Chás calmantes para aliviar o stress

Chás calmantes

Imagem cortesia de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net

Quando se trata de vencer a ansiedade e aliviar o stress, nada funciona tão rapidamente quanto um copo reconfortante de chá! Várias pesquisas indicam que os chás de ervas têm a incrível capacidade de controlar a ansiedade, liberar o estresse e proporcionar o alívio imediato da tensão nervosa. Os chás calmantes estão disponíveis sem receita médica, carregam propriedades que promovem um alívio quase instantâneo, frequentemente mais rápido do que a terapia ou alguns medicamentos modernos, por exemplo.

Muitos chás realizam um bom trabalho devido às propriedades calmantes e curativas, mas os que você vai conhecer agora são, comprovadamente, eficazes em banir o stress e ansiedade, veja:

Chás calmantes

Chá de camomila

Quando se trata de acalmar, o chá de camomila é um eterno favorito e certamente lidera esta lista de chás calmantes! Isso porque a camomila é um remédio eficaz para ansiedade e insônia graças aos seus componentes que controlam o cortisol, uma substância química do cérebro conhecido como hormônio do stress.

Ele é responsável por desencadear a resposta corporal para lutar ou correr, diante de uma sensação de perigo. Este hormônio esteroide dá ao corpo um impulso rápido de energia, mas deixa você psicologicamente esgotado!

A referência calmante da camomila se estende por milhares de anos. Os antigos egípcios utilizavam este chá como um remédio para várias doenças causadas por nervosismos. Um estudo publicado nos Estados Unidos mostrou que beber chá de camomila reduziu a agonia de pessoas que sofrem de ansiedade leve ou moderada.

Chá de maracujá

O chá de maracujá, ou passiflora – derivado de passion flower, que significa flor da paixão – possui um aroma frutado e bastante refrescante. Este chá é utilizado, tradicionalmente, para reduzir o stress. Estudos mostram que o chá maracujá aumenta a produção do Gama Aminobutírico (GABA) no cérebro – um aminoácido que promove a sensação de calma e melhora o humor.

Um estudo da Universidade de Maryland, também nos EUA, indicou que, quando combinado com outras ervas calmantes, o chá maracujá induz ao mais profundo relaxamento, além de possibilitar um sono melhor.

Chá de hortelã

O chá de hortelã é conhecido pelo aroma revigorante e sabor fresco, ideal para consumo no calor. Este chá acalma os nervos e limpa a mente. O segredo por trás destes efeitos são seus componentes relaxantes musculares. A erva contém muitos nutrientes que aliviam a tensão nesta parte do corpo, conduzindo a um relaxamento imediato e profundo.

Além disso, ele também aumenta a agilidade mental, de acordo com as pesquisas que atestaram o aumento do foco e concentração dos participantes. Conheça mais benefícios do chá de hortelã

Raiz valeriana

A raiz valeriana é bastante usada para tratar distúrbios do sono e induzir à calma. Quando tomada como um chá, ela combate fortemente o stress, além de ser eficaz quanto aos sintomas de perturbações mentais em geral. Outro ponto positivo é que esta raiz não possui nenhuma contraindicação, ou efeito colateral.

Chá de kava kava

Este chá é uma das medicações alternativas mais indicadas para controlar os sintomas da ansiedade. Na verdade, alguns cientistas e especialistas em ervas medicinais, acreditam que o efeito calmante do chá de kava kava são às drogas receitadas para a ansiedade. No entanto, no caso do chá, por ser natural, não existe o risco de efeitos viciantes.

A erva contém substâncias que alteram a química do cérebro, promovendo a calma e combatendo de forma eficaz a depressão. Como um sedativo natural, este chá também alivia as dores musculares causadas pelo stress, melhora o sono e, consequentemente, combate a insônia.

O poder da hidratação

Qualquer desculpa para beber mais líquidos é uma boa oportunidade para manter seu corpo hidratado, sobretudo se você é muito ansioso ou agitado. Normalmente, as pessoas que sofrem deste incômodos não costumam ingerir a quantidade de água suficiente, fazendo com que os sintomas só piorem.

Na verdade, a ingestão de quaisquer líquidos é fundamental, mas o chá é especial por se tratar de uma bebida saudável, e sem aditivos prejudiciais à saúde. Por isso, adote já este hábito!

E aí, gostou de saber mais acerca dos melhores chás calmantes para aliviar o stress? Então deixe sua opinião nos comentários.

Autoria: Luciana Márcia

Comprar CHÁS, aqui.

2 comments for “Chás calmantes para aliviar o stress

Deixe um comentário