Conheça os benefícios do milho verde

milho verdeO milho, cereal nativo da América, é um dos alimentos mais consumidos no mundo, considerado também como um dos grandes promotores de saúde. O cultivo do milho durante a história da humanidade forneceu inúmeras espécies, de várias cores, que oferecem diversos benefícios ao organismo.Conheça melhor o que o milho verde pode fazer por sua saúde:

Os benefícios do milho verde

O milho verde é fonte de antioxidantes

O milho verde é uma grande fonte de nutrientes antioxidantes, trazendo diversos benefícios à nossa saúde. A combinação de nutrientes depende da variedade do milho. O amarelo, por exemplo, é mais rico em luteína e Zeaxantina, enquanto que o milho roxo possui ácido protocatecuico  e o azul fornece antocianinas.

Os antioxidantes protegem as células de nosso organismo dos radicais livres, que surgem em consequência dos processos químicos do metabolismo e de outras causas, como radiação, poluição e tabagismo. O consumo do milho verde ajuda a reduzir as infecções e combate algumas formas de câncer.

O milho verde é fonte de proteínas

Costumamos obter proteína das carnes, mas o milho verde também é boa fonte de proteínas, essas vegetais, que são mais saudáveis. Um copo de milho verde apresenta 5 gramas de proteína, ou seja, praticamente 10% da quantidade necessária dessa substância em nosso consumo diário.

As proteínas do milho verde possuem praticamente todos os aminoácidos necessários para nossa saúde. A única substância não presente no milho é a lisina, que pode ser conseguida através do consumo de ovos e de carnes magras.

É rico em fibras

Nosso sistema digestivo tem necessidade de fibras insolúveis para formar o bolo fecal e evitar a constipação intestinal. O milho verde possui grande quantidade de fibras insolúveis, que enxugam as gorduras de nosso sistema digestivo e as eliminam do corpo, ajudando a reduzir o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.

O milho verde possui boa quantidade de fibras insolúveis, apresentando pelo menos 20 gramas em cada 100 gramas de grãos, e isso representa praticamente a metade de nossa necessidade diária de fibras.

Fonte de ácido fólico

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, essencial para metabolizar as proteínas. Nosso organismo tem necessidade de ácido fólico, principalmente nas mulheres em idade fértil, ajudando a prevenir possíveis defeitos de formação do feto. O ácido fólico, para ambos os sexos, também é necessário para proteger o sistema circulatório e o coração, já que mantém os níveis de homocisteína no sangue, aminoácido que, quando em níveis elevados, danificam os vasos sanguíneos.

O ácido fólico presente no milho verde também é essencial para o processo de produção dos neurotransmissores cerebrais, mantendo o cérebro com bom funcionamento e evitando problemas de doenças como o Alzheimer.

Fonte de calorias

O milho verde é fonte de calorias: 100 gramas de milho verde oferecem 90 calorias saudáveis para nosso corpo, e essa quantidade é uma das mais elevadas entre os cereais que costumamos ter em nossa alimentação. O único cuidado que devemos ter é manter o equilíbrio no consumo do milho verde, uma vez que, em excesso, ele pode ajudar a aumentar o peso.

É rico em vitaminas e minerais

O milho verde é uma grande fonte de vitaminas e minerais, possuindo algumas propriedades nutricionais não encontradas em outros cereais. As vitaminas estão mais presentes no milho verde do que no seco, enquanto que os minerais mantém-se nas duas qualidades de milho.

Minerais e vitaminas

Acompanhe conosco a relação de vitaminas e minerais que encontramos no milho verde e veja todos os benefícios que você pode ter ao incluir esse cereal em sua alimentação:

  • Ácido fólico, nutriente essencial para nosso metabolismo, conhecido também como vitamina B9;
  • Ácido pantotênico, ou vitamina B5, que mantém a energia de nosso organismo e é necessário para diversos processos metabólicos;
  • Cobre, antioxidante e mineral necessário para o bom funcionamento de nosso sistema circulatório;
  • Fósforo, mineral importante para o crescimento e para a manutenção dos nossos tecidos orgânicos;
  • Magnésio, um dos mais importantes minerais para o bom funcionamento de nosso organismo, que ajuda a evitar inúmeras doenças crônicas;
  • Manganês, mineral que ajuda no crescimento dos ossos, na absorção de nutrientes e na cicatrização de feridas;
  • Niacina, ou vitamina B3, nutriente exigido para manter os níveis de colesterol, prevenindo doenças cardíacas;
  • Piridoxina, ou vitamina B6, que mantém a respiração de nossas células e ajuda nosso organismo a metabolizar as proteínas;
  • Potássio, mineral exigido para manter o controle arterial e que ajuda a manter o sistema circulatório com saúde;
  • Zinco, mineral que fortalece o sistema imunológico e impede que nosso organismo seja contaminado por microrganismos.

Podemos considerar o milho verde como um remédio natural e não apenas como alimento. Sua presença em nosso cardápio é garantia de boa saúde.

Deixe um comentário