Conheça as características, usos e benefícios da flor do maracujá ( Passiflora edulis )

passiflora edulisA passiflora edulis, mais conhecida como flor do maracujá, é uma planta originária dos países da América do Sul. Essa planta foi descoberta em 1569 pelos missionários espanhóis quando os mesmos chegaram pela primeira vez ao Peru. Os exploradores achavam que as flores eram um símbolo da “Paixão de Cristo” e da Crucificação. Nos dias de hoje, passiflora é cultivada em todos os cantos do mundo.

As raízes e as folhas do maracujá eram tradicionalmente usadas pelos astecas e pelos nativos como uma forma de sedativo. A passiflora é uma planta constituída por inúmeros fitoquímicos, substâncias antioxidantes que conferem cor aos alimentos e possuem propriedades preventivas e de proteção a determinadas doenças.

Usos medicinais da passiflora edulis

Conhecida por suas propriedades medicinais, essa planta tem sido largamente utilizada para tratar a insônia, a asma, a bronquite e a infecção urinária. A passiflora edulis (ou o maracujá em si) também é conhecida como um “calmante natural”.

Além dos benefícios mencionados acima, a passiflora pode ser usada para os seguintes problemas:

Ansiedade

Como apresentado em alguns em estudos científicos, as propriedades sedativas e relaxantes da passiflora são úteis no tratamento de problemas como a insônia, o nervosismo, a excitação e a irritabilidade. Todos esses problemas estão de certa forma relacionados com a ansiedade.

Os estudos sugerem que o consumo regular da passiflora, ou do maracujá, aumenta os níveis de GABA (ácido gama-aminobutírico) no cérebro, um aminoácido que atua como neurotransmissor do sistema nervoso. Por consequência, há um efeito calmante sobre as células cerebrais, trazendo benefícios contra a ansiedade.

Problemas do coração

A ingestão dessa planta auxilia no controle da pressão arterial, o que reduz o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Além disso, seu consumo ajuda na resolução das palpitações e da frequência cardíaca irregular, promovendo assim a saúde cardiovascular.

Fertilidade masculina

Pesquisas recentes indicaram que os bioflavonoides (BZF) contidos na passiflora podem aumentar a libido, bem como aumentar a contagem de esperma. Portanto, a sua ingestão pode aumentar o potencial de fertilização dos homens.

Saúde da pele

Por ser rica em betacaroteno, o consumo da passiflora promove a produção de células da pele. Seu alto teor antioxidante protege as células de danos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

Onde encontrar a passiflora edulis?

É possível encontrar os produtos derivados da passiflora em farmácias e em lojas de produtos naturais. Nas farmácias normalmente você encontra em forma de xarope, capsulas ou compridos. Já nas lojas de produtos naturais, é possível encontrar essa planta ao natural ou desidratada.

Como consumir?

A passiflora em si é apenas a flor, as folhas e o caule. Como você viu acima, é possível encontrá-la em forma de xarope, capsulas e comprimidos. Se consumido em capsulas, o recomendado é ingerir duas ao dia, uma durante a manhã e outra à noite.

No caso da passiflora in natura ou desidratada, geralmente a flor e as folhas são consumidas em forma de chá. Coloque 2 colheres de chá da planta para uma xícara de água fervente, você pode consumir dessa maneira até 3 vezes ao dia.

Cuidados

Mesmo sendo uma planta com diversos benefícios, a passiflora pode induzir à sintomas de alergia ou apresentar alguns efeitos colaterais. Pessoas que têm um histórico de alergia ao látex devem obrigatoriamente evitar a passiflora ou o maracujá.

Por ser conhecida como um calmante natural, a passiflora não deve ser consumida em situações que você esteja cansado, pois distúrbios visuais e de sonolência porem ocorrer. Se você toma medicamentos para a ansiedade, calmantes e sedativos o uso da passiflora não é indicado, já que ela pode maximizar o efeito dos remédios e reduzir o ritmo cardíaco.

Evite consumir o passiflora ou qualquer dos seus produtos de extrato se você é alérgico a qualquer parte do conteúdo do maracujá.

O artigo foi útil para você? Comente, curta, compartilhe?

Leia também:
Chás calmantes para aliviar o stress
Conheça os benefícios do chá de hortelã
Conheça os benefícios do alecrim: erva marcante também conhecida como rosmarinos

1 comment for “Conheça as características, usos e benefícios da flor do maracujá ( Passiflora edulis )

Deixe um comentário