Benefícios do jenipapo

jenipapoO jenipapo é um fruto ainda pouco conhecido pela maior parte das pessoas, não sendo comum na região Sul e Sudeste do Brasil, mas bastante apreciado no Nordeste e no Norte. É uma fruta natural da América do Sul e da Central, que pode ser consumida em sua forma natural, embora seja bastante utilizada para produção de licores, compotas, doces, sucos e vinho.

O jenipapo possui inúmeras substâncias necessárias à saúde, como ferro, cálcio, fósforo, além de fibras e vitaminas B1, B2, B3, B5 e C. Com 113 calorias a cada 100 gramas, o jenipapo oferece 25,7 gramas de carboidratos, 9,4 grama de fibras e 0,3 gramas de gordura, o que o torna um alimento saudável, gerando diversos benefícios ao nosso organismo.

Além disso,a fruta também apresenta propriedades laxantes, digestivas e tônicas.

Veja, a seguir, os benefícios do jenipapo para sua saúde:

1. Combate a anemia

O jenipapo apresenta 3,6 mg de ferro a cada 100 gramas, o que o torna um grande aliado no combate à anemia, podendo tanto prevenir o problema como servindo como auxiliar no tratamento, desde que haja acompanhamento médico. Para tratamento de anemia é recomendado tomar suco de jenipapo adoçado com melado de cana diversas vezes ao dia.

2. Estimula o apetite

Para pessoas que apresentam dificuldade em manter o peso, emagrecendo além do que é devido, o jenipapo pode servir para aumentar o apetite, ajudando a engordar. O importante, aqui, é que a pessoa que precisa engordar deve comer a quantidade necessária de alimentos saudáveis, chegando ao peso ideal e o mantendo. Desta forma, o jenipapo é útil para quem tem necessidade de uma dieta hipercalórica, acompanhada de treinos físicos de musculação, trazendo o necessário desenvolvimento muscular e não propriamente a gordura, que poderá acarretar graves problemas de saúde.

3. Controle das plaquetas sanguíneas

O suco feito com jenipapo é considerado um dos mais eficientes para manter o controle das plaquetas no sangue, sendo recomendado, inclusive, para pacientes que são obrigados a passar pelo tratamento de quimioterapia. A orientação para esse tipo de paciente é tomar dois copos de suco de jenipapo por dia, batido no liquidificador e coado antes de ser consumido, adoçado com mel ou melado de cana.

Um dos motivos da recomendação é que o tratamento de quimioterapia, em certos pacientes, compromete a capacidade de a medula óssea produzir plaquetas, o que as torna reduzidas na corrente sanguínea, e essas plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue em casos de hemorragia. Além disso, a falta de plaquetas pode provocar problemas na pele, como coceiras, feridas, vermelhidão e sangramento no nariz e nas mucosas da boca.

4. Ação afrodisíaca

Nem só para a saúde de nossos órgãos internos serve o jenipapo. De acordo com a tradição, o fruto também é ideal para quem precisa estimular ou apimentar a vida sexual, fazendo uso de produtos naturais que impulsionam a libido e estabelecem a normalidade na vida sexual. Tomar licor de jenipapo, entre os nordestinos, é usar um afrodisíaco de primeira qualidade, garantido para fazer a libido ferver.

5. Soluciona problemas na gravidez

O jenipapo também pode ser útil para mulheres grávidas, quando não conseguem controlar os vômitos. O jenipapo é útil para o estômago e pode aliviar os sintomas provocados pela gravidez, como as náuseas. Para mulheres grávidas, a recomendação é preparar o suco de jenipapo e levá-lo ao fogo, até que fique reduzido pela metade, ou seja, que esteja bem concentrado. Depois de morno, a mulher grávida deve tomar uma colher de sopa do concentrado a cada duas horas.

6. Tratamento de bronquite

O jenipapo também é muito útil para os pulmões ajudando a combater a bronquite. Essa utilidade já é bastante conhecida no Norte e Nordeste, onde se costuma preparar um xarope natural de jenipapo para solucionar o problema de bronquite. Usa-se três jenipapos, um limão galego, mel e dois litros de água na sua preparação, cozinhando-se os ingredientes (exceto o mel) durante 40 minutos, esperando esfriar e adicionando-se o mel em seguida. Pessoas que sofrem com bronquite devem tomar uma colher de sopa do xarope de jenipapo de duas a três vezes ao dia. Para crianças, a dose é melhor: uma colher de chá do xarope, de uma a três vezes por dia.

Vale lembrar, no entanto, que apenas o uso de medicamentos caseiros e naturais não deve ser praticado. Todo e qualquer tratamento deve ser acompanhado por um médico. Assim, uma pessoa diagnosticada com bronquite deve seguir as recomendações do profissional médico, mesmo informando estar fazendo uso do xarope de jenipapo.

7. Outros benefícios do jenipapo

Além dos benefícios que destacamos anteriormente, o jenipapo ainda é recomendado para outros problemas de saúde, como, por exemplo, inflamações do sistema respiratório (entre eles, a asma e a bronquite), problemas de reumatismo, deficiência renal, doenças no fígado e no baço, cura da diarreia, tratamento de úlceras estomacais e de faringite.

O jenipapo, portanto, além de ser um alimento saboroso também se apresenta como um grande remédio fornecido pela natureza.

Leia também…
Conheças os usos e benefícios da Romã (Punica Granatum)
Conheça os benefícios da Batata Yacon para a saúde
Os cogumelos e sua magia nutricional: conheça seus benefícios para a saúde

Deixe um comentário