Feno grego: planta medicinal que emagrece e fortalece os cabelos

Feno GregoAtualmente a procura por alternativas naturais, como ervas e sementes, que combatam problemas de saúde e ajudem a emagrecer tem sido muito grande. A oferta desse tipo de produto na internet também é ampla, alguns com promessas de curas e resultados quase milagrosos, o que muitas vezes se caracteriza em um perigo para quem consome. O Feno Grego é mais uma opção que aparece nessa categoria e pode fornecer grandes contribuições graças às suas variadas propriedades benéficas.

Nesse artigo você vai saber um pouco mais sobre essa planta, como ela pode te ajudar e qual o modo de uso, além de descobrir seus possíveis efeitos colaterais e contraindicações. Para começar, vamos explicar o que é o Feno Grego.

O que é Feno Grego

Seu nome científico é Trigonella faenum-graecum e ele faz parte da família das leguminosas, assim como o feijão, a lentilha e a soja. Isso significa que seus frutos se dão em forma de uma vagem cheia de sementes e, são justamente essas sementes que fornecem todos os benefícios da planta.

Quando secam, as sementes ficam duras e podem ser preparadas em forma de chá para a ingestão, fervidas para o preparo de compressas e até batidas no liquidificador para se obter uma pasta e fazer emplastros, como explicaremos mais abaixo. Os efeitos positivos que seu uso podem trazer são variados e não se restringem a uma única área, conheça esses benefícios a seguir:

Benefícios do Feno Grego

O fenacho, como também é conhecido, pode ser usado tanto externamente quanto internamente. Externamente, na forma de compressas e emplastros para pele e cabelos e internamente, no preparo de chás, contribui entre outras coisas para um bom funcionamento do intestino.

  • Saúde da pele e cabelos

O Feno Grego possui excelentes propriedades anti-inflamatórias, sendo muito eficaz no tratamento de problemas da pele como acnes e furúnculos. Quando preparado na forma de emplastro, é um excelente remédio para tratar hemorroidas, além de ser benéfico para tratar de feridas de modo geral e combater as celulites, deixando a pele mais saudável e bonita. Também é um excelente aliado no cuidado dos cabelos, pois diminui a caspa, reduz a queda do cabelo, previne a calvície e contribui para acelerar o crescimento dos fios de forma saudável, deixando-os mais bonitos e resistentes.

  • Melhora as funções digestivas

Por possuir propriedades laxativas, é excelente para combater a prisão de ventre e regular o funcionamento do intestino. Além disso, ele é capaz de revestir as mucosas do estômago e intestino, combatendo eficazmente inflamações gastrointestinais como a gastrite e ajudando no tratamento da azia e do refluxo gástrico.  

  • Contribui para o emagrecimento

O fato de contribuir para um bom funcionamento do intestino já é um ponto a favor do emagrecimento saudável, mas, além disso, as sementes do Feno Grego são ricas em um composto muito utilizado em suplementos alimentares que promovem sensação de saciedade, fazendo dele um ótimo inibidor de apetite.  Pesquisas comprovam que ele otimiza o modo como nosso organismo absorve a gordura, contribuindo para a perda de peso, além de fornecer energia e aumentar a massa muscular.

  • Combate a diabetes e reduz o colesterol

O seu efeito redutor dos níveis de glicose no sangue é comprovado cientificamente, pois ele faz com que o açúcar seja absorvido de forma mais lenta pelo organismo. Isso contribui para a prevenção da diabetes, já que são os picos de açúcar no sangue que fazem com que o organismo produza mais insulina, podendo gerar um quadro de resistência a insulina que vai dar origem a diabetes. Outro benefício é o de controlar o colesterol, tendo sido observado através de estudos que ele é capaz de reduzir em até 14% os níveis dessa gordura e ainda diminuir em 25% as chances de ocorrência de ataque cardíaco.

O Feno Grego possui propriedades hormonais muito interessantes, pois ele é capaz de elevar os níveis de testosterona, combatendo problemas de disfunção erétil e impotência, além de aumentar a libido. Para as mulheres pode vir a ser um ótimo auxílio, já que contribui para diminuir o desconforto característico do período menstrual, amenizar os sintomas da menopausa e até mesmo aumentar o tamanho dos seios.

Como usar, efeitos colaterais e contraindicações

Como já dito, o Feno Grego pode ser usado tanto externa quanto internamente. Algumas sugestões de uso são:

  • Levar ao fogo uma xícara de água e duas colheres de sopa de sementes de Feno Grego, deixando ferver por 10 minutos. Em seguida basta coar e aplicar sobre o couro cabeludo para combater a caspa e a calvície, fazer gargarejos para combater a rouquidão ou fazer lavagens vaginais para tratar inflamações.
  • Bater no liquidificador 110g de sementes junto com água ou vinagre, para se obter uma mistura homogênea. Em seguida levar ao fogo até ferver e espalhar a mistura ainda quente sobre um pano. Fazer a aplicação sobre inflamações como furúnculos e hemorroidas e manter sobre o local afetado até esfriar.
  • Deixar duas colheres de sopa de sementes em repouso por 3 horas em uma xícara de água fria. Em seguida levar a água junto com as sementes ao fogo para ferver. Basta coar e beber ainda morno para combater a prisão de ventre e amenizar os sintomas da menopausa.

A sua ingestão pode causar inchaço, gases e diarreia. Não é recomendado que seja consumido por mulheres grávidas por estimular o útero, podendo acelerar o trabalho de parto. É válido ressaltar que nenhum produto pode fornecer soluções imediatas e milagrosas para problemas de saúde ou para a perda de peso, portanto recomendamos que o uso do Feno Grego seja feito de forma consciente, buscando orientação médica e sempre acompanhado de uma vida alimentar saudável e a prática de exercícios regulares.

Deixe um comentário