Produtos naturais: veja sua importância para a saúde

produtos naturaisA alimentação natural era um hábito de um público alternativo até a década de 1970, aqueles conhecidos como naturalistas ou ecológicos. Com o tempo, os produtos naturais foram ganhando espaço, conquistando mais adeptos, principalmente através do conhecimento científico, que comprovou a eficácia e a importância dos alimentos e produtos naturais para a saúde humana.

Pessoas que querem manter a boa forma, melhorar a qualidade de vida e garantir longevidade estão preferindo os produtos naturais, que são cultivados dentro de um processo orgânico, produzidos sem a adição de componentes químicos ou de agrotóxicos.

Sabe-se hoje que os alimentos industrializados podem provocar problemas de saúde, além de serem a porta de entrada para várias doenças. Desta forma, cada vez mais pessoas estão procurando adotar bons hábitos de alimentação, deixando de comer os industrializados e dando preferência aos produtos naturais, que são os mais saudáveis.

Para saber melhor sobre os produtos naturais, vamos conhecer um pouco mais sobre esse tipo de alimentação e os benefícios que podem trazer para nossa saúde.

O que são os produtos naturais?

Devemos entender como produtos naturais aqueles que não passam por processos industriais, ou em que o processo é mínimo, deixando-os o mais próximo possível de sua origem, sem adição de produtos químicos, como corantes artificiais, aromatizantes e conservantes, entre outros.

Dessa maneira, os produtos naturais conseguem manter praticamente intactas suas características, já que cada uma delas tem uma função específica para nosso organismo e para manter uma dieta equilibrada.

Se pensarmos nos grãos naturais integrais, por exemplo, vamos ter a camada externa, onde estão presentes os carboidratos, proteínas e micronutrientes, garantindo ainda o farelo e o gérmen, onde estão concentradas as vitaminas, minerais e nutrientes, que são mínimos nos grãos refinados. Assim, nossa alimentação é baseada em produtos próximos à natureza, preservando o equilíbrio original dos nutrientes e das substâncias bioativas que precisamos para nossa saúde.

Só pelo fato de darmos preferência aos produtos naturais em nossa alimentação, se praticarmos regularmente uma atividade física, a ciência comprova que temos uma expectativa de aumento de vida em até 12 anos. Os alimentos naturais são o melhor remédio para prevenção de doenças.

Benefícios dos produtos naturais para nosso organismo

Os benefícios dos produtos naturais para nosso organismo são inúmeros. Eles ajudam a equilibrar a pressão arterial, mantém o nível do colesterol e de gordura, deixam os triglicerídeos em níveis ideais e, principalmente, ajudam a evitar a obesidade.

Com a inclusão de produtos naturais em nossa alimentação, ajudamos a proteger nosso organismo e ainda fornecemos apoio a qualquer tipo de tratamento necessário. Com o consumo dos alimentos naturais, trazemos equilíbrio do corpo, situação que se reflete na nossa mente e, em consequência, em nossa vida, de uma forma geral.

Os médicos e nutricionistas comprovaram que os produtos naturais podem favorecer não apenas a perda de peso, mas que também ajudam a perder gordura na região abdominal. É importante lembrar que a gordura localizada na região abdominal é a responsável pela produção de substâncias que favorecem as inflamações, aumentando os riscos de problemas como o diabetes tipo 2 e os problemas cardiovasculares.

Além disso, o consumo de produtos naturais também ajudam a tratar e prevenir a hipertensão, a osteoporose, os problemas respiratórios e digestivos e diversos tipos de câncer.

A busca de produtos naturais tem se intensificado principalmente em razão de manter uma alimentação correta, dentro de padrões exigidos pela nossa saúde. O mundo moderno não nos deixa tempo para tratar de nosso organismo e, quando vamos em busca de alimentos naturais, conseguimos evitar diversas doenças que são naturalmente consequência de uma vida agitada, com muito estresse, com a convivência com a poluição das grandes cidades.

A maior parte das doenças modernas tem relação direta com a má alimentação e, ao procurar produtos naturais vamos evitar praticamente todas elas, trazendo mais equilíbrio orgânico e melhor qualidade de vida.

Como fazer uma boa alimentação com produtos naturais

Para fazer uma boa alimentação com produtos naturais, tome alguns cuidados na hora de escolher o que vai levar para sua mesa:

Verifique bem os alimentos

Nem sempre a embalagem mostra que você está comprando produtos naturais. Procure se certificar vendo bem a embalagem, inclusive se ele foi ou não industrializado, lembrando que quando mais industrializado o alimento for, menos saudável ele será.

Quando escolher cereais, por exemplo, verifique se são misturados com outros ingredientes, quais são esses ingredientes e a quantidade de cada um.

Consuma sempre verduras, frutas e legumes

Não deixe de incluir verduras, frutas e legumes em sua alimentação, dando preferência aos orgânicos, já que esses são produzidos sem agrotóxicos e outros produtos químicos. Se não puder consumir diariamente produtos orgânicos, pelo menos faça uso deles alguns dias da semana.

Se você tiver qualquer dúvida com relação aos produtos naturais, não deixe de procurar ajuda de um profissional nutricionista. Ele, certamente, poderá indicar os melhores produtos que você pode ter na sua alimentação, garantindo melhor qualidade de vida, melhor humor e mais energia para enfrentar as atribulações do dia a dia.

1 comment for “Produtos naturais: veja sua importância para a saúde

Deixe um comentário