Tosse seca? Veja aqui qual o melhor chá para combatê-la

chá para tosse secaA tosse é um reflexo natural do corpo humano para eliminar qualquer irritação do pulmão e é um sintoma que pode ser causado por diversos fatores como resfriados, gripes, inflamação na garganta, alergias e outros. São muitos os tipos de tosses, sendo que uma das mais comuns é a tosse seca.

Principais causas da tosse seca

Problemas cardíacos – Doenças no coração podem causar tosse seca, sem nenhum tipo de secreção envolvida. A tosse pode surgir a qualquer momento e pode piorar à noite, quando a pessoa está deitada. As suspeitas de problemas cardíacos surgem quando nenhum remédio dá jeito na tosse.

Alergia – As alergias geralmente causam muita tosse seca, que se manifesta especialmente em locais sujos, com poeira e durante as estações da primavera e outono. Quando a tosse é causada por uma alergia ela é irritativa e pode estar presente durante o dia ou incomodar à noite na hora de dormir.

Refluxo – O refluxo gastroesofágico pode causar tosse seca, principalmente, depois da ingestão de alimentos apimentados ou ácidos, sendo que nesse caso só precisa controlar o refluxo para acabar com a tosse.

Cigarro e poluição do ambiente – A fumaça do cigarro assim como a poluição do ar podem provocar tosse seca, persistente e irritativa. Para acabar com a tosse seca causada pela poluição ambiental ou cigarro, a dica é beber pequenos goles de água muitas vezes ao dia e evitar ambientes poluídos e secos.

Como combater a tosse seca?

Para acabar de vez com a tosse existem muitos medicamentos que são vendidos em farmácias. Porém, muitas pessoas ainda preferem os remédios caseiros como os chás que fazem verdadeiros milagres.

Qual o melhor chá para tosse seca?

O chá de eucalipto com mel é o melhor para combater a tosse, porque o eucalipto é uma das plantas medicinais mais utilizadas para o tratamento de gripes e resfriados e o mel é muito bom para a garganta.

Receita do chá de eucalipto com mel

Ingredientes:

1 colher (sopa) de mel
1 xícara de água fervente
1 colher (chá) de folhas picadas de eucalipto

Modo de preparo:

Numa xícara coloque as folhas de eucalipto, o mel e cubra com água fervente. Deixe repousar por 15 minutos e coe.

Esse chá deve ser tomado de 3 a 4 vezes por dia.

Você pode ver AQUI mais receitas de chás e seus benefícios.