Usos e benefícios do Cravo-da-índia ( Syzygium Aromaticum )

Cravo-da-índia (Syzygium Aromaticum)O cravo-da-índia (também conhecido apenas como cravo) oferece uma série de benefícios para a nossa saúde. Essa planta tem propriedades antimicrobianas, auxilia na digestão, estimula o sistema imunológico, protege o fígado, ajuda no combate contra o diabetes, tem propriedades afrodisíacas, terapêuticas entre outras.

O cravo-da-índia é uma especiaria originária da Ásia, de países como Indonésia, Índia e Paquistão. Nos dias de hoje, o cultivo comercial da planta está disseminado por praticamente todo o mundo, inclusive no Brasil.

Fatos científicos sobre o cravo-da-índia

O cravo como nós conhecemos é o broto seco da flor de uma árvore conhecida como Syzigium Aromaticum. É uma planta perene que cresce em condições tropicais e subtropicais, sendo possível tirar proveito não somente do broto seco, mas também das folhas e do próprio caule. O óleo de cravo também é conhecido pelas suas propriedades medicinais.

Utilizado a milhares de anos na Índia e na China não apenas como tempero ou condimento, o cravo-da-índia já era utilizado naquela época como remédio para diversas doenças. Além disso, já se conhecia pela medicina chinesa as propriedades afrodisíacas relacionadas a planta.

Benefícios do cravo-da-índia

Rico em vitaminas, fibras e minerais, o cravo-da-índia tem diversos benefícios a nossa saúde. Um dos componentes mais poderosos encontrado nos cravo é o eugenol. Essa substância é tóxica contra organismos prejudiciais tais como os fungos e algumas bactérias. Entre outros benefícios estão:

Auxílio na digestão

O cravo-da-índia estimula a secreção de enzimas digestivas, melhorando assim a digestão. Também ajuda a combater a flatulência, problemas gástricos e náuseas.

Propriedades antibacterianas

Testes revelaram que o cravo-da-índia possui propriedades antibacterianas contra uma série de agentes patogênicos como vírus, bactérias, fungos e protozoários.

Propriedades de quimioprevenção

Essa planta é de muita utilidade também para a medicina devido as suas propriedades de quimioprevenção ou anticancerígenas. Estudos mostraram que o cravo-da-índia pode ser útil no controle do câncer de pulmão em seus estágios iniciais.

Proteção do fígado

Por conter quantidades significativas de antioxidantes, o cravo-da-índia atua também na proteção dos órgãos contra os radicais livres, especialmente do fígado.

Controle do Diabetes

Entre as doenças que o cravo-da-índia apresenta ter benefícios, está o diabetes. O organismo das pessoas que sofrem dessa doença produz quantidades insuficientes de insulina, em casos mais graves a produção chega a ser nula. Estudos revelaram que o extrato de cravo “imita” a insulina em determinadas maneiras, ajudando então a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Preservação dos ossos

Os extratos hidroalcoólicos contidos no cravo-da-índia se mostraram úteis na preservação da densidade óssea a na manutenção dos teores minerais dos ossos, podendo aumentar a resistência em casos de osteoporose.

Propriedades antimutagênicas

Agentes mutagênicos são substâncias químicas que alteram a composição genética do DNA, causando mutações. Os compostos bioquímicos presentes no cravo-da-índia possuem propriedades que atuam contra esse problema.

Estimula o sistema imunológico

O cravo-da-índia contém compostos que auxiliam na melhoria do sistema imunológico, aumentando a quantidade de células brancas no sangue.

Propriedades anti-inflamatórias

O cravo-da-índia possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. As pesquisas sobre o extrato de cravo sugerem que a presença do eugenol reduz as inflamações provocadas por edemas. Também foi confirmado que o eugenol é capaz de estimular os receptores da dor, amenizando a mesma.

Melhora a saúde oral

O extrato de cravo controla de forma significativa o aumento das infecções orais, responsáveis por doenças como a gengivite e a periodontite.

Propriedades afrodisíacas

Experimentos com o extrato de cravo revelaram propriedades afrodisíacas, de acordo com a medicina Unani. Os testes compararam o cravo-da-índia com as drogas convencionais administradas por essa razão. Em ambos os casos, os resultados foram positivos.

Diminui as dores de cabeça

Dores de cabeças podem ser reduzidas pelo uso do cravos-da-índia. Faça uma pasta com alguns cravos e misture uma pitada de sal grosso adicionando isso a um copo de leite. Essa mistura pode reduzir as dores de cabeça de maneira eficaz.

Efeitos colaterais do Syzygium Aromaticum

Praticamente não há registros de efeitos colaterais relacionados ao consumo do cravo-da-índia. No entanto, o extrato de cravo não deve ser usado na sua forma pura. O indicado é diluí-lo em água pois o mesmo contém propriedades citotóxicas, ou seja, pode ser tóxico para as células.

Uma forma prejudicial do cravo é quando o mesmo é utilizado na fabricação de cigarros. As pessoas acham que os cigarros de cravo são menos prejudiciais que os cigarros de tabaco. Entretanto, alguns estudos mostraram que os cigarros de cravo são mais nocivos à saúde do que os cigarros convencionais.

Usos do cravo-da-índia

Há diversos usos relacionado ao cravo-da-índia, alguns desse incluem:

Culinária

Pode se dizer até que esse é o uso mais difundido do cravo-da-índia. Essa especiaria tem sido valorizada a séculos pelo sabor transmitido aos alimentos.

Medicina tradicional

Embora mais utilizado na medicina asiática, a exemplo da Ayurveda, o cravo também tem inúmeras aplicações na medicina tradicional, sendo que uma série de efeitos terapêuticos tem sido relatados.

Odontologia

O seu uso é também conhecido como remédio para dor de dente e inflamações bucais devido ao efeito antisséptico e analgésico. Além disso, o cravo-da-índia pode ser usado para tratar cáries e o mau hálito.

Perfumaria

O extrato de cravo é um ingrediente comum em diversos perfumes e também fonte de matérias-primas para a fabricação de fragrâncias e aromas.

Contraindicações do cravo-da-índia

O cravo-da-índia e os produtos relacionados ao mesmo não devem ser consumidos por mulheres que estão grávidas, pois podem induzir contrações uterinas e provocar o parto prematuro.

O artigo foi útil para você? Curta, comente ou compartilhe.

Leia também…
Conheça 5 benefícios da canela para a saúde
9 benefícios do alho para a saúde
Veja os benefícios, os riscos e as contraindicações do gengibre
Conheça 5 benefícios do Açafrão, também conhecido como Cúrcuma ou Açafrão da Terra
BENEFÍCIOS DA MASSALA: veja o que essa interessante combinação de sabores pode fazer
Tudo Saudável Alimentos

1 comment for “Usos e benefícios do Cravo-da-índia ( Syzygium Aromaticum )

Deixe um comentário