Principais características das vitaminas

Vitaminas são nutrientes que nosso corpo não consegue produzir, e por isso elas precisam fazer parte da dieta alimentar. Elas são encontradas nas frutas, verduras, legumes, como também no leite, na carne e nos cereais.

Os diferentes tipos de vitaminas

As vitaminas podem ser de dois tipos: lipossolúveis (são aquelas insolúveis em água – A, D, E e K) e hidrossolúveis ( solúveis em água e absorvidas pelo intestino – C e Complexo B).

Principais características das vitaminas

vitaminas

Imagem cortesia de fantasista em FreeDigitalPhotos.net

As vitaminas funcionam como aditivos, e estes são responsáveis pela produção de energia. A falta delas pode causar sérios problemas de saúde, como o enfraquecimento dos ossos pela falta de Vitamina D ou o Escorbuto(falta de Vitamina C). As principais vitaminas são designadas por letras, e podem ser encontradas especialmente nos alimentos de origem vegetal.

Veja abaixo suas principais características:

– LIPOSSOLÚVEIS:

– Vitamina A: Tem a função de fortalecer a imunidade, atuando também na área dos olhos. Faz parte da composição dos tratos respiratórios, digestivos e urinários, além de ser um excelente antioxidante. Esta vitamina ajuda na formação dos ossos e da pele e combate os radicais livres que causam danos ao organismo. Sua carência afeta problemas na visão, diminuição de glóbulos vermelhos, falta de apetite, fadiga, coceira nos olhos e até a perda do olfato.

Fontes: Animais, cenoura, fígado de aves e verduras em geral.

– Vitamina D: Tem a função de regular o cálcio do sangue e dos ossos. Ajuda na coagulação  e é primordial para o fortalecimento dos dentes.

Vale ressaltar que essa é a única vitamina que o corpo humano produz, com o efeito da luz do sol sobre a e pele. Não estranhe se ver alguém dizer que vai tomar banho de sol, ou até mesmo levar o filho para fazer o mesmo, pois o sol é fundamental para uma boa saúde. Segundo alguns estudiosos, a falta da luz solar no inverno pode causar depressão nos seres humanos, pois geralmente as pessoas ficam indispostas nesta época do ano. E existe um hormônio que causa isso: a melatonina. Ela é produzida a noite ou durante a ausência de luz, e quando o sol aparece ela é interrompida.

Fontes: Gema de ovos, óleo de peixe.

– Vitamina E: É um poderoso antioxidante e está relacionada com a saúde do coração e a fertilidade. Quando juntada com as vitaminas A e C, favorece a redução do colesterol e faz uma ótima proteção no organismo.

Sua deficiência é mais comum em bebês prematuros, e em raros casos, pode provocar problemas cardíacos, impotência sexual e até a diminuição da libido.

Fontes: Vegetais, verduras e azeite.

– Vitamina K: É fundamental para uma boa formação óssea e atua na coagulação do sangue. Existe de forma muito abundante nos alimentos, o que pode causar uma má absorção das gorduras.

Fontes: Folhas verdes, abacate e fígado.

– HIDROSSOLÚVEIS:

– Vitamina C: Atua no fortalecimento do sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo. Auxilia na absorção do ferro, na formação dos dentes e ossos e combate os radicais livres.

A falta de Vitamina C acarreta sangramentos, anemia, hemorragia, nervosismo e baixa resistência.  Este nutriente também pode diminuir o estresse e contribuir para a queima de gordura.

Fontes: Laranja, kiwi, limão, acerola, manga, brócolis, melão.

– Vitamina B1: Atua no metabolismo energético dos açúcares.

Fontes: vegetais de folhas (alface, espinafre), feijão, grãos de cereais integrais, levedo de cerveja, carne, cogumelo, berinjela, entre outros.

– Vitamina B2: Protege o sistema nervoso.

Fontes: Carnes, grãos integrais, leites, verduras.

– Vitamina B5: Metaboliza as proteínas, as gorduras e os açúcares.

Fontes: Ovos, carnes em geral, grãos integrais e inteiros, amendoim, abacate, brócolis.

– Vitamina B6: Ajuda no crescimento, no metabolismo de gorduras e produção de hormônio.

Fontes: Semente de girassol, cereais integrais, aves peixes e frutas.

– Vitamina B12: Favorece a formação de hemácias.

Fontes: Ovos, carne, peixe, fígado, leite e queijos.

Os benefícios de cada vitamina

Diversos são os benefícios que as vitaminas nos trazem, e um dos principais é o aumento da imunidade. A vitamina A, por exemplo, além de trazer este benefício, previne o envelhecimento celular. Já a D, pode ser produzida na pele através dos raios ultravioletas do sol. As vitaminas B também estimulam o sistema imunológico e é necessária para o bom funcionamento das células.

A vitamina C possui um excelente benefício que é a prevenção de resfriados, e além de estimular o sistema imunológico, mantém a elasticidade da pele.

No geral, todas as vitaminas possuem basicamente o benefício de aumentar a imunidade do corpo, o que torna a saúde menos frágil.

Os riscos que cada vitamina representa

Assim como qualquer outro nutriente, as vitaminas se inseridas em excesso podem causar mal à saúde. Longe de serem vilãs, elas trazem suplementações altamente recomendadas, portanto o único cuidado a se ter é não ingeri-las demasiadamente.

Deixe um comentário