Capim limão: conheça 9 de seus benefícios

capim limãoO capim limão, ou capim cidreira, é muito conhecido por seu aroma perfumado de notas cítricas, rendendo ótimos cremes hidratantes e óleos essenciais. A planta, no entanto, pode ser utilizada até mesmo em receitas culinárias e seu chá traz diversos benefícios à saúde, sendo calmante e antidepressivo.

Neste artigo, trataremos com mais detalhes as propriedades medicinais dessa planta. Mas, antes, o que é o capim limão?

Um pouco sobre o capim limão

O capim cidreira é uma especiaria indiana que chegou ao Brasil com os portugueses, na época da colonização. De sabor adocicado e cheiro de limão, o Cymbopogon citratus possui diversas vitaminas e minerais, como vitamina A, vitamina C, ferro e potássio. Pertencente à família das gramíneas, o capim limão apresenta folhas cortantes nas extremidades de coloração verde-claro. Além de chás, preparam-se também refogados e sopas com essa planta.

Curiosidades: o aroma do capim limão é capaz de atrair abelhas. Antigamente, quando da ocasião de enxames desses insetos, passavam-se as folhas dessa planta em caixas. O aroma então atraía as abelhas para dentro delas. Em contrapartida, o capim limão é um repelente natural de mosquitos.

Os benefícios do chá de capim cidreira

1 – Abaixa a febre

A planta é bastante conhecida por ser antifebril, sendo popularmente usada para essa finalidade. O capim limão também é eficaz contra resfriados.

2 – Pode ajudar no tratamento do câncer

Pesquisadores da Universidade Ben Gurion, de Israel, chegaram à conclusão de que algumas substâncias presentes no capim limão são capazes de eliminar células cancerosas (tumores) e preservar células saudáveis. Os testes in vitro foram replicados com sucesso em outros lugares, inclusive aqui no Brasil. Segundo um professor daquela universidade, pessoas com câncer devem tomar cerca de 8 copos ao dia do chá de capim cidreira, para fins de tratamento.

3 – É antiespasmódica

O capim limão também ajuda a evitar espasmos no útero e no intestino. O citral, mesmo componente que elimina tumores, é o responsável por esse efeito e também pela atividade antibacteriana da planta.

4 – Tem efeito calmante e ajuda a dormir melhor

O chá é ótimo para ser consumido após dias estressantes e à noite antes de dormir. Sua ingestão auxilia no combate à insônia e ao estresse.

5 – Benéfica para lactantes

O capim limão contribui para o aumento da produção de leite das novas mães. Apesar de ser um bom estimulante lácteo, deve ser consumido apenas após o parto, pois durante a gravidez pode causar abortos.

6 – Evita crises de histeria

Um dos componentes da planta, o mirceno, é responsável por combater o histerismo, bem como outras patologias nervosas.

7 – É eficaz no tratamento da anúria

A planta possui propriedades diuréticas que ajudam na eliminação de urina. Recomenda-se que, nesses casos, sejam consumidas 4 xícaras do chá de capim limão por dia.

8 – Tem propriedades antidepressivas

O chá de capim limão também pode ajudar no combate à depressão, melhorando o humor de quem o consome.

9 – Apresenta propriedades sedativas

A sedação é um efeito colateral da superdosagem do capim-limão, mas pode ser conferida na ingestão mesmo de pequenas doses por pessoas sensíveis à planta. O consumo desse chá pode potencializar os efeitos de outros sedativos, como morfina.

Efeitos colaterais e contraindicações capim limão

Quanto aos efeitos colaterais, o capim limão, aplicado sobre a pele, pode deixar manchas, quando da exposição solar. Doses excessivas do chá provocam diarreia, sonolência, pressão baixa e fraqueza.

O consumo do capim limão não é recomendado para pessoas com úlceras estomacais, azia ou gastrite. Também é contraindicado para gestantes e hipotensos.

Como preparar chá de capim limão

Existem diferentes receitas de chá de capim cidreira: com mel, com limão… Aqui ensinaremos a receita tradicional. Será necessário:

  • 1 colher (chá) de folhas;
  • 1 xícara de água.

Em primeiro lugar deve-se ferver a água e, em seguida, despeja-la na xícara. As folhas são então deixadas em infusão por cerca de 15 minutos. O chá é então coado e servido.

Quando do tratamento de anúria, espasmos e histeria, recomenda-se que sejam utilizadas também as raízes da planta, na proporção de 20 g de capim limão a cada 1 litro de água. As raízes também podem ser utilizadas para clarear os dentes, o que é bastante comum na Índia, onde elas são mastigadas com essa finalidade.

O capim limão, portanto, é uma planta que, além de ser bastante utilizada por suas propriedades aromáticas, em cremes e incensos, também traz diversos benefícios à saúde e ajuda no combate de várias doenças. Recomenda-se o consumo do chá de capim cidreira para todos aqueles que desejam beneficiar-se de alguma das propriedades aqui citadas desse vegetal.

Se você gostou deste artigo, por favor curta nossa página no Facebook, compartilhe com seus amigos e familiares e deixe seu comentário!

Deixe um comentário