Conheça 6 surpreendentes benefícios do café

benefícios do caféVocê está sentindo esse cheiro? Huummmm, que delícia! É o cheirinho do café! Para algumas pessoas seu cheiro inconfundível e seu sabor delicioso são as principais razões para levantar da cama todas as manhãs. Embora haja ainda muitas controvérsias quanto aos malefícios e benefícios do café, é indiscutível seu sucesso mundial.

Continue lendo e veja abaixo algumas curiosidades e 6 benefícios do café.

Diferentes lugares, diferentes cafés

Em cada lugar ao redor do globo terrestre as pessoas desenvolveram formas diferentes de aprimorar e apreciar os benefícios do café: na Grécia e Turquia eles tomam café sem coar, com o pó. O café da Colômbia é considerado o melhor do mundo e na Indonésia produzem o café mais raro e caro de todos.

Um animal mamífero chamado civeta come os grãos de café, e depois os produtores os retiram de suas fezes! Chocado? Mas é a verdade! O segredo do café mais raro do mundo é ser processado pelo sistema gastrointestinal de um animal antes de ser torrado e moído.

Conheça agora 6 benefícios do café

1. Pode evitar Alzheimer

Existe coisa mais triste do que ver um ente querido envelhecer e perder drasticamente sua capacidade mental? Pode não estar em suas mãos impedir isso. Mas, de acordo com um estudo recente, o café pode ser capaz de ajudá-lo a não cair na mesma armadilha. Pesquisadores descobriram que os participantes de um estudo que beberam de três a cinco xícaras de café por dia tiveram cerca de 65% de diminuição da chance de desenvolver o mal de Alzheimer ou demência na velhice.

Para aproveitar esses benefícios do café, tome ele após as refeições, como almoço e jantar.

2. Protege o sistema cardiovascular

Qualquer um que leva a saúde a sério sabe a importância de um sistema cardiovascular saudável. O que talvez eles não saibam é que, dentre os benéficos do café, beber uma ou duas xícaras dele por dia pode diminuir significativamente o risco de morte relacionado à doenças cardiovasculares.

De acordo com um estudo japonês com mais de 76.000 participantes, homens que consomem uma ou duas xícaras de café por dia reduziram seu risco de morte por doença cardiovascular em até 38%. Claro que isso ainda não isenta você da necessidade de exercícios físicos benéficos para o coração.

3. Pode ajudar na queima de gordura

Você sabia que a cafeína uma das substâncias que conferem os benefícios do café — é encontrada em quase todos os suplementos comerciais para queima de gordura? Há uma boa razão para isso: a cafeína é uma das poucas substâncias naturais que são comprovadamente queimadoras de gordura.

Vários estudos mostram que a cafeína pode melhorar a taxa metabólica de 3 a 11%. Outros estudos mostraram que a cafeína pode aumentar especificamente a queima de gordura em até 10%, em indivíduos obesos e até em 29%, em pessoas magras. No entanto, é possível que estes efeitos sejam diminuídos naqueles que bebem café há muito tempo.

Veja também: a contribuição do café verde para o emagrecimento

4. Pode reduzir o risco de diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 é um problema de saúde gigantesco, atualmente aflige cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Caracteriza-se por níveis elevados de açúcar no sangue, no contexto da resistência à insulina ou a incapacidade de secretá-la. Por alguma razão, os consumidores da bebida contam com mais um dos benefícios do café, que é reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Estudos mostram que pessoas que bebem mais café têm um risco de 23 a 50% menor de desenvolver esta doença. De acordo com uma revisão que analisou dados de 18 estudos somando 457,922 indivíduos, cada xícara diária de café foi associada com a redução em 7% do risco de desenvolver diabetes 2.

5. Pode reduzir dores

Você sente dor ao final de um dia normal de trabalho? Não é tão incomum. Mas, o surpreendente é como as pessoas se sentem renovadas após uma pausa para o café. E pode haver uma razão para este, dentre os benefícios do café. Pesquisadores noruegueses observaram 48 pessoas que trabalham em escritórios e descobriram que aqueles que consumiram café declararam sentir menos dores do que os que não consumiram a bebida.

6. O cheiro de café pode torná-lo menos estressado.

Pesquisadores da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, examinaram os cérebros de ratos que estavam estressados com privação de sono: descobriram que aqueles que foram expostos a aromas de café experimentaram mudanças nas proteínas cerebrais, ligadas ao estresse.

Detalhe: este estudo com aromas não se relaciona com o estresse por si só, apenas com a tensão sentida como resultado da privação de sono. Portanto, não estamos completamente certos se isso significa que você deve manter um saco de grãos de café torrados em sua cabeceira, todas as noites, mas sinta-se livre para tentar! E com certeza este é um dos benefícios do café mais inusitados!

Que tal uma xícara de café? Deixe seu comentário no post e nos fale sobre suas experiências com o café!

Deixe um comentário