Benefícios e nutrientes da quinoa

Na procura de alimentação mais equilibrada e saudável, o mercado de alimentos trouxe novidades de outras regiões do mundo. Entre essas novidades temos a quinoa, um cereal originário da Bolívia e que era considerado sagrado pelos incas.

A quinoa é um cereal tão nutritivo que foi considerado o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos, podendo ser considerada apenas ao leite materno em valor de proteínas e nutrientes.

Além de excelente quantidade de proteínas, também é composta por vitamina A, que é importante para a saúde dos olhos; de vitaminas B1, B2 e B3, essenciais para o funcionamento do sistema nervoso central; vitamina B6, para combater processos inflamatórios; vitaminas E e C, que são antioxidantes.

A quinoa também possui diversos minerais, como ferro, para prevenir a anemia; fósforo e potássio, necessários para os músculos; magnésio, que também combatem inflamações; zinco, para fortalecer o sistema imunológico; e cálcio, que contribui para o fortalecimento dos ossos e dentes.

Mostrando ainda mais sua excelência como alimento, ainda é uma boa fonte de fibras, que ajuda no trato intestinal e colabora na absorção de glicose e de colesterol, possuindo alvo valor energético e proporcionando ao organismo ômega 3 e ômega 6. Seu consumo ainda fornece, para as mulheres, fitoestrógenos, substâncias que ajudam a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

Como consumir a quinoa

A quinoa pode fazer parte de dezenas de receitas, podendo ser consumida tanto em grão quanto em folha, que pode ser refogada da mesma maneira que o espinafre. O grão, no entanto, é a forma mais comum de consumo e o mais fácil de ser encontrado.

A preparação da quinoa pode ser feita de várias formas, podendo ser cozido e temperado em saladas, consumido com arroz, no preparo de sopas, etc. Em sua forma de farinha, pode ser feita em pães, pudins e massas de uma forma geral, além de poder ser consumida como mingau.

A grande vantagem da quinoa é não possuir glúten, a proteína encontrada no trigo, sendo também uma alternativa para a alimentação de pessoas que tenham intolerância ao glúten.

Quinoa, um pseudocereal com muitos benefícios

O interessante da quinoa é que, embora seja tão consumida e apreciada, ela é considerada um pseudocereal, ou seja, embora tenha os mesmos nutrientes que os cereais, suas características de plantio e crescimento são diferentes.

O consumo de quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para pessoas sedentárias, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução do colesterol, no fortalecimento dos ossos e na prevenção de doenças como hipertensão e osteoporose.

Sua utilização também é eficiente para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a síntese de hormônios. As fibras presentes na quinoa trazem sensação de saciedade, favorecendo também nas dietas para emagrecer. Também ajuda nos processos de cicatrização e no fortalecimento do sistema imunológico.

É recomendado um consumo diário de no mínimo 3 colheres de sopa de quinoa, que pode ser associada a outros alimentos, principalmente sucos cítricos, que ajudam a aumentar a absorção de seus nutrientes.

A quinoa pode ser encontrada facilmente em supermercados e lojas de produtos naturais, grande parte das vezes sendo vendida em sua versão em pó, quando fica parecida com aveia moída, embora também seja encontrada em grãos.

Acrescente quinoa a uma dieta equilibrada

Mesmo que a quinoa traga tantos benefícios à saúde e que esteja entre os alimentos da moda, é preciso lembrar que a alimentação deve ser equilibrada e variada, trazendo sempre os melhores nutrientes para o organismo. Desta forma, se você quer aderir ao consumo de quinoa, não se esqueça que seu cardápio também deve ter frutas, legumes, verduras, as quantidades necessárias de carboidratos e de proteína animal, mantendo sua saúde e seu metabolismo em ordem.

Os nutricionistas recomendam que o consumo de quinoa não passe de 3 colheres ao dia. Embora não haja contraindicações para o consumo, da mesma forma que outros alimentos, é preciso estar atento à quantidade de alimentos que consumimos diariamente, procurando comer o suficiente para atender nossas exigências diárias de calorias e nutrientes, evitando o acúmulo de calorias que, consequentemente, irão trazer o sobrepeso e a obesidade.

2 comments for “Benefícios e nutrientes da quinoa

Deixe um comentário