Nibs de Cacau: porque este alimento está em alta?

nibs de cacauQue o chocolate tem inúmeros benefícios para a saúde nós já sabemos. Mas, você sabia que pode se beneficiar ainda mais comendo grãos de cacau, com menos processamento? Conheça os nibs de cacau, lascas de chocolate de origem natural, feitas de grãos de cacau moídos. Podemos dizer que é um bilhete dourado para uma refeição nutritiva e saudável, pois contêm antioxidantes que podem cuidar de sua saúde e possivelmente até mesmo ajudá-lo a viver mais.

Breve história do chocolate

Há 4.500 anos os aztecas já eram especialistas em matéria de chocolate, eles moíam os grãos de cacau e combinavam-no com outros ingredientes para fazer coisas como bebidas e mingau. Estas receitas antigas têm durado até hoje e você pode até mesmo fazer a sua própria “mistura Azteca” em casa. Essa bebida usada por esse povo, contudo, era muito diferente do achocolatado ou do chocolate quente que estamos acostumados a tomar, era uma bebida energética espumosa e amarga.

Os espanhóis foram os primeiros a espalhar o chocolate pelo mundo e no século XVII os grãos de cacau estavam começando a aparecer nos portos europeus. Os franceses começaram a fazer bebidas mais palatável com a fruta, enquanto os ingleses e holandeses começaram a fazer doces de chocolate.

O que é nibs de cacau?

O chocolate amargo, com pelo menos 70% de cacau, é um verdadeiro superalimento, mas o nibs de cacau leva ele a um nível ainda mais alto. Ele é essencialmente as sementes do cacau em si, torradas, separadas de suas cascas e quebradas em pedaços menores, portanto, é um alimento menos processado do que o cacau em pó. Além disso, a ausência de processamento e açúcares lhe confere um sabor amargo distinto e mais apurado.
Veja 7 benefícios do chocolate amargo e coma sem culpa

Benefícios nutricionais dos nibs de cacau

O poder dos flavonoides

Segundo especialistas, o maior benefício dos alimentos feitos de cacau é o alto teor de flavonoides. Os flavonoides são antioxidantes também encontrados em frutas como uva e morango e em diversas espécies vegetais. De acordo com o Instituto Linus Pauling da Universidade do Oregon, nos Estados Unidos, eles melhoram a saúde, alterando células sinalizadoras.

O instituto observa que é necessário mais investigação, mas alguns estudos sugerem que os flavonoides podem ajudar a prevenir o câncer, bem como doenças do cérebro, como o Mal de Alzheimer. O nibs de cacau contém mais flavonoides do que o chocolate preparado e quanto mais escuro o chocolate, mais rico em flavonoides ele é.

Um coração saudável

Um estudo com homens idosos publicado na revista Archives of Internal Medicine, em 2006, feito ao longo de 15 anos, descobriu que os indivíduos que consumiram o cacau tinham pressão arterial mais baixa do que aqueles que não o consumiram. Além disso, os comedores de cacau eram menos propensos a morrer de doenças cardiovasculares ou prematuramente de qualquer outra causa.

Embora estes resultados não provem que o cacau foi o único responsável por esses efeitos, eles indicam uma possível relação entre o cacau e a diminuição de doenças cardíacas, bem como entre o ele e a longevidade.

Baixa caloria

Junto com o seu potencial poder de combate a doenças, os nibs de cacau podem ajudar a manter um peso saudável, caso seja consumido no lugar do chocolate com adição de açúcar. Enquanto 28 gramas de nibs contém cerca de 130 calorias, o mesmo tamanho de chocolate amargo ou chocolate ao leite contém cerca de 155 calorias.

Os nibs de cacau também são livres de açúcar e contêm 11 gramas de fibra a cada 28 gramas, em comparação com apenas 2 gramas de fibra no chocolate amargo e uma no chocolate ao leite. a fibra é um componente alimentar que retarda a digestão promovendo a saciedade e ajudando a controlar o peso.

Coma com moderação

Mesmo sendo um alimento muito saudável, comer excessivamente alimentos a base de cacau pode causar efeitos indesejáveis. Ele contém cafeína, bem como uma substância chamada teobromina, ambos, compostos estimulantes. Portanto, comer muitos nibs de cacau pode causar ansiedade, azia, insônia e perturbações dos ritmos cardíacos, de acordo com Centro Médico Langone da Universidade de Nova Iorque.

A sensibilidade à cafeína e teobromina pode variar de pessoa para pessoa, sendo que algumas podem sofrer com esses efeitos comendo uma pequena quantidade, enquanto outras somente com doses elevadas. Porém, vale a pena acrescentar os nibs de cacau à sua dieta de forma moderada!

Já conhecia esse alimento natural? Gostou de conhecer? Então comente, compartilhe em suas redes sociais!

1 comment for “Nibs de Cacau: porque este alimento está em alta?

Deixe um comentário