Conheça as características e os benefícios da Geleia Real

Características e benefícios da Geleia RealOs benefícios que a geleia real trazem para a saúde são inúmeros, por isso, as universidades de todo mundo estão a estudar esse “composto mágico” a fim de compreendê-lo melhor. A geleia real soa prestígio e por boas razões gera curiosidade em quem ainda não a conhece.

O que é a Geleia Real?

Você deve ter se perguntado o que é essa tal de geleia real, certo? A geleia real é uma substância leitosa muito nutritiva produzida pelas abelhas-operárias para induzir o crescimento e o desenvolvimento da abelha rainha.

Assim como o mel, a geleia real se origina nas colmeias, no entanto, as abelhas produzem essas substâncias por razões distintas. Como mencionado acima, a geleia real é o principal alimento da abelha rainha, enquanto o mel é a fonte de energia das abelhas-operárias.

Do mesmo modo que o mel, a geleia real é utilizada para uma série de motivos relacionados a saúde. Serve como remédio natural para asma, melhora o sistema imunológico além de outros.

Benefícios da Geleia Real

Controle do Colesterol

Um grupo de cientistas japoneses analisou os efeitos da geleia real sobre os níveis de colesterol no sangue de 30 voluntários. Os pesquisadores deram uma dose por dia da substância para metade dos voluntários, durante 4 semanas.

Aqueles que tomaram a substância durante esse período viram seus níveis de colesterol total e a lipoproteína de baixa densidade (LDL) diminuir significativamente em comparação com aqueles que não tomaram. O colesterol bom (HDL) não sofreu alteração em nenhum dos grupos, assim como os níveis de triglicerídios.

Esse estudo indicou que a geleia real reduz o colesterol ruim enquanto não prejudica os níveis do colesterol bom. Impressionante, não?

Osteoporose 

O Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Erciyes, na Turquia, investigou se a geleia real poderia diminuir a perda óssea devido à osteoporose.

A densidade mineral óssea foi medida, amostras de tecido e sangue foram coletadas para o estudo. Após os exames, os estudiosos observaram que a saúde óssea estava melhor nos pacientes que se submeteram aos testes.

Os níveis de cálcio e fosfato presentes nos ossos tiveram um aumento significativo, indicando que a geleia real pode ser uma arma contra a osteoporose.

Alzheimer

Pesquisas recentes indicaram que a geleia real pode melhorar a memória de curto prazo, pois a mesma apresenta ter melhorias sobre as funções neurais. As substâncias oxidantes contidas na geleia real atuam na prevenção e cura de doenças neurodegenerativas.

Acelera o processo de cicatrização

Estudos revelam que a geleia real tem benefícios também sobre a cicatrização de cortes ou feridas. As pesquisas revelaram o aumento na migração de fibroblastos, célula de tecido conjuntivo de colágeno que produz outras fibras. Essas células alteram os níveis dos lipídios envolvidos nos processos de cicatrização.

Melhora os níveis de colágeno da pele

O Departamento de Ciência Médica em Kyung Hee, Coréia do Sul, relatou que a geleia real regula o envelhecimento da pele após a exposição às radiações solares. Os efeitos antienvelhecimento foram avaliadas pelo teor de colágeno e pela espessura da epiderme dos tecidos da pele.

Diabetes

Alguns estudos sugeriram que a geleia real pode ser benéfica para quem sofre de diabetes tipo 2. Um teste clínico foi realizado com 40 pacientes no qual os mesmos foram resignados a consumirem a substância todos os dias.

Embora os resultados não vieram de imediato, sendo necessários mais estudos, houve mudanças consideráveis nos níveis de glicose indicando que a geleia real pode ter benefícios para quem sofre desse problema.

A ainda uma série de benefícios a serem listados:

  • Aumenta a libido e a fertilidade masculina
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Ameniza os sintomas da menopausa
  • Auxilia o equilíbrio hormonal
  • Aumenta o apetite
  • Combate a anemia
  • Auxilia nos tratamentos de câncer
  • Atua contra os problemas digestivos
  • Possuem propriedades antibióticas
  • Aumenta a energia
  • Diminui a sensação de cansaço

Como consumir a Geleia Real?

Uma dúvida comum entre as pessoas que não estão familiarizadas com a geleia real, é quanto ao seu consumo. A primeira coisa que você deve saber é que há três formas de encontrá-la: Cápsula, em pó ou em sua forma natural.

Vale ressaltar que quando em sua forma natural, a substância deve ser congelada. O indicado é utilizá-la 1 vez ao dia, 1 grama em jejum colocando-a embaixo da língua. Uma dica: Retire a geleia real da geladeira 5 minutos antes de usá-la, facilita o manuseio, após consumi-la a congele novamente.

Observação: Assim como o mel, a geleia real não é indicada para crianças com menos de 2 anos de idade, pois podem estar contaminadas com uma bactéria que é responsável pelo botulismo, doença que afeta a musculatura e o sistema nervoso.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais decorrentes da geleia real, mesmo que raros, podem ocorrer. No entanto, os mesmos podem ser evitados se você tiver cautela. O indicado é começar com doses menores, caso você não sinta nada de anormal, use a dose recomendada. Os efeitos colaterais podem ser:

  • Erupções na pele
  • Tosse
  • Tontura
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Problemas estomacais
  • Náusea
  • Problemas no trato intestinal

Outro ponto importante é se você é alérgica ou não a abelhas, caso sim, tome precaução, pois talvez a geleia real pode lhe causar problemas.

Enfim, para a grande maioria das pessoas a geleia real terá inúmeros benefícios. Se você ainda não provou, faça um teste, caso você a já a utiliza, deixe seu comentário.

Leia também:
Nibs de Cacau: porque este alimento está em alta?
Os cogumelos e sua magia nutricional: conheça seus benefícios para a saúde

Deixe um comentário