Veja quais são os nutrientes e os benefícios dos vegetais verdes para a saúde

benefícios dos vegetais verdes - Qualquer pessoa que tenha um pouco de conhecimento sobre nutrição sabe que os vegetais, especialmente os vegetais verdes, são indispensáveis para uma alimentação saudável.

Os vegetais verdes são fontes riquíssimas em nutrientes e antioxidantes importantíssimos para o bom funcionamento do organismo como um todo, dentre os quais estão:

Cálcio

  • Fortalece os ossos;
  • Auxilia no combate à obesidade;
  • Protege os músculos cardíacos;
  • Auxilia na prevenção do câncer de cólon;
  • Auxilia no controle da pressão arterial;
  • Auxilia a circulação dos nutrientes através das membranas celulares;
  • Fortalece os dentes e protege às gengivas.

Potássio

  • Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Regula o metabolismo;
  • Auxilia no combate ao estresse e aos efeitos da ansiedade;
  • Auxilia na manutenção do peso;
  • Equilibra os níveis de água no organismo;
  • Atua na prevenção de cãibras.

Ferro

  • Auxilia no transporte de oxigênio por todo o corpo, sendo ele o responsável pela coloração avermelhada do sangue;
  • Melhora as funções musculares;
  • Melhora as funções cerebrais;
  • Previne à anemia;
  • Fortalece o sistema imunológico.

Vitaminas A, C e K

A vitamina A tem um papel fundamental no crescimento dos ossos, no combate aos radicais livres, melhora a imunidade e atua contra o envelhecimento celular.

A vitamina C ajuda nos processos de cicatrização, mantém a aparência da pele saudável (estimula a síntese do colágeno) e é importante para a saúde dos ossos, dentes, músculos e tendões.

Já a vitamina K está envolvida na coagulação do sangue, sendo que a deficiência dessa resulta em problemas de cicatrização, causando excesso de sangramento no caso de cortes e feridas.

Portanto, os nutrientes encontrado nos vegetais verdes contribuem para diversos processos do nosso organismo, incluindo a redução dos níveis de colesterol ruim (LDL).

Além disso, os vegetais verdes são excelentes fontes de fibra e água, mantendo assim o seu sistema digestivo em dia.

Vegetais verdes

Abaixo listamos alguns dos melhores vegetais verdes que você deveria adicionar as suas refeições:

Couve

benefícios dos vegetais verdes - CouveA couve é considerada por muitos um dos alimentos mais saudáveis do mundo, e com razão. Esse vegetal é benéfico contra os problemas digestivos, contra as doenças do fígado além de ajudar na cura das úlceras estomacais. A couve é um dos vegetais verdes mais potentes em ternos de nutrição, muito utilizado nos sucos detox.

Alface

benefícios dos vegetais verdes - AlfaceA alface é um dos vegetais verdes mais utilizados, seja em saladas, hambúrgueres ou sanduíches. Essa folha é composta principalmente de água, mas contém quantidades significativas de ferro, potássio, vitamina A e ácidos graxos ômega-3.

Por ser rica nesses nutrientes, a alface promove o bom funcionamento do aparelho digestivo, ajuda a controlar os níveis de colesterol ruim (LDL), a manter a boa aparência da pele entre outros.

Brócolis

benefícios dos vegetais verdes - BrócolisO brócolis não poderia ficar de fora dessa lista. Esse vegetal verde é rico em proteínas, fibras dietéticas e vitamina C. O brócolis auxilia o sistema digestivo, tem benefícios para a saúde visual, do coração, combate o câncer e o envelhecimento precoce além de ajudar na prevenção de uma série de doenças crônicas.

Espinafre

benefícios dos vegetais verdes - EspinafreQuem nunca assistiu um episódio do Popeye em que ele abre uma lata de espinafre, come e fica mais forte? Então, você deveria fazer o mesmo! O espinafre tem sido associado com a prevenção do câncer e da asma, reduz a pressão arterial e promove a boa aparência da pele e do cabelo.

Um estudo ainda mostrou que consumir um shake contendo espinafre na parte da manhã pode ter um efeito significativo sobre a fome, promovendo a perda de peso.

Rúcula

benefícios dos vegetais verdes - RúculaA rúcula tem como característica seu sabor picante, sendo utilizada em molhos e saladas.

Um estudo revelou que esse vegetal é rico em cálcio, magnésio e vitamina A, podendo ser eficaz contra os tumores.

Acelga

benefícios dos vegetais verdes - AcelgaSemelhante à couve e ao espinafre, a acelga é rica em vitaminas (A, C e K), magnésio e manganês. Esse vegetal verde também contém uma substância chamada kaempferol, que ajuda a proteger o seu coração e outra conhecida como ácido siríngico, que auxilia no controle do açúcar no sangue.

Agrião

benefícios dos vegetais verdes - AgriãoO agrião contém apenas 11 calorias para cada 100 gramas, fazendo com que ele seja um dos alimentos menos calóricos do planeta. Além disso, esse é um dos vegetais verdes que auxiliam no combate ao câncer, sendo muitas vezes usado também para combater a tosse, a gripe e a bronquite.

Abobrinha

benefícios dos vegetais verdes - AbobrinhaQuando falamos sobre vegetais verdes nem sempre nos referimos apenas sobre as folhas. A abobrinha também faz parte desse time, é rica em potássio, vitaminas do complexo B e tem poderes antioxidantes. Esse alimento tem propriedades anti-inflamatórios e auxilia no combate ao câncer de próstata.

Aspargos

benefícios dos vegetais verdes - AspargosUm dos principais benefícios do aspargo são suas propriedades anti-inflamatórias. Ele também é rico em antioxidantes como a vitamina E, vitamina C e betacaroteno. Esse nutrientes ajudam a combater os radicas livres que causam danos às células do corpo.

Repolho

benefícios dos vegetais verdes - RepolhoO repolho é um alimento de baixo teor calórico muito nutritivo que pode ser consumido de diversas maneiras. Esse vegetal verde é associado a uma série de benefícios, bem como a proteção contra o câncer de cólon e o combate as inflamações.

Como você viu, os vegetais verdes trazem diversos benefícios para a nossa saúde. Se você não tem o hábito de consumir pelo menos uma vez ao dia qualquer um desses alimentos, comece a partir de amanhã. Em breve você vai notar os efeitos positivos que eles tem sobre o seu organismo.

O artigo foi útil para você? Comente, curta ou compartilhe.

Leia também:
Chlorella: alga verde de água doce
Conheça 5 benefícios do Açafrão, também conhecido como Cúrcuma ou Açafrão da Terra
Veja os principais benefícios de suco de couve
Os vegetais de baixo amido – low carb não é ovo com linguiça

2 comments for “Veja quais são os nutrientes e os benefícios dos vegetais verdes para a saúde

Deixe um comentário