Vinagres, um sabor ácido com benefícios para a saúde

O vinagre é originário do vinho, em essência, mas hoje existem inúmeras variedades, servindo para todos os gostos e trazendo mais sabor às saladas e pratos frios. No Brasil ainda não há um grande conhecimento sobre todos os tipos de vinagres e seus benefícios para a saúde. Segundo a Associação Nacional das Indústrias de Vinagre, a Anav, os brasileiros consomem anualmente 170 milhões de litros de vinagre, mas 80% dessa quantia é advinda do vinagre de álcool.

VinagresDepois do vinagre de álcool, o mais consumido é o de vinho, seguido do balsâmico e dos vinagres de frutas – especialmente o vinagre de maçã. Cada brasileiro consome, em média, 0,8 litros de vinagre por ano, enquanto esse consumo é de 1,8 litros per capita ao ano, na Europa e nos Estados Unidos.

O vinagre, além de temperar saladas e maioneses, também é usado como conservante e para amaciar carnes temperadas, legumes em conserva, etc., podendo também ser usado em molhos para pratos quentes, em peixes, frutos do mar, aves e risotos.

Vinagres cítricos são excelentes para pratos mais apimentados, temperos para folhas e queijos. Vinagres de arroz combinam com pratos japoneses, como sashimis e sushis. Vinagres de vinho branco e de frutas ajudam no equilíbrio harmônico, criando sabores com mais doçura e acidez.

Vinagres para todos os gostos

O mercado oferece atualmente vinagres para todos os gostos. O importante, na hora de comprar um vinagre, é verificar o rótulo, a validade e a embalagem, a fim de se obter um alimento seguro. O consumidor deve prestar atenção no aspecto do produto, verificar se o líquido é límpido e sem substâncias no fundo da embalagem, se a cor está de acordo com a matéria prima de origem e, quando aberto, se o sabor também é característico de sua origem.

Para manter suas qualidades, o vinagre sempre precisa estar guardado ao abrigo do calor e da luz direta e o consumidor também precisa observar as recomendações do fabricante para as formas e tempo de conservação do produto depois de aberto.

O vinagre, consumido há milênios pelo homem, tem poucas restrições quanto à sua utilização, só não sendo recomendado para pessoas que tenham intolerância a alimentos ácidos ou com problemas estomacais, além de pessoas sensíveis ao álcool, quando pode provocar dores de cabeça ou dores abdominais. Além disso, em excesso, o vinagre, por sua acidez, pode corroer o esmalte dos dentes.

Como é feita a produção dos diversos tipos de vinagre

Vinagres são substâncias que possuem entre 4 e 14% de ácido acético, sendo fabricados em duas fases: a levedura ou fermento é adicionado para transformar o açúcar natural do ingrediente básico em álcool e, depois, são introduzidas bactérias para converter o álcool em ácido acético.

Conheça os principais tipos de vinagre e seus benefícios para a saúde:

Vinagre de álcool

Preparado à base de cana de açúcar, é o mais forte de todos e possui uma elevada percentagem de álcool. O vinagre de álcool é mais utilizado em conservas e saladas.

Vinagres de álcool podem ser aromatizados com ervas, especiarias ou alho, sendo indicados, nesse qualidade, para pratos com molhos, além das saladas.

Vinagre de arroz

O vinagre de arroz é originário do Japão, sendo obtido pela fermentação do arroz. O seu gosto é mais suave, ligeiramente adocicado. Depois de pronto, o vinagre de arroz é misturado ao arroz cozido para a receita do sushi.

Vinagre balsâmico

O vinagre balsâmico é o mais nobre dos vinagres, apresentando-se como um condimento refinado, de aspecto escuro e denso, com sabor acentuadamente agridoce. É mais usado para realçar o sabor de receitas, sendo um condimento distinto em virtude do seu processo de elaboração e das características de aroma que adquire.

O balsâmico é um vinagre com propriedades estimulantes, favorecendo a secreção do suco gástrico, que colabora com o processo digestivo, sendo recomendado para aromatizar carnes, peixes, saladas e no preparo de molhos e sobremesas.

Vinagre de mel

O vinagre de mel é fabricado através da fermentação do mel puro e usado para receitas de doces e xaropes.

Vinagre agrin

Este é o mais utilizado na culinária brasileira, sendo mais ácido, mas com preço mais acessível.

Vinagre Tinto

O vinagre tinto é rico em flavonoides, sendo útil para reduzir o colesterol e reduzir o risco de infarto e derrame, prevenindo também contra o câncer, contra a hipertensão e contra a obesidade, impedindo as gorduras de serem assimiladas pelo organismo.

Deixe um comentário