Indicações e benefícios da Aloe Vera, nossa conhecida Babosa

A Aloe Vera é uma substância obtida através da planta agave em formato de cacto e possui propriedades medicinais já conhecidas há séculos. No Brasil a planta que dá origem a substância é popularmente conhecida como babosa. Mas afinal, quais são as indicações e benefícios dessa planta?

Indicações e benefícios da Aloe Vera, nossa conhecida BabosaO nome “ALOE” tem origem arábica e significa “amargo” fazendo referência a “baba” da “babosa”, já a palavra “VERA” vem do latim “verdade ou verdadeira”.

Tendo o registro mais antigo de utilização da Aloe Vera com mais de 2100 anos Antes de Cristo, existem evidências que comprovam que ela foi utilizada em diversas partes do mundo, passando da Ásia menor, pela África, Europa e Oriente médio.

Os judeus atribuem características místicas a planta, pendurando pedaços da planta na entrada das casas para afastar mal-agouros vindos de fora.

Antes das indicações da Aloe Vera, vamos ressaltar as contraindicações. Por ser uma substância que age até na terceira camada da pele, grávidas não devem utilizar produtos fito cosméticos a base de babosa e se utilizado in natura pode intensificar as náuseas e vômitos destas.

Em crianças menores de 4 anos de idade, a Aloe Vera pode provocar irritação na pele, além de, se ingerido, provocar lesões internas no sistema digestivo da criança.

Indicações da babosa

As indicações da Aloe Vera, já estudadas e comprovadas clinicamente, são todas em relação ao seu uso externo. Apesar de estudos preliminares garantirem que a ingestão de sucos com quantidades pequenas de Aloe Vera podem trazer benefícios até para portadores de HIV positivo, inibindo a proliferação do vírus da AIDS.

Portadores de câncer na laringe, sarcomas e de pele também afirmam que a utilização de produtos de ingestão com Aloe Vera retardam a multiplicação de células cancerígenas.

Simpatizantes da medicina natural indicam chás à base de babosa para regulação do sistema digestivo e limpeza de toxinas presentes em nosso estômago.

Benefícios da babosa

Um benefício pouco conhecido da Aloe Vera é o seu poder de controlar a caspa, tão frequente em moradores de regiões tropicais, como o Brasil. Além disso, a babosa é importante também para:

  • Aliviar picadas de insetos
  • Reduzir o incômodo de queimaduras de sol
  • Tratar de queimaduras de fogo e sol
  • Reduzir a quantidade de acne facial
  • Relaxamento muscular
  • Laxante natural
  • Hidratante natural
  • Asma e rinite
  • Coceiras e micoses

Destes citados acima, apenas a utilização como laxante natural está anexado ao consumo a partir da ingestão, os demais são de uso externo. A comunidade médica ainda questiona a utilização da Aloe Vera para tratamento digestivo, pois se o paciente possui alguma consequência de mau funcionamento, como hemorroida, pode ser prejudicial ao invés de benéfico.

Por segurança, procure utilizar géis refrescantes, xampus, hidratantes e cremes a base de Aloe Vera, pois estes já são testados a exaustão e por diversas centenas de anos.

Suas propriedades medicinais vão além das já conhecidas propriedades cicatrizantes, tendo funções para as mais diversas enfermidades rotineiras que atingem a saúde do homem.

Principalmente quando o assunto são dores musculares, a utilização da Aloe Vera pode ser uma alternativa natural e interessante em detrimento de medicamentos alopáticos.

… Gostou do artigo? Sabe mais alguma propriedade medicinal interessante da babosa? Conte-nos, pois é teu conhecimento empírico de hoje que embasa o conhecimento científico do amanhã.

4 comments for “Indicações e benefícios da Aloe Vera, nossa conhecida Babosa

  1. Carmem sonia
    11/07/2016 at 00:31

    Essas dicas são, maravilhosas!

    • 11/07/2016 at 09:08

      Obrigado pela visita e pelo comentário, Carmem!

      Espero estar ajudando as pessoas.

Deixe um comentário