Sementes de pimenta-do-reino: conheça 6 benefícios

Também conhecidas como pimenta-preta, as sementes de pimenta-do-reino configuram um alimento que traz muitos benefícios para a saúde. Dentre eles, inclui-se o alívio de distúrbios respiratórios, tosse, resfriado comum, constipação, indigestão, anemia, impotência, tensão muscular, doenças dentárias, diarreia e doenças cardíacas.

Sementes de pimenta-do-reino

Sementes de pimenta-do-reino

Quer saber mais sobre os benefícios do uso de sementes de pimenta-do-reino? Então continue lendo e descubra!

O que são e de onde vêm as sementes de pimenta-do-reino?

As sementes de pimenta-do-reino, são frutos de uma planta de nome científico Piper nigrum. Ela pertence à família vegetal Piperaceae e é usada como um tempero e também para fins medicinais. A piperina, substância presente nas sementes de pimenta-do-reino, é o que confere a marca única dessa especiaria.

A planta é nativa do estado de Querala, ao sul da Índia e desde os tempos antigos a pimenta-do-reino é uma das especiarias mais comercializadas no mundo. Não é considerada uma planta sazonal e está, portanto, disponível ao longo do ano.

Como você já deve saber, é muito popular aqui no Brasil consumirmos as sementes de pimenta-do-reino secas e moídas para temperar diversos pratos, principalmente a base de carne.

Devido às suas propriedades antibacterianas, a pimenta-do-reino também é usada para preservar os alimentos. É uma rica fonte de manganês, ferro, potássio, vitamina C, vitamina K e fibra dietética. Além disso, também é um ótimo agente anti-inflamatório.

Benefícios das sementes de pimenta-do-reino para a saúde

Os benefícios da pimenta-preta para a saúde  incluem os seguintes:

1. Facilita a digestão

A pimenta-do-reino aumenta a secreção de ácido clorídrico no estômago, facilitando assim a digestão. Uma digestão adequada é essencial para evitar diarreia, constipação e cólica. Essa erva também ajuda a prevenir a formação de gases intestinais e quando adicionada à dieta pode promover sudorese e micção, que remove toxinas do corpo.

Transpirar ajuda seu organismo a remover toxinas e limpar os poros de todos os corpos estranhos, os quais podem estar alojados dentro de você. Além disso, também pode remover o excesso de água, mais conhecido como edema. Em termos de micção, você pode remover ácido úrico, ureia, excesso de água e gordura, uma vez que 4% da urina é constituída de gordura.

Induzir a digestão pode ajudá-lo a perder peso e aumentar o funcionamento geral do seu corpo, além de prevenir várias condições gastrointestinais e câncer colorretal. Sua capacidade de ajudar a expelir gases é devido às sementes de pimenta-do-reino possuírem propriedades carminativas.

2. Auxilia na perda de peso

A camada externa dos grãos dessa pimenta auxilia na divisão de células de gordura. Portanto, temperar os alimentos com ela ajuda a perder peso naturalmente.

Quando as células de gordura são divididas em suas partes componentes, elas são facilmente processadas pelo corpo e aplicadas a outros processos orgânicos mais saudáveis do que o ganho desagradável de peso.

3. Promove a saúde da pele

A pimenta-preta ajuda a curar Vitiligo, que é uma doença que faz com que algumas áreas do corpo percam sua pigmentação natural. De acordo com pesquisadores ingleses, o conteúdo de piperina dessa pimenta pode estimular a pele a produzir pigmento.

O tratamento tópico da piperina, combinado com a terapia da luz ultravioleta, é muito melhor do que outros tratamentos químicos para o vitiligo. Somado a tudo isso, tais sementes também reduzem as chances de câncer de pele devido à radiação ultravioleta excessiva.

4. Colabora com o alívio respiratório

Na medicina indiana ou Ayurveda, as sementes de pimenta-do-reino são adicionadas aos tônicos para resfriados e tosse. Além disso,  também fornecem alívio da sinusite e congestão nasal.

Elas possuem propriedade expectorante, que ajuda a quebrar as deposições de muco no trato respiratório. Sua qualidade irritante natural ajuda você a expulsar esses materiais soltos, através do ato de espirrar ou tossir, o que prove a curar e prevenção de infecções respiratórias.

5. Ajuda a limpar os vasos sanguíneos

Adicionada à dieta, essa especiaria ajuda a manter suas artérias limpas, agindo de forma semelhante a fibras e raspando o excesso de colesterol das paredes. Isso permite reduzir a aterosclerose, uma condição altamente responsável por ataques cardíacos e derrame.

6. Potencial Antioxidante

As propriedades antioxidantes das sementes de pimenta-do-reino podem prevenir ou reparar os danos causados pelos radicais livres e assim ajudar a prevenir o câncer, doenças cardiovasculares e problemas hepáticos.

Os radicais livres são subprodutos do metabolismo celular, que atacam as células saudáveis e fazem com que seu DNA sofra mutações, levando à formação de células cancerosas.

Antioxidantes, como a pimenta-preta neutralizam esses compostos prejudiciais e protegem seu sistema de muitas condições, até mesmo do envelhecimento precoce. Assim você evita o aparecimento de rugas, manchas de idade, degeneração macular e perda de memória.

Algumas palavras de advertência

Consumir sementes de pimenta-do-reino pode causar espirros. Pacientes que foram submetidos a cirurgia abdominal não devem o excesso de pimenta na sua dieta, pois pode ter um efeito irritante sobre o intestino. Além disso, não consuma em altas concentrações e, se você sentir sinais de uma reação alérgica interrompa seu uso e consulte um médico!

Esperamos que tenha gostado de conhecer as propriedades das sementes de pimenta-do-reino! Agora, compartilhe este post com seus amigos no Facebook para que eles também possam introduzir essa especiaria em seus temperos!

Deixe um comentário