Conheças os usos e benefícios da Romã (Punica Granatum)

RomâA romã é considera das uma das frutas mais saudáveis do mundo. Uma série de compostos benéficos à saúde estão presentes nessa fruta tão saborosa e nutritiva. As romãs contém um poderoso antioxidante chamado “punicalagina”, responsável por mais da metade da atividade antioxidante do suco de romã.

Estudos mostraram que a capacidade antioxidante da romã fornece proteção contra doenças cardíacas, funcionais e até mesmo contra o câncer. Além disso, o suco de romã ajuda a reduzir os níveis do estresse oxidativo, causado pelos efeitos tóxicos dos radicais livres.

Presente em toda culinária do Oriente Médio devido ao seu status de super comida, sabor e textura, a romã vem ganhando espaço considerável no países do ocidente também.

Benefícios da romã

Propriedades medicinais

Há duas substâncias presentes nas romãs que são responsáveis por grande parte de seus benefícios, são elas:

  • Punicalagina: como já mencionamos acima, é um potente antioxidante que atua na prevenção de doenças do coração, no combate ao câncer (estágios iniciais), tem efeitos antissépticos, antibacterianos entre outros.
  • Ácido punícico: auxilia no combate aos radicais livres, retarda o envelhecimento da pele, atua conta problemas cardíacos, controla o trânsito intestinal e fortalece o sistema imunológico ajudando a prevenir diversas doenças.

Atua no combate ao câncer

A romã tem propriedades anti-inflamatórias poderosas, os quais são em grande parte mediadas pela punicagalina. Pesquisas revelaram que o consumo de romãs pode reduzir a atividade inflamatória do trato digestivo, do cancro da mama e inclusive atuar contra as células cancerígenas.

Essa fruta também contém propriedades anti-angiogênicas. Isso significa que elas podem ajudar a prevenir o crescimento dos tumores evitando que os nutrientes cheguem aos mesmos. Testes relacionados ao consumo de romãs em pacientes com câncer de próstata e de mama se mostraram positivos, uma vez que houve um retardamento da evolução dessas doenças.

Atua contra doenças do coração

Um estudo realizado com pacientes em quadro grave de bloqueio arterial revelou que o consumo diário do suco de romã pode reduzir em até 30% as placas ateroscleróticas, responsáveis pelo bloqueio. Os pacientes que não foram submetidos ao teste tiveram ao invés da redução um aumento na gravidade do problema.

Além disso, as propriedades da romã reduzem a pressão arterial, diminuem os níveis de colesterol ruim (LDL) e dos triglicerídeos.

Pode ajudar a tratar a disfunção erétil

O suco de romã também pode ajudar a disfunção erétil. As propriedades antioxidantes auxiliam o fluxo de sangue em todas as partes do corpo, inclusive no tecido erétil.

Combate bactérias e fungos

Os compostos da romã podem ser eficientes no combate a micro-organismos nocivos. Os efeitos antibacterianos e antifúngicos ajudam a proteger o organismo de infecções e inflamações, incluindo a gengivite, periodontite e a estomatite protética.

Melhora a memória e as funções do cérebro

O uso de suplementos de romã antes e depois de cirurgias impediu a disfunção da memória pós operatória, é o que revelou um estudo americano.

O mesmo estudo mostrou que idosos que foram submetidos a doses diárias de suco de romã tiveram melhoras significativas nos marcadores verbais e visuais. Algumas evidências também mostram que a romã pode ter benefícios na luta contra o Alzheimer.

Melhora o desempenho físico

Por ser rica em nitratos, a romã pode ser benéfica também sobre o desempenho físico. Aproximadamente 20 atletas foram submetidos a 1 grama de extrato de romã 30 minutos antes de uma bateria de esteira. Um aumento significativo no fluxo sanguíneo foi visto, o que levou no atraso do aparecimento das fadigas e no aumento do desempenho muscular.

E não é só o fruto em si que apresenta benefícios para a nossa saúde. A semente da romã também mostra bons resultados. Entre os quais incluem:

  • Afrodisíaco natural;
  • Reduz a artrite e as dores nas articulações;
  • Combate o câncer;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Combate as infecções;
  • Melhora as funções do cérebro.

Como consumir a romã

Agora que você já viu os benefícios dessa fruta deve estar se perguntando como consumi-la certo? Bom, primeiramente ao comprar as romãs opte por aquelas que aparentem ter a pele mais fina e resistente.

Quanto mais pesada a romã é, mais suculenta ele será. É importante também escolher as romãs que estão com a cor mais viva e brilhante. Veja agora algumas dicas de como você pode consumir essa fruta:

1. Utilize uma colher para comer as sementes como se fosse uma tigela de cereal.Romã

2. Jogue as sementes de romã dentro dos líquidos que você bebe, tais como sucos, chás, etc.Romã

3. Adicione as sementes de romã em sopas. Romã

4. Use as sementes de romã como “temperos” para lanches ou refeições. Romã

Adicionar a romã nas suas refeições diárias é uma ótima maneira de adicionar mais fibras, potássio e vitamina C em sua dieta.

O artigo fui útil para você? Comente, curta, compartilhe.

Leia também:

Propriedades nutricionais e benefícios do vinagre de maçã
Conheça 5 benefícios do Açafrão, também conhecido como Cúrcuma ou Açafrão da Terra
Veja os benefícios, os riscos e as contraindicações do gengibre

1 comment for “Conheças os usos e benefícios da Romã (Punica Granatum)

  1. mara
    19/12/2016 at 10:32

    Adorei este site.Muito informativo!

Deixe um comentário