Coco e seus derivados: Características e Benefícios

A colonização portuguesa não trouxe só malefícios a nosso país. Um benefício nítido desta colonização é a introdução do Coco à nossa cultura e alimentação. Trazido em meados de 1500, o Coqueiro, foi plantado na costa brasileira e hoje faz parte da cultura de nosso povo. Mas quais são os benefícios do coco para nossa saúde?

coco secoO Coco é rico em sais minerais importantes para o funcionamento de nosso corpo, como o potássio e o fósforo, além de possuir uma grande quantidade de fibras, auxiliando assim o bom funcionamento de nosso corpo, veja.

Características dos derivados do Coco

  • O leite: pode ser ingerido tanto in natura como alternativa ao leite de vaca. Ele é rico em gordura saturada boa (que contribui para o bom funcionamento do nosso organismo), tem quantidades grandes de proteína além de ser uma fonte fundamental de vitaminas do complexo B.
  • A água: é uma combinação rara de vitaminas e minerais, além de ter propriedades antioxidantes, carboidratos, nutrientes e aminoácidos essenciais.
  • O óleo: O óleo de coco possui características únicas, mas a recomendação é que ele seja utilizado in natura, pois aquecido ele perde as propriedades benéficas dele provindas dos ácidos cápricos e láuricos.
  • A farinha: a farinha de coco traz consigo uma combinação importante de fibras e de gorduras. Ela é de absorção rápida, assim como as outras farinhas, porém não contribui no acúmulo de gordura corporal.

Benefícios do Coco e de seus derivados para nossa saúde

O Coco contribui em duas vertentes principais para nossa saúde: Na ingestão (contribuindo para nosso sistema digestivo e imunológico) e na aplicação externa (contribuindo para hidratação da pele).

Os benefícios principais para a nossa saúde são:

  • Leite: O ácido láurico, que se apresenta tanto no leite quanto no óleo de coco, possui substâncias que combatem as bactérias e fungos de nosso corpo, além de estimular nosso sistema imunológico e contribuir parar o bom funcionamento digestivo. É um importante aliado na produção de hormônios de nossa glândula tireoide.
  • Água: É o mais eficiente produto para hidratação humana, pois além de ser rapidamente absorvido pelo nosso organismo, possui altas quantidades de potássio e fibras, prevenindo assim as famosas cãibras e controlando nossa pressão arterial.
  • Óleo: Na forma de óleo corporal, previne e combate o aparecimento de estrias e varizes, contribui no retardo do aparecimento de rugas e marcas de expressão. Na forma de óleo comestível, contribui para a redução de peso e bom funcionamento de todo nosso organismo.
  • Farinha: O principal benefício da farinha de coco para nosso organismo é sem dúvida a aceleração na perda e no controle de peso, isso se deve por que quando a farinha e a água se misturam, formam um produto viscoso que é responsável pela rápida sensação de saciedade.

Temperar com óleo e leite de coco, tomar a água de coco, comer ou passar seus derivados é uma ótima opção para você ter um ganho alto em qualidade de vida, uma vez em que estes só contribuem para a gordura boa de nosso corpo e para o bom funcionamento circulatório, digestivo e imunológico.

Por fim…

… O que pensa sobre substituir os produtos convencionais pelos derivados do coco? Sabe mais algum benefício desse produtos? Comente abaixo que ficaremos honrados em saber sua opinião.

Deixe um comentário