Conheça os benefícios do chá de hortelã

Chá de hortelãLembra daquele delicioso chá de hortelã da vovó? Você achava que ele era só para lhe fazer dormir melhor, pois não era! Esse chá é uma deliciosa e refrescante maneira de melhorar sua saúde! Além de usarem como calmante natural, muitas pessoas também o tomam quando estão com alguma doença respiratória como gripe, resfriado ou asma.

Mas, ajudar a combater os sintomas destes males são apenas algumas, dentre várias vantagens em se fazer o uso do hortelã. Quer conhecer os benefícios de se tomar o chá dessa erva? Continue lendo.

Sobre o hortelã

Existem diversas variedades de hortelã, no entanto o mais utilizado para fazer chá, sucos ou como tempero, é um híbrido de nome científico Mentha piperita. A planta é o resultado do cruzamento entre duas outras variedades de hortelã: Mentha aquática e Mentha salpicata (nomes científicos).

Hortelã é uma planta nativa da Europa, mas a sua popularidade e ampla gama de usos fez dela uma erva global. O chá de hortelã, é igualmente apreciado em todo o mundo e seu óleo é uma forma popular de tratamento medicamentoso, especialmente para a síndrome do intestino irritado. Seu sabor mentolado atrai muitas pessoas, fazendo deste, um dos chás mais populares no mundo.

Benefícios do chá de hortelã

O simples ato de usar a infusão das folhas de hortelã – o chá – pode ser um grande diferencial para seu organismo. E isso se deve às suas capacidades de:

  • Melhorar a digestão,
  • Reduzir a dor,
  • Eliminar inflamação,
  • Relaxar o corpo e a mente,
  • Amenizar o mau hálito,
  • Ajudar na perda de peso,
  • E, fortalecer o sistema imunológico.

Seu impacto sobre o sistema digestivo é considerável, e o componente presente em suas folhas, responsável por isso, se chama mentol. Talvez seja o composto mais valioso da estrutura orgânica do hortelã. A planta é livre de cafeína, por isso, muitas pessoas que sofrem de insônia gostam de beber chá de hortelã antes de dormir.

Reduz a febre

O mentol, presente no chá de hortelã age interna e externamente em seu organismo: causando sudorese, enquanto arrefece seu corpo por dentro. Isto, basicamente, diminui a temperatura corporal e, consequentemente, tira a febre.

Melhora o sistema digestivo

O óleo e o chá de hortelã têm sido utilizados por milhares de anos para resolver uma variedade de doenças gastrointestinais. Evidências arqueológicas mostram que ele já era consumido há 10.000 anos como um suplemento dietético. O chá de hortelã é considerado um carminativo, o que significa que ajuda a deslocar os gases através do corpo. Isso evita que eles se acumulem, causam distensão abdominal, cãibras e muito desconforto.

O chá também estimula o fluxo biliar, aumentando a velocidade e eficiência da digestão e promovendo os movimentos intestinais saudáveis.

Alivia náuseas e vômito

Quando se trata de doenças, poucas coisas são tão desagradáveis como náuseas ou vômito. O chá de hortelã é antiespasmódico, por isso reduz as chances de vômito e náuseas, tanto em casos de labirintite, quanto de náuseas causadas pelo balanço do mar ou avião, por exemplo. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias do hortelã podem fazer seu estômago voltar a normalidade.

Alívio para problemas respiratórios

Como um antiespasmódico, o hortelã também pode aliviar sintomas de problemas respiratórios, como a sensação irritante que faz você querer tossir, agravando assim a sua condição respiratória. Ao relaxar os músculos da garganta e do peito, você pode eliminar esse aspecto dos sintomas de gripes e resfriados.

Fortalece o sistema imunológico

O chá de hortelã tem propriedades antibacterianas, que são a causa de muitas doenças, incluindo febres, tosses e resfriados. Beber este delicioso chá não só pode lhe ajudar no tratamento dos sintomas dessas doenças. Ele também pode impedir que seu corpo fique doente!

Há também os oligoelementos de vitamina B, potássio, antioxidantes e cálcio, que podem ajudar seu corpo a combater as doenças e executar a função de mantê-lo funcionando de forma saudável.

Reduz o mau hálito

Como foi dito, o sabor mentolado do hortelã é forte e, além disso, é antibacteriano. Isso faz dele uma forma ideal de deixar o hálito fresco. O elemento antibacteriano mata os germes que podem levar ao mau hálito, enquanto o mentol supera o mau cheiro e deixa seu hálito fresco e limpo!

Nota: o mau hálito, muitas vezes, pode estar relacionado a problemas de saúde como mau funcionamento do estômago ou cáries. Por isso, consulte um profissional de saúde. Veja este artigo – Mau hálito: Causas e tratamentos para você não ficar com bafo de onça.

Perda de peso

O aroma do óleo de hortelã e alguns dos seus componentes orgânicos podem realmente diminuir o apetite, por isso sua essência pode ajudar a reduzir excessos e, subsequente, a obesidade.

Diminui os níveis de estresse

As propriedades de ser um sedativo natural e antiespasmódico, torna o mentol excelente para aliviar o stress mental. Sua capacidade anti-inflamatória pode reduzir a pressão arterial e temperatura corporal, levando à descontração e ao relaxamento. Este é um dos motivos pelos quais o chá de hortelã é tão popular na aromaterapia.

Algumas considerações 

O chá de hortelã é muito poderoso, mas, apesar de o mentol ser maravilhoso para algumas pessoas ele também pode causar azia em outras. As reações são geralmente leves, mas consultar um médico antes de tratar qualquer enfermidade apenas por meio de remédios naturais é sempre uma boa ideia!

Que tal começar a tomar o chá de hortelã? Compartilhe essa ideia em suas redes sociais!

5 comments for “Conheça os benefícios do chá de hortelã

Deixe um comentário