Conheça as propriedades e benefícios do Chá de Hibisco

chá de hibiscoO consumo do chá de hibisco vem ganhando popularidade no últimos anos. Aqueles que procuram métodos naturais seja para controlar, aliviar ou até curar certas doenças encontraram nesse chá uma série de benefícios. A planta cresce em áreas tropicais e produz flores vermelhas deslumbrantes, sendo essas flores usadas por séculos devido aos seus fins medicinais.

Benefícios do chá de hibisco

Como dito, os benefícios do chá de hibisco para a nossa saúde são inúmeros, entre os quais incluem:

Controle da pressão arterial

Um estudo americano realizado pela AHA (American Heart Association) afirma que o consumo do chá de hibisco reduz a pressão arterial em adultos, especialmente nos que sofrem de hipertensão. Outros estudos sugerem inclusive que o chá de hibisco é mais eficiente para a controle da pressão arterial do que boa parte dos medicamentos normalmente prescritos pelos médicos.

Por causa de suas propriedades anti-inflamatórias, o chá de hibisco pode reduzir a pressão arterial em até 10 pontos, de acordo com uma pesquisa feita na universidade de Tufts, em Boston, nos Estados Unidos. Para que isso ocorra, o indicado é que você beba o chá 3 vezes por dia durante algumas semanas.

Controle do colesterol

Pesquisas também revelaram que o chá de hibisco é muito eficaz na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). Os bioflavonoides presentes em sua composição ajudam a prevenir a formação de placas nas paredes das artérias, o que reduz o colesterol prevenindo assim uma série de outras doenças.

Perda de peso

O chá de hibisco por si só já é um supressor do apetite, mas o benefício maior é que o consumo do mesmo afeta a maneira como o seu corpo irá absorver e armazenar a gordura e os carboidratos. Além disso, o chá de hibisco é um leve diurético que ajuda na liberação das impurezas do seu organismo, evitando o inchaço e mantendo assim o seu sistema mais limpo.

Depressão

Para as pessoas que sofrem de depressão ou alterações de humor, o chá de hibisco pode oferecer uma melhora significativa sobre essas condições. Ele contém vitaminas e minerais como os flavonoides, que podem reduzir a ansiedade e a depressão criando uma sensação relaxada no corpo e na mente.

Câncer

Estudos recentes têm mostrado que o chá de hibisco pode retardar o crescimento das células cancerígenas, o que se deve ao fato de suas propriedades antioxidantes. Isso significa que o consumo desse chá pode efetivamente evitar a evolução do câncer, induzindo as células cancerígenas a um processo chamado apoptose, no qual resulta na morte das mesmas.

Propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas

O chá de hibisco é rico em ácido ascórbico, conhecido popularmente como vitamina C. Esse é um nutriente essencial para organismo pois estimula a atividade e o bom funcionamento do sistema imunológico. Sendo assim, suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas ajudam o corpo a combater uma série de agentes nocivos a nossa saúde. O chá de hibisco é comumente utilizado contra a febre e a gripe.

Envelhecimento

O chá de hibisco é utilizado a séculos em lugares como Egito e China para retardar o envelhecimento. Suas propriedades antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, contribuindo desse modo na manutenção da saúde do seu organismo como um todo, evitando o envelhecimento precoce.

Efeitos colaterais do chá de hibisco

Mesmo que esse é um dos chás mais saudáveis do mundo, efeitos colaterais podem ocorrer devido ao seu consumo, dentre os quais:

Sonolência

Muitas pessoas relatam se sentir meio sonolentas após ter bebido o chá de hibisco. Devido a sua função calmante, a sonolência em algumas vezes não é considerada um efeito colateral. No entanto, você deve evitar o chá de hibisco se tiver que dirigir ou desenvolver um trabalho que lhe exija foco e concentração.

Alucinações

Há alguns relatos de pessoas que já tiveram leves efeitos alucinógenos depois de ter consumido o chá de hibisco. Porém, é importante frisar que há mais de 100 diferentes tipos de hibisco, sendo que seus benefícios e efeitos colaterais são desconhecidos para a grande maiorias dessas variantes. Certifique-se de que você está bebendo o chá feito de hibisco vermelho.

Redução da pressão arterial

A redução da pressão arterial pode ser considerada um benefício ou um efeito colateral. Se você têm pressão baixa certamente não deve beber o chá de hibisco, uma vez que ele pode diminuir sua pressão ainda mais. Uma pressão arterial muito reduzida pode causar desmaios, tonturas e até mesmo causar danos ao coração e/ou ao cérebro.

Além desses, o chá de hibisco não é recomendado para as grávidas, já que o seu consumo pode reduzir os níveis de estrogênio no organismo e estimular a menstruação, o que poderia levar a um aborto. Mulheres submetidas a qualquer tipo de reposição hormonal, e isso inclui o uso de anticoncepcionais, também devem evitar o chá de hibisco. Estudos também mostraram que em alguns casos o mesmo pode diminuir a fertilidade masculina.

O artigo foi útil para você? Comente, curta ou compartilhe.

Leia também:
Chás calmantes para aliviar o stress
Conheça os benefícios do chá de hortelã

Deixe um comentário