Saiba tudo sobre o abacate

abacateO abacate é uma fruta originária da América Central, consumida durante milhares de anos pelos indígenas da região e considerada um presente dos deuses. Seu consumo passou a ser mais difundido a partir do século XIX, sendo hoje uma fruta apreciada no mundo todo em razão de suas propriedades nutricionais e dos benefícios que pode oferecer ao nosso organismo.

De cor verde ou roxa, essa fruta fornece, em média, 175 calorias a cada 100 gramas da fruta. O abacate é rico em carboidratos e fibra alimentar, além de também ser uma rica fonte de gorduras vegetais monoinsaturadas, poli-insaturadas e saturadas.

Além das fibras, gorduras e carboidratos, a fruta também possui grandes quantidades de vitaminas, como as vitaminas A, B, C, K e E, e de minerais, como o cálcio, o manganês, o ferro, o potássio, o sódio, o fósforo e o zinco.

Considerando isso tudo, o abacate pode ser classificado como um alimento completo e, com outras substâncias, como o beta-sitosterol, que age como um anti-inflamatório natural e que tem função antioxidante, combatendo o envelhecimento precoce e reduzindo os níveis de glicose e cortisol, o abacate também pode ser considerado um remédio natural.

Embora seja comum pensar que o abacate é uma fruta que engorda, muito pelo contrário, ele pode se tornar um grande aliado para a dieta de emagrecimento. O abacate ajuda no processo de queima de gorduras localizadas e inibe o apetite, ao mesmo tempo em que alivia a compulsão por doces.

Possuindo grandes quantidades de gorduras boas, o abacate aumenta a sensação de saciedade, reduzindo a quantidade de alimentos que precisamos em cada refeição. Suas propriedades ainda ajudam a queimar os triglicerídeos de cadeia média, a gordura que costuma ficar alojada na barriga e nos quadris, e que são as principais causadoras de doenças cardiovasculares.

O abacate, além de todos esses elementos essenciais à saúde, também possui grande quantidade de ômega 9, o ácido graxo responsável pela regulação do metabolismo, que ajuda o sistema circulatório e evita o excesso de colesterol ruim.

Diante disso tudo, podemos ver que o abacate não é um vilão para as dietas, e sim um grande aliado. Consumido com moderação, com uma fatia pequena por dia, o abacate não compromete nenhuma dieta, trazendo grandes benefícios à saúde.

Ao consumir abacate, são necessários alguns cuidados, além da quantidade ingerida diariamente: o abacate não precisa ser consumido todo de uma vez, podendo o restante ser guardado na geladeira. Ao guardá-lo, para evitar a oxidação, é preciso manter o caroço.

O abacate pode ser consumido puro, amassado (acrescentando-se limão e mel ou adoçante), no preparo de vitaminas com leite (desnatado para quem está fazendo dietas) ou ainda em pratos salgados e saladas, como é consumido nos países da América Central.

Os benefícios do abacate para a saúde

Ajuda a prevenir câncer de próstata, inibindo o crescimento de tumores, além de melhorar as defesas orgânicas contra o câncer na boca, já que certos compostos da fruta são capazes de procurar e eliminar as células cancerosas e pré-cancerosas e destruí-las sem danificar as células saudáveis.

Da mesma forma que o azeite, o abacate é uma excelente fonte de ácido oleico, uma substância que tem sido testada e aprovada contra o câncer de mama.

É uma das frutas mais ricas em carotenoide luteína, uma substância natural que protege os olhos contra a degeneração macular e contra a catarata, as duas doenças incapacitantes dos olhos relacionadas à idade.

Por conter grande quantidade de beta-sitosterol, o abacate consegue reduzir os níveis de colesterol no sangue. Estudos comprovaram que a queda média de colesterol em uma semana de consumo de abacate pode chegar a 17%.

Reduzindo o colesterol, consequentemente faz bem para o coração. Cada 100 gramas de abacate possui 23%, em média, do valor diário necessário de ácido fólico para nosso organismo.

Pessoas que mantém dieta rica em folato possuem menores condições de adquirir doenças cardíacas do que aquelas que não o consomem e, assim, o abacate se torna um grande aliado para quem tem problemas cardíacos.

O abacate beneficia as funções cerebrais, com esses níveis altos de folato, protegendo contra derrames e AVC. As pessoas que consumem a quantidade adequada de ácido fólico correm menor risco de acidente vascular cerebral.

Com todos esses benefícios, o abacate oferece ainda a capacidade de melhorar a absorção dos nutrientes necessários para nosso organismo. Uma salada contendo abacate, por exemplo, oferece cinco vezes mais nutrientes do que uma salada sem a presença da fruta.

Incluir o abacate na alimentação é fazer uso de um dos melhores frutos que a natureza pode nos oferecer. Como diziam os astecas e maias, esse alimento é um presente dos deuses, e devemos considerá-lo, portanto, como um presente da natureza para nossa dieta saudável, para manter nossa saúde e vitalidade.

Post navigation

Deixe um comentário