato de alho seco (2 gramas de alho cru) diminuiu significativamente um marcador de deficiência de estrogênios. Isto sugere que o alho pode ter efeitos benéficos sobre a saúde dos ossos em mulheres. Alimentos como alho e cebola mostraram também ter efeitos benéficos no tratamento da osteoartrite.

Como você pôde ver, a crença que as sociedades antigas sempre tiveram sobre as propriedades medicinais do alho puderam ser comprovadas pela ciência nos dias de hoje. Portanto, não exite em acrescentar bastante alho em sua comida.

Gostaríamos de saber como você faz o uso do alho. Compartilhe suas receitas com a gente aqui nos comentários.

2 comments for “9 benefícios do alho para a saúde

Deixe um comentário