O que é e como funciona o óleo de cártamo?

O óleo de cártamo é uma substância que destrói as células de gordura localizada de forma diferente de outros tipos de substâncias, possuindo de 60 a 80% de ácido linoleico, o ômega 6, e de 20 a 40% de ácido oleico, o ômega 9, duas substâncias importantes para acelerar o processo de emagrecimento.

O que de cártamo?

óleo de cártamoO cártamo é uma planta asiática da mesma espécie do girassol, que produz um óleo que vem atraindo a atenção de quem quer e precisa emagrecer.

Para que serve o óleo de cártamo

O óleo de cártamo, além do tratamento de gorduras, sendo excelente para a estética e a saúde, também é uma substância utilizada em cosméticos, na indústria química, como corantes para as flores, produção de biodiesel e na alimentação humana.

Na indústria de cosméticos esse óleo é usado na composição de produtos de beleza, de uma forma bastante variada, fazendo parte de soluções dos mais diferentes tipos de cosméticos que usam produtos naturais.

Na indústria bioquímica, o cártamo é utilizado para compor ingredientes que possibilitem a melhora de produtos que fazem parte de nossa vida ou que possam melhorar a composição de alimentos que usamos ou de que precisamos indiretamente, como produtos agropecuários.

O óleo de cártamo também produz corantes que são facilmente absorvidos pelos tecidos, o que o torna um produto de muita aceitação na indústria.

O poder emagrecedor do óleo de cártamo

O óleo de cártamo emagrece principalmente pela presença de ômega 6 em sua composição, agindo como catalisador de gordura boa, gerando calor para os órgãos vitais, que aproveitam a queima dessas calorias.

Acelerando a queima de gordura, o ômega 6 faz com que o corpo se aproveite da gordura localizada, em busca de energia e, enquanto isso, o ômega 9 fica responsável pela redução da produção de cortisol, o hormônio que favorece o armazenamento de gordura, principalmente no abdômen, o que vai tornar a cintura mais fina.

Além do emagrecimento, o óleo também traz outros benefícios para o organismo, aumentando o metabolismo e tendo efeitos antioxidantes, eliminando os radicais livres. Assim, o óleo de cártamo também inibe o aumento das células de gordura, acelera o metabolismo, promove maior queima de gorduras e reduz o colesterol.

O óleo de cártamo consegue, com sua ação antioxidante, aumentar a capacidade do sistema imunológico, possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda na definição e no aumento da massa muscular.

Como todo óleo, contudo, o óleo de cártamo deve ser usado moderadamente, devendo se ingerir no máximo 3 cápsulas por dia, ou uma medida de colher de sopa, meia hora antes ou depois de uma das principais refeições. Para turbinar os efeitos, é importante também fazer exercícios físicos, acelerando o processo de metabolização do óleo de cártamo.

O produto não apresenta qualquer contraindicação, embora o seu uso deva ser orientado por um nutricionista ou por um médico.

Como o óleo de cártamo age no organismo

O ômega 6, que faz parte do óleo de cártamo, age no corpo como um catalisador da queima de gordura marrom, a conhecida gordura boa, que tem a função de gerar calor para nossos órgãos, sendo uma queimadora de calorias. Quando o ômega 6 queima esse tipo de gordura, o corpo precisa buscar energia e vai encontrá-la na gordura branca, aquela que fica localizada na barriga, na cintura e nos quadris.

O ômega 9, também presente no óleo de cártamo, reduz a produção do hormônio responsável pelo armazenamento de gordura branca na barriga, o cortisol, e isso faz com que o óleo de cártamo tenha mais atuação na redução do abdômen.

Segundo os estudos realizados sobre o óleo de cártamo na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, o consumo de óleo de cártamo aumenta a produção do hormônio adiponectina, que é o responsável pela redução da absorção de colesterol e de gorduras no intestino. Com essa atuação, o óleo de cártamo também faz com que as células adiposas do abdômen murchem, ou seja, ele atua em duas frentes, reduzindo as gorduras localizadas na barriga e, ao mesmo tempo, dificultando o aparecimento das novas gorduras.

Óleo de cártamo também reduz o apetite e aumenta a produção do hormônio que traz sensação de saciedade, a leptina, tendo também a propriedade de prevenir o envelhecimento, combater a celulite, inibir a retenção de líquido no organismo e melhorar os níveis do bom colesterol.

Você pode encontrar o óleo de cártamo nas farmácias e drogarias, a preços que variam dependendo do tamanho da embalagem.

1 comment for “O que é e como funciona o óleo de cártamo?

Deixe um comentário