Os cogumelos e sua magia nutricional: conheça seus benefícios para a saúde

Benefícios dos cogumelos para a saúdeDentre os benefícios dos cogumelos para a saúde estão: fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do colesterol, controle da diabetes e perda de peso. Os cogumelos são usados como um tratamento adjuvante contra o câncer na Ásia devido à sua capacidade de neutralizar os efeitos tóxicos da quimioterapia e radiação, enquanto, simultaneamente, diminui os tumores.

Quase todos nós estamos familiarizados com cogumelos e seus mágicos poderes benéficos. Particularmente aqueles que leram ou ouviram contos de fadas, como Alice no país das maravilhas, três ursos e um bebê ou até mesmo aqueles que jogaram Super Mario Brothers.

Você provavelmente já viu nos filmes ou desenhos alguém ficar maior depois de comer um cogumelo, ou usando um como escudo contra um monstro perigoso. Estas não são apenas referências da ficção, mas são realmente representações simbólicas dos reais benefícios dos cogumelos para a saúde. Eles realmente podem torná-lo maior e protegê-lo contra doenças e infecções, pois estão cheios de proteínas, vitaminas, minerais, aminoácidos, antibióticos e antioxidantes. Aqui você conhecerá alguns dos muitos benefícios dos cogumelos para a saúde.

Benefícios dos cogumelos para a saúde

Níveis de colesterol

Os cogumelos possuem proteínas magras, uma vez que não têm colesterol e muito pouco carboidrato. As fibras e certas enzimas dos cogumelos também ajudam a regular os níveis de colesterol. Além disso, o alto teor de proteína magra encontrada neles ajuda a queimar o colesterol quando são digeridos.

Equilibrar os níveis de colesterol entre o colesterol LDL (“mau” colesterol) e HDL (colesterol “bom”) é essencial na prevenção de várias doenças cardiovasculares como aterosclerose, ataque cardíaco e derrame.

Ajudam a combater anemia

Pessoas anêmicas são caracterizadas por terem baixos níveis de ferro no sangue, o que resulta em fadiga, dores de cabeça, diminuição da função neuronal, e problemas digestivos. Os cogumelos são uma boa fonte de ferro, e mais de 90% do valor nutritivo de ferro pode ser absorvido pelo corpo, o que promove a formação de células vermelhas do sangue e mantém as pessoas saudáveis e funcionando em todo o seu potencial.

Câncer da mama e de próstata

Os cogumelos são muito eficazes na prevenção de câncer de mama e de próstata, devido à presença significativa de beta-glucanos e ácido linoleico. Ambos têm efeitos anticancerígenos. Destes dois, o ácido linoleico é, particularmente, útil na supressão dos efeitos nocivos de excesso de estrogênio.

O aumento nos níveis de estrogênio é uma das principais causas do câncer de mama em mulheres após a menopausa. Os beta-glucanos, por outro lado, inibem o crescimento de células cancerosas em casos de câncer de próstata, e numerosos estudos demonstraram as propriedades antitumorais dos cogumelos.

Manutenção do diabetes

Os cogumelos são uma dieta de baixo consumo energético ideal para os diabéticos. Além disso eles:

  • Não possuem gorduras e colesterol,

  • Têm níveis muito baixos de carboidratos,

  • Elevado teor de proteínas,

  • São ricos em vitaminas e minerais;

  • Contêm uma grande quantidade de água e fibras.

Além disso, eles contêm insulina natural e enzimas que ajudam a quebrar açúcar ou amido dos alimentos. Eles também são conhecidos por possuírem determinados compostos que ajudam no bom funcionamento do fígado, pâncreas e outras glândulas endócrinas, promovendo assim a formação de insulina e a sua regulação adequada por todo o corpo.

Os diabéticos sofrem frequentemente de infecções, particularmente nas suas extremidades, que tendem a continuar por longos períodos de tempo. Os antibióticos naturais dos cogumelos podem ajudar a proteger os diabéticos destas condições dolorosas e potencialmente fatais.

Ajudam na saúde dos ossos

Os cogumelos são uma rica fonte de cálcio, um nutriente essencial na formação e força dos ossos. Um suprimento constante de cálcio na dieta pode reduzir suas chances de desenvolver doenças como osteoporose, e também pode reduzir a dor articular e falta geral de mobilidade associada à degeneração óssea.

Absorção de nutrientes

Vitamina D é uma vitamina relativamente rara de se encontrar em vegetais, e de fato, formas comestíveis em geral, não são particularmente comuns. No entanto, os cogumelos são uma fonte dessa vitamina essencial, que pode facilitar a absorção e o metabolismo do cálcio e do fósforo, os quais também estão presentes na composição desse alimento.

Fortalecimento do sistema imune

Ergotioneína, um poderoso antioxidante presente nos cogumelos, é muito eficaz para proporcionar proteção contra os radicais livres, bem como estimular o sistema imunológico. Na verdade, é um aminoácido que contém enxofre, um nutriente do qual muitas pessoas são deficientes, apesar de não saber ou ver os seus efeitos.

Dito isto, a presença desse “antioxidante mestre” que é exclusivo dos cogumelos, pode dar-lhe um grande impulso para a saúde do sistema imunológico. Ela ajuda a eliminar os radicais livres, que são os compostos perigosos liberados durante os processos metabólicos das células e podem flutuar por todo o corpo, causando danos significativos.

Algumas precauções

Alguns cogumelos podem ser muito perigosos! A maioria das espécies não são comestíveis e algumas são altamente venenosas, apesar de muito semelhantes na aparência com os que se pode comer. Para seu consumo, nunca tente apanhar cogumelos em pastos ou outros locais naturais no mato.  A menos que tenha sido muito bem treinado para identificá-los.

Cogumelos têm a capacidade única de absorver a matéria do local sobre o qual eles crescem, seja boa ou ruim. Esta qualidade é o que dá a eles muito do seu poder benéfico, mas também os seus aspectos perigosos.

3 comments for “Os cogumelos e sua magia nutricional: conheça seus benefícios para a saúde

Deixe um comentário